TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia no setor adm das empresas

Por:   •  13/3/2016  •  Artigo  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

PRÉ-PROJETO

Franz Marx Carvalho Bolsanello

Turma III – Campos dos Goytacazes – RJ

TEMA

A ergonomia como fator chave na segurança do trabalho no setor admistrativo das empresas de TIC.

INTRODUÇÃO

A ergonomia é uma ciência nova, esta fornece abordagens para adaptar o homem aos meios de produção. Portanto, ela busca a produtividade e visa proporcionar o conforto e a segurança nas atividades desempenhadas pelo homem.

Essa ciência vem sendo mais aprofundada e difundida a partir do aparecimento de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho e lesões por esforço repetitivo. Sendo a ergonomia hoje de fundamental importância nas empresas e deve ser aplicada e supervisionada por profissional devidamente qualificado, a fim de garantir o bem estar dos trabalhadores e como conseqüência acarretar a maior produtividade da empresa.

Dada a necessidade de agregar conhecimentos a respeitos do tema abordado, realizou-se esta pesquisa, que tem a finalidade de mostrar os conceitos, características e importância da ergonomia como ponto chave na segurança do trabalho e produtividade.

Ressalta-se que as empresas buscam ser cada vez mais competitivas, e para isso devem dar atenção especial para seus trabalhadores, proporcionando maior produtividade e segurança em sua organização

        

OBJETIVOS

Este artigo tem como objetivo destacar os fatores chaves da ergonomia para garantir a segurança do trabalho, especificamente no setor administrativo das empresas de TIC.

Além de ressaltar a importância da ergonomia e a segurança do trabalho para a produtividade e prevenção de acidentes dos trabalhadores do setor em questão.

PROBLEMA

A ergonomia tratada como ponto essencial pode garantir a segurança do trabalhadores do setor administrativo das empresas de TIC?

O estudo da ergonomia favorece a produtividade e a prevenção de acidentes dos trabalhadores de TIC?

HIPÓTESE

        A ergonomia apresenta estudos que irão possibilitar ao trabalhador a se adequar ao seu posto de trabalho e execução de suas atividades.

        Sendo a ergonomia uma disciplina que estuda o ambiente de trabalho e adequação do trabalhador a ele, a ergonomia permitirá que as atividades sejam melhor dimensionadas e otimizadas, garantindo a força de trabalho condições que minimizam a possibilidade de acidentes além de proporcionar maior conforto o trabalhador, tendo como conseqüência aumento da produtividade.

JUSTIFICATIVA

        Este trabalho justifica-se no âmbito teórico e conceitual da segurança do trabalho, ilustrando a importância da ergonomia na prevenção de acidentes e conseqüente aumento da produtividade dos trabalhadores do setor administrativos das empresas de TIC.

Sendo assim, por meio da leitura dessa pesquisa, as empresas do setor em questão, poderão evitar prejuízos aos seus trabalhadores e a sua produção.

REVISÃO DE LITERATURA

Este tópico abordará conceitos sobre segurança do trabalho e ergonomia, assim como suas características e importância aos trabalhadores e sua produção.

Segurança do Trabalho:

De acordo com Fernandes (2011), a definição de segurança do trabalho é o conjunto de métodos de prevenção que são adotados com a finalidade de minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e também proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

Já o acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho em serviço da empresa, causando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade de trabalho.

Segundo MATTOS (2012) Durante muito tempo, a segurança do trabalho foi vista apenas como um tema que se relacionava ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI). A evolução tecnológica gerou novos ambientes de trabalho e riscos associados, e hoje, o setor de segurança no trabalho é multidisciplinar e tem como objetivo principal a prevenção dos riscos profissionais. A Legislação Trabalhista Brasileira reconhece a importância da segurança do trabalho com a finalidade de preservar a saúde e a integridade física do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (752.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com