TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Prática I Bioquímica e Farmacologia

Por:   •  23/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                         BIOQUIMÍCA E FARMACOLOGIA

     Portfólio (Aula Prática I)

Resumo     apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina: BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA, ministrado pelo professora Virgínia Campos Silvestrini

Augusto Donini Akkari

8082370

Campos de Júlio MT

2021

                                                         

BIOQUÍMICA

A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e reprodução dos organismos vivos.

“Qualquer um que pretenda ter, mais que uma compreensão extremamente superficial da vida, em todas suas diversas manifestações, necessita da bioquímica.” –Hans Krebs-

FARMACOLOGIA

Farmacologia é a ciência que investiga os medicamentos e sua interação com os organismos vivos. É responsável pelo estudo dos mecanismos de ação dos fármacos e sua aplicação na prática clínica.

“Todas as substancias são venenos; não existe uma que não seja veneno. A dose certa diferencia um veneno de um remédio.” – Paracelso-

Composição do ser Humano


75% a 85% Água
10% a 15% Proteínas
2% a 3% Lipídios
1% Carboidratos
1% Ácidos Nucleicos
1% Outras substancias

BIOMOLÉCULAS

Os organismos vivos são formados por milhares de moléculas orgânicas e inorgânicas que participam da estrutura e função celular. Estas, em sua maioria, possuem ligações carbono-carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

As macromoléculas são constituídas pela união química de monômeros, formando os polímeros (subunidades repetidas de monômeros). Estas macromoléculas são formadas por reações de condensação, que requerem fornecimento energético, com perda de água (MOTTA, 2011).

PROTEÍNAS

A proteína é uma molécula grande formada por aminoácidos (pequenas moléculas). A proteína possui um papel estrutural no organismo sendo importante para a construção e reparação muscular, formação de células, tecidos, alguns hormônios e outras estruturas do corpo.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

CARBOIDRATOS

Os carboidratos são nossa principal fonte de energia e são a base da alimentação da maioria. São divididos em monossacarídeos (1), oligossacarídeos (2 a 20) e polissacarídeos (mais de 20). Os dissacarídeos (2) são os mais abundantes. Suas principais funções são armazenamento de energia, estrutura celular e estão presentes no DNA e RNA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com