TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Importância Do Projeto Terapeutico Singular

Por:   •  24/10/2023  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

O ARTIGO “A IMPORTÂNCIA DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR ENQUANTO ESTRATÉGIA DE CUIDADO NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE” (SANTOS, Eduarda Ketilly Martins; FREITAS, Beatriz Morai), possui o objetivo de apresentar a importância do PTS como estratégia de cuidado nos serviços de atenção à saúde.

Com a reforma psiquiátrica promovida no Brasil desde meados da década de 1970, as denúncias judiciais passaram a ser alvo de críticas fundamentais sobre a forma como as pessoas que sofriam de problemas de saúde mental eram tratadas de acordo com o modelo manicomial vigente na época. Esse fato levou à busca de um novo modelo de cuidado e atenção às pessoas com problemas de saúde mental. Nesse sentido, surgem duas perspectivas fundamentais no âmbito da reforma psiquiátrica: a desinstitucionalização – que se refere à ruptura do modelo asilar/manicomial, que exclui os doentes mentais do convívio social; e atenção comunitária e regional – que visa identificar os principais atores do processo saúde-doença (usuários, familiares e profissionais de saúde) e construir uma relação de confiança entre eles.

No campo da saúde mental, a relação entre profissionais e usuários é considerada importante no desenvolvimento do processo terapêutico, que se dá por meio do dispositivo de um “grupo de referência”, que é um recurso muito importante, pois aproxima os profissionais de saúde para as necessidades e requisitos que uma pessoa com transtorno mental aparece em sua singularidade.

A equipe de referência é responsável por acompanhar e gerenciar o projeto de vida individual direcionado aos usuários dos serviços de saúde e construído a partir das características de cada um, e tentar devolvê-los à família e à comunidade se necessário, considerando o fortalecimento de seu caráter principal na essas instalações. Assim, o tratamento das pessoas com problemas de saúde mental deve ser pautado na singularidade de cada sujeito por meio de um projeto terapêutico único. Projeto Terapêutico Singular - PTS é entendido como uma ferramenta de trabalho interdisciplinar e estratégia de tratamento exigida pela instituição, a partir da contribuição de diversos especialistas, que integra serviços de tratamento de pessoas com problemas de saúde mental. Acrescente-se que a construção do PTS exige um novo modelo de abordagem profissional e pessoal que leve em conta as necessidades e exigências dos usuários, levando em consideração a individualidade de cada um que é orientado(MIRANDA et. al., 2012).

Através dele, tenta-se promover a independência das pessoas que sofrem de problemas de saúde mental no seu projeto de vida pessoal. Nas suas diversas modalidades, o centro de assistência psicossocial é entendido como um serviço de saúde que substitui o modelo manicomial, porque se baseia na perspectiva do atendimento gratuito e humanizado e na tentativa de fortalecer os laços sociais, familiares e comunitários e dar autonomia para que os candidatos possam construir seus próprios projetos de vida. Considerando isso, as estratégias terapêuticas dos profissionais que atuam nos CAPS devem estar adaptadas às diferentes realidades e subjetividades relacionadas às pessoas com problemas de saúde mental, encontrando caminhos e meios adequados a cada caso para que esses sujeitos possam se perceber como protagonistas. a vida deles. . Dessa forma, o Projeto Terapia Única é considerado uma das ferramentas mais importantes para trabalhar a complexidade de determinadas realidades presentes no cotidiano de trabalho do CAPS, pois sua elaboração exige atenção cuidadosa e profunda na realidade dos profissionais, dos especialistas, de todos, indivíduo, para que tenha consciência de seus limites e possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com