TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FARMACOLOGIA 2 – AULA 09/04 TARD

Por:   •  24/9/2020  •  Resenha  •  3.766 Palavras (16 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 16

FARMACOLOGIA 2 – AULA 09/04 TARDE



Simpatolíticos

São drogas que vão ter ação farmacológicas contrária aos simpatomiméticos ou seja, são drogas que antagonizam a ação de fármaco adrenérgico, bloqueando a ação do simpático.

São classificados em simpatolíticos de ação direta e indireta. O de ação direta serão os antagonistas e os indiretos são os bloqueadores de neurônios.

->Simpatolíticos de ação direta

Antagonistas alfa - adrenérgicos

O mecanismo de ação é exatamente o contrário do alfa agonista.

A ativação alfa 1 causa vasoconstrição pelo aumento dos níveis de cálcio intracelular.

A ativação alfa 2 por estar acoplado negativamente a adenilato ciclase, vai levar a uma queda dos níveis de AMPc, que vai desfosforila a cadeia de miosina levando também a contração. Então tanto a ativação alfa 1 quanto a alfa 2 levam a vasoconstrição periférica e uma tendência de aumentar a pressão arterial.

Mecanismo de ação do alfa 1 bloqueador, vai interagir com o receptor alfa 01 ou ocupando-o, não deixando ativar a cascata de sinalização portanto os níveis de cálcio vão estar reduzidos levando a uma dilatação.

Ocupando o receptor alfa 02 vai impedir a sinalização da cascata como do alfa 1, impedindo que a proteína Gi iniba a adenilato ciclase, o que leva ao aumento de AMPc...

- Qual seria o mecanismo de ação antagonista alfa-2?

Ele vai ocupar o receptor do antagonista alfa-2, impedindo a ativação dessa cascata por impedir que a proteína Gi iniba a Adenilato Ciclase, então esta aumenta sua atividade. Converte ATP em AMPc que irá fosforilar a cadeia leve de miosina inativando-a, promovendo a dilatação.

Se a ativação do alfa-1(*é 1 mesmo, ele está falando do anterior ao alfa-2) aumenta o Cálcio, o bloqueio do alfa-1(antagonista) faz o contrário, levando a vasodilatação. Se a ativação do alfa-2 estaria relacionada com a quebra do AMPc, o bloqueio(antagonista) vai estar relacionado com o aumento do AMPc, levando a vasodilatação.

* Por que uma droga alfa-1 e alfa-2 bloqueadora faz vasodilatação? Porque eu aumento os níveis de AMPc

(COMEÇA A FALAR DO DALE)

(A Ana – aquela mesma que o André chamava o tempo todo pra responder na sala – pede pra explicar de novo o alfa-2 e Emerson para de falar do Dale; Ele fala a mesma coisa que está escrita aí em cima e volta de novo ao Dale)

Dale testava lotes de adrenalina em cães esperando alterações na pressão.


Bom, o que voces esperam se eu injetar adrenalina em altas doses (???) na veia? pressao sobe ou cai? sobe! Em estudos de casos de morte por adrenalina, foi observado nao só o aumento como uma hipotensao.. (blablabla pra caralho, cara chato da porra).

Resumindo um monte de merda q ele fala: foi observado um efeito hipotensor que nao se sabia explicar.

Pergunta: o que aconteceu nesse caso que se injetou adrenalina e a pressao caiu?

se a pressao caiu ao inves de ter subido, ou o problema era da adrenalina, ou o problema era o cão, ou o problema era do veterinario.

Da adrenalina nao, pois voce injetou a mesma adrenalina depois e a pressao subiu como deveria. O problema entao era o paciente! E o que tinha esse cao para a adrenalina diminuir a pressao ao inves de aumentar? (alguem disse algo relacionado a dessensibilizaçao) Entao, ela foi para esse lado da dessensibilizaçao que eu acho muito interessante. Entao a adrenalina pegaria nao sei qual receptor, vai interagir com tal receptor que eu espero que aumente a pressao, mas como tem pouco devido a dessensiblizaçao nao houve efeito. O problema da dessensibilizaçao é que esperamos que o efeito nao ocorra, entao nao haveria nem o aumento e nem a queda de pressao. Entao, essa nao é a resposta (VTNC entao anjo).

A adrenalina é hipertensora (?) porque? porque ela vai ser injetada na veia e vai encontrar receptores alfa e receptores alfa, em potencial o alfa2, induz o aumento da resistencia vascula, a vasocontriçao periferica. No entanto, a adrenalina é um agonista seletivo para receptores adrenérgicos? nao! a adrenlina é incluive uma catecolamina endógena, ela pode encontrar receptores adrenérgicos além dos alfas. O receptor beta2 esta nos vasos sanguineos tambem, quando voce o ativa, voce promove vasodilataçao. Se a adrenalina só interagisse em receptores alfa teria um efeito hipertensor, se só existisse em receptores beta, voce teria um efeito contrario. Entao voce mexer na resistencia, a pressao vai variar. Se a adrenalina nos receptores alfa aumenta a pressao e pela situaçao beta ela diminui a pressao, o efeito dela um anularia o outro. Só que na pratica, o efeito alfa prevalece porque ela ativa tudo e o efeito preponderante é o alfa. É errado dizer que a adrenalina tem maior afinidade pelo receptor alfa, se a justificativa fosse essa, seria o contrario.


Se a adrenalina com sua ação alfa (1?) aumenta a pressão, se na situação beta 2 ela diminui a pressão... Vocês concordam comigo? (eu voltei 5 vezes mas não entendi o que ele falou). Só que na prática o efeito alfa prevalece, a adrenalina quando ativa alfa aumenta a pressão e faz vasoconstrição, quando ela ativa outros receptores... Quando injeta adrenalina a pressão sobe, acho que ela ativa todos os receptores, mas o efeito do alfa predomina. Isso não acontece porque a adrenalina tem maior afinidade pelo receptor, porque se fosse olhar essa questão ia predominar a ação do beta 2 (tem mais afinidade eu acho). Se você pegar um pedaço de músculo lá e fazer imunohistoquímica vai ver que se existem 100 receptores, 90 são alfa e 10 são beta, então mesmo que a adrenalina tenha maior afinidade pelo beta o alfa que vai prevalecer – então questão de afinidade não justifica porque o alfa tá por cima do beta.  O que pode explicar o efeito da adrenalina que gera redução na pressão é você ter feito um tratamento prévio com alfa bloqueador, aí faz uma inversão alguma coisa ou efeito alguém – efeito hipotensor da adrenalina mediante administração prévia de um alfa bloqueador.

Os receptores alfa não estão totalmente disponível. ...e ai quando foi injetada a adrenalina, com ação beta2 vasodilatadora, a pressão caiu. Essa PROVAVELMENTE, é a explicação mais razoável. Essa possibilidade da adrenalina reduzir a pressão arterial vai gerar o que é chamado historicamente de  inversão vasomotora da adrenalina ou efeito DALE.

O efeito hipotensor da adrenalina você consegue observar mediante uma adm prévia de um alfa bloqueador.

Esquecendo o alfa bloqueador, se você injetar a adrenalina então A PRESSÃO aumenta.. se você injetar a adrenalina depois do alfa bloqueador, a pressão diminui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com