TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Absorção de Farmacologia baseado em uma aula

Por:   •  3/7/2021  •  Resenha  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Farmacologia 1 – Distruibição

Após adm, fármaco passa pela absorção, que é a chegada do fármaco no sangue(plasma). Quando no plasma ele pode se ligar a proteínas plasmáticas e existir em duas formas diferentes: o FÁRMACO LIVRE e o FÁRMACO LIGADO ÀS PROTEÍNAS PLASMÁTICAS. Isso é dado por uma reação de equilíbrio entre o fármaco e a proteína plasmática. A principal proteína plasmática é a ALBUMINA.

EQUAÇÃO: Flivre + albumina =(setas mostrando que é algo equilibrado) FA

O complexo FA(fármaco albumina), possui um tamanho molecular muito grande para deixar os capilares(por conta da albumina), então esse complexo não consegue deixar o plasma e ser distribuído, assim quem é distribuído é a forma livre do fármaco(capacidade de chegar aos tecidos alvos do fármaco, órgãos de eliminação e de biotransformação), assim causando ação terapêutica, reação adversa. Como é uma reação de equilíbrio, o fármaco que sai dos tecidos de volta para o plasma também é o fármaco livre. É uma reação reversível(a ligação entre o fármaco albumina é feita e desfeita de forma fácil). Por ser uma reação de equilíbrio tem uma relação com a afinidade pela albumina, a partir disso temos a taxa de ligação as proteínas plasmáticas(um fármaco com uma taxa de ligação de 90%, significa que em dado momento se terá 90% de fármaco ligado a albumina e 10% de fármaco livre, se mantém instável mesmo com uma maior ou menor quantidade de fármaco no organismo, porém com um quantidade maior de fármaco no organismo, assim o valor absoluto das porcentagens).

Os diversos fatores que influenciam a distribuição são:

-PERMEABILIDADE DE CAPILARES E BARREIRAS FISIOLÓGICAS:  alguns tecidos possuem paredes com capilares que possuem células com mais espaço entre elas(permeabilidade intercelular), mais comum nos tecidos como fígado(grande capacidade de receber fármacos). Já em outros tecidos as células são mais próximas, assim não é tão viável a entrada por forma intercelular, por isso atravessam através das célula(permeabilidade transcelular). Locais que possuem essa barreira mais definida, assim o fármaco tem que ter certas características para ter acesso a essa barreiras. Alguns locais podem ser a barreira hemato-encefálica(presente no SNC), limitando a chegada do fármaco até o SNC. A barreira é funcional, com células que compõem os capilares justapostas(sem espaço entre as células), próxima a essa parede de capilares, se tem diversas células gliais de diversos tipos, capazes de metabolizar fármacos e impedir que ekes atinjam as paredes cerebrais e assim os neurônios. Com isso as barreiras fisiológicas atuam como dificultador da chegada dos fármacos até o SNC.

-TAXA DE PERFUSÃO LOCAL – embora tenha a tendência de que com o tempo o ideal é que todos os tecidos tenham a mesma quantidade de fármaco, na prática, alguns tecidos recebem mais quantidade de fármaco, e isso acontece por conta da taxa de perfusão local, variável pra cada órgão. Diferentes órgãos recebem uma diferente porcentagem do débito cardíaco, assim maior a porcentagem, maior a quantidade de sangue por unidade de tempo que o órgão recebe(alguns órgãos recebem mais sangue que outros por minuto). Órgãos mais vascularizados tem maior chance de possuir o fármaco distribuído.

- ACUMULO SELETIVO DE FARMACOS NOS TECIDOS – fármacos muito lipossolúveis ficam retidos nos tecidos adiposos, ou até no SNC(por conta do teor lipídico). Fármacos com capacidade quelantes(tetraciclinas e cisplatina) podem interagir com metais, como o cálcio, e assim ficarem retidos nos ossos. Com isso pode influenciar a absorção e afetar a distribuição.

- LIGAÇÃO À PROTEÍNAS PLASMÁTICAS E TECIDUAIS – a principal proteína é a albumina, apesar de não ser a única. O que mais influência essa ligação é a afinidade do fármaco pelas proteínas(alguns fármacos tem mais afinidade, com isso a dose deve ser ajustada levando em conta essa afinidade, para poder compensar a quantidade de fármacos que se ligam a albumina). Além disso a concentração de fármaco no sangue, pois quanto mais fármaco se tem no plasma, mais fármaco tem chance de ser distribuído para os tecidos. Em relação a concentração de proteínas sanguíneas, existem algumas situações que podem mudar a quantidade de proteínas no sangue(concentração de albumina), assim podendo ter mais proteínas ou menos para o fármaco se ligar. Embora a quantidade de albumina no plasma seja muito grande é uma possibilidade a ser considerada. Fatores que aumentam a quantidade de albumina são desidratação(causa uma perda de água, sem que ocorra uma perda adicional de proteínas), assim o fármaco pode ter mais facilidade de se ligar as proteínas, dietas com alto teor de proteínas(dietas com 60, 70% de valor total diário apenas de proteínas, sendo acima do recomendado), assim causam aumento na quantidade de proteínas plasmáticas. Com esse aumento pode se ter mais fármacos ligados as proteínas e assim diminuir a quantidade de fármacos livres, e a partir disso diminui também a distribuição do fármaco no organismo, assim diminuindo a chegada no tecido alvo e assim diminuindo o efeito por mais tempo. Por isso existe adequações de tratamento por isso. Já fatores que diminuem as proteínas plasmáticas são desnutrição calórica proteica severa(por uma diminuição de proteínas plasmáticas sintetizadas e assim uma diminuição na quantidade de proteínas), em um quadro de insuficiência hepática(causa uma diminuição na taxa de síntese proteica, ocasionando a diminuição de proteínas plasmáticas). Quando se tem essa diminuição de proteínas plasmáticas, e assim o fármaco terá uma maior dificuldade de se ligar as proteínas, e assim se tem um aumento na quantidade de fármaco livre e com isso um aumento na distribuição, vai chegar mais rápido e em maior volume nos tecidos. Com isso teria um aumento no efeito, pelo aumento na distribuição mas por um tempo menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com