TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO TERAPEUTICO E SINGULAR

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Neste trabalho serão apresentadas possibilidades de efetivação do PTS e a construção do mesmo no cuidado à saúde com a articulação de rede. O texto proposto a partir da leitura do caso da família Flores. Porém, antes de compreender cada etapa é interessante observar o processo geral e em que momento suas etapas se encaixam.

No esquema abaixo são apresentadas as etapas do PTS previstas na Portaria n. 2.488 de 21 de outubro de 2011 tendo como referencial o esquema desenvolvido por Oliveira (2007) o seguinte PTS foi à base desse esquema com o intuito de apresentar uma metodologia de do processo de trabalho em saúde, com vista a sua modificação. Diante disso usei as seguintes etapas para fazer o PTS onde foi tomado como ferramenta potencial na construção de modo de cuidado, buscou - se acionar recursos do território, considerando, assim, o contexto de vida das pessoas envolvidas.

Metodologia

I. Definição de Hipóteses Diagnósticas

II. Definição de Metas

I. Definição de Hipóteses Diagnósticas

Dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva. Tal metodologia é adequada para a análise tendo uma avaliação orgânica, psicológica e social da família flores.

Descrição de aspectos observados:

As pessoas envolvidas no caso, a mãe Vilma (62 anos), apresenta crises que variam desde episódios maníacos, delírios com forte conteúdo místico-religioso, episódios depressivos, de severa prostração e isolamento dentro de casa. O filho João (30 anos) também apresenta momentos de crise, e faz o uso abusivo de diversas drogas, e se encontra em situação de risco, onde prejudica o seu relacionamento no local de trabalho. O outro filho Sérgio (27 anos) apresentou crises que não duravam muito tempo; estas eram caracterizadas por enorme confusão mental, com conflitos entre ideias opostas e uso abusivo de drogas diversas (cachaça, maconha e cocaína).

A casa da família flores o que pode se percebe é que encontra - se em total vulnerabilidade sem condições de moradia. A casa é pequena é isolada no alto de um morro, de pouco vegetação e muita terra, é possível observar uma grande quantidade de lixo no local, onde pode trazer diversas doenças para esta família.

II. Definição de Metas

Na figura acima, podemos observar os sistemas envolvidos em uma definição de metas para o acompanhamento da família flores: família, filhos e equipe presentes na situação singular e que se relacionam entre si pelos possíveis pontos de tensão. A figura trata-se de uma contextualização dos sistemas e das inter-relações contidas em uma situação singular ou problema. Diante da situação permite analisar, estrategicamente, diferentes descrições do problema. O sistema onde está a maior mobilização para a situação é preciso que a família tenha um acompanhamento e um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com