TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA PARA TRABALHO E ERGONOMIA - ANÁLISE DA EMPRESA DE POTÁSIO NO SETOR DE MÓVEIS PLANEADOS

Por:   •  14/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  9.205 Palavras (37 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção

Disciplina de Engenharia de Segurança no Trabalho e Ergonomia

SEGURANÇA NO TRABALHO E ERGONOMIA - ANALISANDO UMA EMPRESA DE CACOAL-RO NO SETOR DE MÓVEIS PLANEJADOS

Camila Cristina Maciel da Silva[1]

Geyslla Ramos da Silva[2]

Thálita Evangelista de Freitas[3]

Elias Matias dos Santos[4]

Resumo: As empresas de móveis planejados possuem uma grande diversidade de processos, produtos e suas peças constituintes. Observamos uma grande oscilação nas condições de trabalho, que causam impacto tanto na organização da empresa como na saúde e na segurança dos colaboradores. Este trabalho tem como objetivo analisar as condições da organização, os riscos e a ergonomia dentro da empresa do setor moveleiro, expor melhorias e medidas preventivas e corretivas para que os colaboradores tenham um ambiente de trabalho adequado. Com visão de atingir esses objetivos foi desenvolvida uma pesquisa online e bibliográfica, em seguida aplicando um questionário a uma das proprietárias da empresa. Foi feita uma visita na empresa e no galpão onde são feitos os móveis para entender todo o funcionamento geral da empresa, e então identificar os problemas e propor melhorias nos postos de trabalho. A partir de todos os dados coletados, através das observações obtidas na visita e pelo questionário aplicado, foi identificado e discutido os Tipos de Riscos, Mapa de Riscos, Normas Regulamentadoras (NR’s), Ergonomia e Ações Prevencionistas.

Palavras-chave: Segurança no trabalho, Ergonomia, Riscos, NRs.

1. INTRODUÇÃO

A segurança do trabalho é uma ferramenta que vem crescendo cada vez mais dentro das empresas, pois é um mecanismo fundamental para garantir a segurança dos colaboradores, procurando assim evitar possíveis acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que podem ser provocadas devido a exposição a riscos contínuos.

A preocupação em amortizar os acidentes é algo que vem desafiando o homem, por mais que existem planejamento, equipamentos individuais e coletivos utilizado por parte dos gestores e trabalhadores, mesmo que haja organização quanto ao tempo de fadiga dentro da empresa, psicólogos, e outros meio de prevenção, os acidentes continua acontecendo, provocando sequencialmente todo o desempenho. (CARDELLA, 2010)

Suponha que um trabalhador independente da sua área de atuação sofre riscos no seu cotidiano, seja ele os riscos físicos, como impactos da temperaturas e da umidade, riscos ergonômicos, como a adoção de posturas inadequadas, riscos químicos, como inalação de vapores e poeiras, existem também registros de estudos de biomecânica e antropometria, trabalhos de higiene industrial, basicamente sobre ventilação e iluminamentos dos locais e de Medicina de Trabalho. No último século se originou mais um segmento no ramo da Ergonomia e Segurança do Trabalho, que tem por nome Higiene do Trabalho, através da visualização desses riscos dentro da organização, podemos criar um mapa de riscos, (um layout do arranjo físico da empresa em uma representação gráfica), onde eles presenciam grau de risco que o local oferece, tendo uma base para elaboração do mapa que serve para conscientizar e evitar que ocorra acidentes garantindo a segurança do trabalhador diariamente (MÁSCULO, VIDAL, 2011)

Outro caso que enfatizamos dentro das organizações é a ergonomia, que é o estudo de adaptação e relacionamento entre homem e o seu local de trabalho, e particularmente a aplicação dos conhecimentos sobre várias áreas na solução dos problemas que surgem desse relacionamento. A ergonomia surgiu pouco tempo depois da II Guerra Mundial, na década de 70, influenciados pelo pesquisador francês Alain Wisner. O maior marco da Ergonomia Brasileira foi a criação da (ABERGO), em 30 de novembro de 1983. A Ergonomia possui uma visão ampla que abrange atividades planejadas antes, durante e após o trabalho, isso é necessário para que a meta de trabalho seja atingida. Os praticantes de Ergonomia são chamados de ergonomistas e visam a realização dos planejamentos, projetos e avaliação de tarefas, produtos, postos de trabalho, ambiente e sistema, tornando compatíveis com a necessidades, habilidades e limitações dos trabalhadores.

A Ergonomia procura reduzir as suas consequências danosas sobre o trabalhador, portanto ela procura reduzir o estresse, fadiga, erros e acidentes, adequando a segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores. Considerando que a eficiência dos processos utilizada na ergonomia são apropriada para eliminar riscos que venham afetar a saúde do trabalhador, pode-se dizer que o custo-benefício dos métodos utilizados, minimiza para as empresas, as despesas com possíveis indenizações entre outros gastos caso ocorra algum acidente de trabalho por não haver condições adequadas de trabalho (IIDA, 2005).

Diante da exposta discussão, pode-se observar que a principal importância da segurança no trabalho e ergonomia é assegurar a vida dos colaboradores dentro da empresa no seu posto de trabalho, diminuindo o índice de acidentes e contribuindo para sua saúde, procurando obter o máximo de satisfação, pois trabalhadores satisfeitos tendem a ser mais seguros e produtivos, e assim almejar a eficiência do empregado de forma planejada e organizada obtendo todos os valores acima , saúde, segurança, satisfação e eficiência. Com isso, o presente artigo objetiva analisar a segurança no trabalho e ergonomia dentro de uma empresa , que trabalha no setor de móveis planejados e está a alguns anos neste mercado, atuando no município de Cacoal-RO.

.

2. APORTE TEÓRICO

2.1 Riscos

Risco no ambiente de trabalho pode ser definido como uma exposição física ao perigo. Ainda, segundo a NR 9 esses riscos podem ser classificados quanto à físicos, químicos e biológicos, podendo estes provocar danos à saúde do trabalhador em resultado de sua intensidade e tempo de exposição. Encontramos também riscos ergonômicos e mecânicos que igualmente oferecem males a saúde.

Em seguida encontraremos detalhadamente esses tipos de riscos, suas definições e o que podem ocasionar a saúde do trabalhador que se encontra exposto a tais riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com