TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicabilidade Da Ferramenta De Auditoria MASST Na Gestão De Ergonomia De Uma Empresa Calçadista

Casos: Aplicabilidade Da Ferramenta De Auditoria MASST Na Gestão De Ergonomia De Uma Empresa Calçadista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2015  •  6.101 Palavras (25 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 25

Aplicabilidade da Ferramenta de Auditoria MASST na Gestão de Ergonomia de uma Empresa Calçadista

Jacson Strapazzon

Aluno do curso de Especialização em Ergonomia em Saúde e Segurança do Trabalho da FAL. Graduado em Engenharia Mecânica e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho: eng.strapazzon13@gmail.com

Resumo

A identificação de perigos e doenças deveria ser baseada em múltiplas fontes de evidências, a análise da gestão ergonômica do trabalho comporta a descrição integral das sequências mais ou menos longas dos comportamentos de um ou mais trabalhadores. O MASST foi desenvolvido a partir das contribuições da literatura, na qual foram identificados quatro princípios da engenharia de resiliência sobre a segurança e saúde. Com base nisso, o MASST conta com vinte e sete itens distribuídos ao longo de sete critérios aplicados a auditoria de saúde e segurança.

A análise de aplicabilidade do MASST (método de avaliação de sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho), á gestão ergonômica de uma empresa calçadista indicaram que o MASST é aplicável a auditoria de gestão ergonômica.

Professor Orientador

Mestre em Ciências Biológicas: Fisiologia, PPG Fisiologia Carolina Kolberg – UFGRS

Professor Coorientador

Máster Business Engeenering em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia (UFRGS), Fisioterapeuta do Trabalho (CBES), Leonardo Rocha Rodrigues.

Palavras-chave: Ergonomia. Gestão. Programa

CAXIAS DO SUL - 2013

2

1 INTRODUÇÃO

A Ergonomia, palavra originária dos termos grego ergon (trabalho) e nomos (legislação, normas), é a ciência que procura configurar, projetar e adaptar o trabalho ao homem, mediante a compreensão das interações do ser humano com os demais elementos de um sistema de trabalho.

Também designada como o Estudo dos Fatores Humanos no Trabalho, consiste na aplicação de teorias, princípios, dados e métodos para a concepção de produtos e sistemas de trabalho visando, de forma integrada, a saúde, a segurança e o bem estar do indivíduo, bem como a produtividade dos indivíduos e a eficácia dos sistemas.

A ergonomia tem por objetivo adaptar tudo com que o ser humano se relaciona às características do próprio ser humano, a fim de preservar sua saúde física, emocional e psíquica.

Nesse contexto, a proposta de um método de avaliação de sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho (MASST), o qual apresenta duas características inovadoras sendo a conciliação; estrutural e a operacional, visto que seus itens, adotam tanto fontes de evidências ligadas à documentação (típicas da abordagem estrutural), quanto fontes ligadas a entrevistas ou observação direta (típicas da abordagem operacional), bem como a adoção do enfoque da engenharia de resiliência (ER) sobre a segurança e saúde do trabalho.

A gestão da segurança e saúde, na maioria das empresas brasileiras, está baseada na tentativa de cumprir as normas regulamentadoras essas normas estabelecem os procedimentos gerenciais relativos à segurança e saúde que a empresa deve adotar.

Tendo em vista a crescente disseminação de sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SGSST), torna-se cada vez mais relevante a necessidade de instrumentos de avaliação da sua eficiência e eficácia, assim o objetivo desse trabalho é analisar a aplicabilidade da ferramenta MASST para auditoria de sistema de gestão ergonômica, avaliando o sistema de gestão ergonômica de uma empresa calçadista baseado no método MASST de auditoria e discutir os resultados obtidos sob a ótica da ergonômica.

3

2 REFERÊNCIAL TEORICO

2.1 ERGONOMIA E ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO (AET)

Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento, ferramenta, organização e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de engenharia de produção, anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas desse relacionamento.

Todo e qualquer procedimento orientado e recomendado que seja utilizado com a finalidade de se atingir uma melhor condição ergonômica de trabalho.

IIDA (1990) define a Ergonomia como:

“O estudo da adaptação do trabalho ao homem. Neste contexto, o trabalho tem uma acepção bastante ampla, abrangendo não apenas máquinas e equipamentos utilizados, mas também toda a situação que envolve o homem e seu trabalho, ambiente físico, aspectos organizacionais, programação e controle para produzir os resultados desejados.”

O estudo da Ergonomia é a aplicação das diferentes áreas como, a Psicologia, Fisiologia, Biomecânica e Antropometria, dentre outras, com a finalidade de desenvolvimento de estudos e sistemas antropocêntricos e, nesta visão, tendo o homem como o centro de tudo.

A ergonomia volta-se mais para a humanização do trabalho, objetivando a viabilidade de projetos de ambiente que proporcionem maior segurança, na tentativa de melhorar cada vez mais a qualidade de vida e satisfação na realização do trabalho.

Segundo BENITE (2004), a Ergonomia é uma ciência que:

“Independente da sua linha de atuação, estratégia e/ou métodos de estudos aplicados, objetiva solucionar problemas da relação entre homem, máquina, equipamento, ferramentas, programação de trabalho, instruções e informações, resolvendo conflitos entre o homem e a tecnologia aplicada ao seu trabalho.”

Segundo BENITE (2004), analisar um posto de trabalho demanda a realização de observações diretas no campo, dirigidas não apenas às ações, mas também as observações e ás tomadas de informações pelos trabalhadores, e que a AET tem como objetivo principal, a

4

identificação de como os trabalhadores formulam de forma estável ou variável os problemas de seu trabalho (situação e ação) e, de maneira mais restrita, como eles os resolvem.

Esta análise esta prevista na legislação brasileira, através da NR -17, norma regulamentadora fiscalizada pelo Ministério do Trabalho.

2.1.2 Sistemas de Gestão x Ergonomia

O ciclo de gerenciamento de riscos é parte integrante dos aspectos de Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com