TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Terapêutico Singular

Por:   •  27/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 4

Nome do(a) Estagiário(a):

 ROSANA APARECIDA MARTINS

R.A.

 4625727

Disciplina:

Psicologia, Estágio Básico II: Fundamentos da Psicologia da Saúde

Carga Horária:

 20H

Turma:

 4º SEMESTRE

2023/2

Nome do(a) Supervisor(a) UNIFIA:

 ANDERSON MARTINS

Coordenador(a) do Curso:

 JÉSSICA ROSSETTO

RELATÓRIOS DE ATIVIDADES SEMANAIS

DATA:

23/10/2023

LOCAL:

CAPS ll 

DESCRIÇÃO:      

No dia 23/10/2023 a aluna do curso de Psicologia do 4º semestre fez seu segundo estágio de observação clínica no CAPS ll da cidade de Amparo – SP, Por volta das 10:00 horas a aluna R.A.M, chegou a unidade do CAPS, onde foi recebida pelo Psicólogo e coordenador que preparava uma Assembleia para os usuários, nesse dia havia cerca de vinte usuários no local, mas nem todos participaram. A estagiaria foi levada até o salão principal onde ocorrem as atividades e respectivamente sentou se junto com todos participantes dessa Assembleia composta por usuários e coordenador, após a breve apresentação da estagiaria os usuários contaram a ela um pouco do trabalho do CAPS e depois seguiu o coordenador com o assunto que seria discutido, ele informou aos usuários sobre o almoço de natal que acontecerá no dia 13/12/2023. Sendo assim, pediu para que todos falassem o que gostariam de comer nesse almoço, cada pessoa ali trouxe uma ideia de comida, alguns com coisas simples do dia a dia e outros com comidas típicas de natal, os usuários questionaram também se haveria alguém para cantar  nessa data, sugeriram  cantores conhecidos na cidade e outros cantores famosos que tem como ídolo, o coordenador ouviu todos com muita atenção e também explicou o motivo pelo qual algumas coisa eram difíceis de se conseguir, nem todos entenderam mas todos acabaram concordando em fazer o que dava para ser feito dentro das possibilidades.

Logo após de marcar todos os pedidos, encerrou a Assembleia e cada usuário ocupou seu lugar de costume na instituição para a espera do almoço, o coordenador então voltou para sua sala com a estagiaria onde foi registrar sobre a Assembleia daquele dia.

Foi o momento onde o coordenador teve  a oportunidade de falar sobre alguns usuários e suas demandas para a estagiaria, ela questionou sobre algumas pessoas e sobre seus transtornos dizendo que alguns não pareciam ter algum tipo de limitação psíquica pois são bem articulados e informados sobre noticiários , histórias da cidade e outros acontecimentos, o Psicólogo coordenador explicou que por se tratar da maioria com o quadro de esquizofrenia, alguns apresentam mais graves outros mais controlados porem todos fazem o tratamento com remédios e acompanhamento com o médico responsável, portanto, conseguem manter uma relação social mais saudável e também fazem muitas atividades para ocupar esse espaço em suas vidas e se sentirem no contexto social sempre.

Para finalizar o estágio, foram acompanhar os usuários na hora do almoço onde chegou a comida de cada um enviada pela prefeitura da cidade, todos sentam - se e são distribuídas as marmitas, o intuito de acompanhar é para garantir que todos façam uma boa refeição assegurando – os para que ninguém se afogue com a comida. Logo após o almoço alguns retornam para seus lares e outros permanecem até o final da tarde, após todos se acomodarem a estagiaria se despede dos usuários e da equipe ali presente, todos a tratam com muito respeito.

PERCEPÇÕES:

De primeiro momento senti um senário pouco triste, não por motivos relacionados aos transtornos de cada um mas sim pelo fato de ser pessoas com vontades de coisas simples e que muitas vezes não conseguem com suas famílias, também pude notar que falta muitos recursos para essas áreas que tratam o sofrimento psíquico, muito difícil ver que ali existem desejos por comida como um x salada uma simples maionese, se houvesse mais recursos municipais, com certeza os profissionais poderiam desenvolver um trabalho de excelência.

Embora exista o transtorno, também existe o amor o respeito a sociabilidade a carência de uma figura materna ou paterna , pessoas perguntando para os profissionais se são loucos porque a família fala que são loucos, talvez um trabalho mais profundo com essas famílias também ajudaria nesse controle da empatia, mas isso não pode ser feito adequadamente por faltar mais uma vez de um olhar para essas pessoas, elas são esquecidas e muitas vezes não conseguem nem mesmo um lugar como o CAPS para acolherem. De acordo com a legislação nacional ( momente leis nºs .10.216 / 2001 e 8 .213 / 91 ) e internacional , ou tratamento de cada paciente deve estar direcionado no sentido de preservar e aumentar sua autonomia pessoal e de  incentivar e facilitar sua integração / reabilitação social. Da mesma forma, a medicação ministrada deverá atender da melhor maneira possível às necessidades de saúde do paciente, sendo administrada apenas com o propósito terapêutico ou diagnóstico e nunca como punição ou para a conveniência de outros, de  forma a excluir o doente do convívio social .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho. Inclusão e luta antimanicomial: avaliação e perspectiva após um ano de vigência da lei nº10.216/2001. Disponivel em http://www.unb.br/fd/saude_paulo.html .acesso 8de mar.2003.

    

Amparo, ___ de _____________ de 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (216.7 Kb)   docx (427.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com