TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  11/6/2015  •  Dissertação  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O projeto da disciplina de Programa Interdisciplinar Comunitário, será realizado com base no Arco de Charles Maguerez, que é uma estratégia de ensino- aprendizagem para o desenvolvimento da Problematização. O Arco de Maguerez foi criado para trazer os indivíduos novamente a realidade como uma nova chance de encarar um problema vivenciado ou experimentado, porem de uma forma diferente. Os aspectos apresentados nessa problematização parte do principio da realidade segundo a observação e focalização do problema, reflexões, teorização, hipótese de soluções e proposições assim desta formar mudar o problema. Esse método foi desenvolvido por Charles Maguerez e têm sido utilizado na área da saúde, os profissionais de enfermagem tem aplicado esse método em projetos de prática profissional aonde essa metodologia vem refletindo ótimos resultados para formação de profissionais na área da saúde.

Esses resultados são gerados a partir de 5 etapas que o método propõem:

Etapas do Arco de Maguerez

1ª Etapa – observação da realidade. Nesta primeira etapa, a metodologia do Arco de Maguerez, parte do princípio da observação da realidade, onde os pesquisadores são orientados pelo orientador a analisarem de maneira abrangente e atenta, se o tema a ser trabalhado está inserido ou acontecendo na vida real. É o momento, em que busca identificar o que precisa ser trabalhado, investigando, corrigindo e aprimorando. (BORILLE, 2012; BERBEL, 1998; SCHAURICH, 2007; COLOMBO e BERBEL, 2007)

2ª Etapa – definição de pontos-chaves. Na segunda etapa, a partir dos aspectos observados, são eleitos os problemas a serem estudos, ou seja, os pontos-chave, onde se define o que vai ser estudo a respeito do problema. É importante refletir sobre as possíveis causas da existência do problema em estudo. (BORILLE, 2012; BERBEL, 1998)

3ª Etapa – teorização. E na terceira etapa, ocorre a teorização, através da investigação aprofundada dos pontos-chaves estabelecidos. (BORILLE, 2012). Os dados obtidos, registrados e tratados, são analisados e discutidos, buscando-se um sentido para eles, tendo sempre em vista o problema (COLOMBO e BERBEL, 2007)

4ª Etapa – elaboração de pressupostos solução. Nesta etapa será elaborado pressupostos ou hipótese de solução. Segundo Berbel, (1999, p. 5-6) esta etapa “deve ser bastante criativa. Essa criatividade deve ser estimulada” para que o método trilhado até esse momento “supere os conhecimentos e as ações anteriores” que visam à realização de alguma mudança daquela parcela da realidade estudada.

As hipótese são construídas após o estudo, como resultado da compreensão profunda que  se obteve sobre o problema, investigando-o de todos os ângulos possíveis (COLOMBO e BERBEL, 2007).

5ª Etapa – aplicação à realidade. A quinta etapa é a aplicação à realidade, onde os pesquisadores analisam a aplicabilidade das hipóteses, em que as soluções viáveis são implementadas e aplicadas com a finalidade da transformaçãoo, mesmo que pequena, naquela parcela da realidade (BORILLE, 2012; COLOMBO e BERBEL, 2007)

Referencial Bibliográfico

BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseadas em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface —

Comunicação, Saúde, Educação, Londrina, v.2, n.2, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com