TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Aula Introdução a Farmacologia

Por:   •  31/3/2020  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE PODOLOGIA

Disciplina: Introdução a Farmacologia

Data 20 de março de 2020

 

Relatório de aula

A princípio é definido o conceito de Farmacologia, definida pelo estudo de substâncias que interagem com sistemas vivos, é ciência das substâncias usadas para prevenir, diagnosticar e tratar doença. Antigamente usavam-se elementos naturais para promover a cura e amenizar a dor, com o progresso foi possível evoluir fórmula farmacêuticas que por sua fez tem grande eficácia, segurança e qualidade.

 Após a regulamentação da patente, é permitida produção dos medicamentos genéricos, aquele contendo o mesmo princípio ativo, dose e com as mesmas recomendações de uso. Assim, a substituição pelo genérico é assegurada por meio de testes
apresentados à ANVISA. Ademais, em sua embalagem deve constar "Medicamento Genérico" em uma tarja amarela. Similares, são os medicamentos que contém o mesmo princípio ativo, mesma concentração, forma farmacêutica, mas pode diferir em tamanho e forma do produto.

Os princípios básicos da farmacologia se fundamentam em alcançar os efeitos terapêuticos desejados provocando o mínimo de efeitos colaterais. Um medicamento passa por algumas fases da inserção ate a eliminado do organismo, é quando se obtém o resultado de todo o processo, podendo produzir efeitos benéficos ou tóxicos; a eliminação pode ocorrer por várias vias renais, fezes, pulmonar, secreção, láctea, lágrimas e/ou suor. As formas farmacêuticas tem relação com a administração podendo ser encontradas vantagens e desvantagens.

Por fim, encontram-se fatores que alteram o efeito dos medicamentos de modo quantitativo, quando a resposta farmacológica pode ser aumentada ou diminuída se sua intensidade for modificada e qualitativa, quando a resposta farmacológica é modificada. Os efeitos dos medicamentos podem ser modificados pela administração prévia ou juntamente com outro medicamento ou alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com