TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO PROJETO DE PRODUTO PAPEL ADESIVO PARA RECADO

Por:   •  29/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

UNIASSELVI – CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

CURSO: DESIGN DE MODA – MDA12

DISCIPLINA: TEORIA DO DESIGN DE MODA

ACADEMICAS: DAIANA KLAUMANN GREIN

                           VANESSA DESCHAMPS

RESUMO DO LIVRO PROJETO DE PRODUTO

PAPEL ADESIVO PARA RECADO

          Spence Silver dono de uma empresa de papel adesivo 3-M descobriu uma cola que não tinha muito aderência, Spence ficou durante anos tentando achar uma solução para a cola mas sem sucesso. Até que um dia comum em uma missa, ao ver seu colega de igreja Arthur fry abrir seu livro de hinos, onde havia várias tiras de papel marcando as páginas dos hinos, caíram ao chão, era isso! tiras de papel coladas com um adesivo fraco para que pudessem ser removidas. Aí nasceu o Post-it da 3-M.                   Constantemente a empresa conseguiu fazer com que a cola grude mais firmemente em apenas uma face do papel, podendo ser destacado facilmente na outra face.

Uma história parecida com a do Charles Goodyear, que procurava uma forma de tornar a borracha natural insensível às variações de temperatura, até que um dia um pedaço de borracha caiu sobre uma porção de enxofre e ficou dura. Então estava descoberta o processo de vulcanização da borracha. Um acontecimento  que passaria despercebidos para a maioria, mas que Silver e Goodyear foram capazes de transformar esses pequenos acontecimentos em inovações.

 A NATUREZA DA INCUBAÇÃO E ILUMINAÇÃO 

           Muitas pessoas admitem ter poder inspirador enquanto tomam banho, outras, na cama no estado de dormência, uns viajando. Muitas vezes trabalha-se durante dias, meses ou anos, sem uma solução satisfatória para um problema. E essa solução pode de repente num momento de relaxamento, quando nossa mente não esta ocupada pensando nos problemas. Aqui se dá a preparação para “germinação” das ideias, uma vez que os caminhos sugeridos para solução do problema, feitos durante a preparação, serão manipulados no inconsciente, numa busca de se alcançar satisfatoriamente o desejado. Aqui o cérebro vai trabalhar através da associação de ideias (tudo inconscientemente!), portanto é importante a gente sempre encontrar um tempo e um local para deixar o cérebro trabalhar. Uma atividade manual, um esporte, um passeio, um hobby etc. ajudam muito nessa etapa, no “desligamento” consciente do problema! A mente, no plano do inconsciente, começa a trabalhar praticamente sozinha!

 

BISSOCIAÇÃO E PENSAMENTO LATERAL

              Koestler descreve como a bissociação pode ser importante para a criatividade. Uma ideia criativa resulta muitas vezes, de duas ideias ou princípios conhecidos. Um lançamento de aeronaves em porta-aviões, que foi inspirada na pista de salto para skis.

            Para Edward a dificuldade maior da criatividade foi na forma do avião levantar voo depois de se debater com várias ideias para encontrar uma solução Edward teve uma ideia de que se assemelhassem a uma rampa de salto de ski resolveria o problema. Nossos cérebros tem um poder enorme de raciocinar um objeto rapidamente com palavras e nomes assim que olharmos para ele. As nossas mentes são capazes de realizar muitas associações, mas com elas sofrem diversas restrições. Tudo que se passa em nossa mente são armazenadas em pequenas redes neurais, que fazem apenas aquelas associações mais úteis para a nossa vida diária.

PREPARAÇÃO

        É a etapa em que a gente procura selecionar todos os meios disponíveis e conhecidos para solução do problema detectado. Essa preparação pode ser direta ou indireta: a primeira ocorre quando buscamos somente informações que contribuam para

uma possível solução, enquanto a outra ocorre quando buscamos informações sobre tudo o que possa colaborar para uma solução.

 A preparação exige respostas a várias questões, que, quando respondidas, ajudam a elaborar o mapa do problema (o objetivo do problema, as fronteiras do problema e o espaço do problema). As perguntas são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com