TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR

Por:   •  31/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 4

Nome Aluno (a): Paloma Carvalho Santos

R.A. 3015200483

Estágio Básico: ( x ) I  (    ) II    (    ) III   (   ) IV   (   ) AC (Módulo)

Carga Horária: 50 horas

Titulo: Relatório Psicologia hospitalar

Supervisor/a:  Marcia Ap.

CRP

Turno: (   )  Manhã   (x) Noite

Unidade: (   ) Memorial    (   ) Vergueiro   (x) Vila Prudente (   ) Sto Amaro

Turma: 6- A

Local de realização das atividades práticas:  Centro de Formação de Psicólogos – UNINOVE

Responsável no Local do Estágio:  Maria José Maciel

2017-2

                                                                     

  RELATÓRIO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR

                                                                           

 O filme A culpa é das estrelas ' conta história de Hazel Grace Lancaster se uma jovem de 17 anos que foi diagnosticada com câncer desde os 12 anos de idade e se mantém viva graças a uma droga experimental sua família luta para que ela tenha uma sobrevida e recupere-se de uma depressão. Para tanto, a garota é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão, no qual estabelece contato com outros jovens. Lá, conhece Augustus Waters um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimista e forte um para o outro.

No decorrer do filme nos deparamos com varias cenas que mostra necessidade de um profissional de psicologia para auxiliar com as questões psicológicas do paciente no decorrer do avanço da doença.

Se tivéssemos um psicólogo no caso do filme ele auxiliaria os pais de Hanzel em todo processo de aceitação em frente ao diagnostico de câncer na tireoide da filha com apenas 13 anos e acompanharia Hanzel em todas as etapas do processo do morrer como o isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação, o profissional de psicologia escutaria todas as incertezas de Hazel diante da doença, auxiliaria na sua depressão em visto que Hazel estava deprimida, nunca saia de casa, passava horas na cama e li sempre o mesmo livro que por ironia se tratava de historia de um paciente com câncer, tudo que hazel fazia era em torno da própria doença, Hazel queria saber como terminava a historia do livro, pois como ela a personagem tinha depressão e saber o que ia acontecer com a família após a morte da personagem fazia Halzer ter esperança que seus pais enfrentariam a dor do luto e seguiria suas vidas.

Hazel acreditava que era como uma granada e que só estava atrapalhando sua família de viver sua vida e estarem focados no tratamento de sua doença e de não um namorado, pois afetaria a vida dele também por esta doente e em qualquer momento possa morrer. Assim o psicólogo hospitalar  nesse contexto tem importante papel de dar ao paciente um sentido de vida , de que sua história foi importante , que sua vida não foi em vão , dando suporte para o paciente enfrentar sua situação e  expressar suas emoções e dar novo sentido a  sua própria vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com