TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Prática Claretiano - Bioquímica e Farmacologia

Por:   •  9/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

PROPOSTA:

- Envie as atividades referentes à Aula Prática I

- O envio de mensagens se encerra em 27/03.

Resumo de Aula Prática I:

O conteúdo abordado na aula prática I, ministrada pela professora Virgínia, buscou esclarecer sobre os aspectos introdutórios acerca da disciplina de Bioquímica de Farmacologia, além de seus conceitos estruturantes e demais tipos de moléculas que dissertaremos a seguir.

A bioquímica demanda elucidar, de forma aprofundada, os processos químicos vigentes dentro de nosso organismo e as premissas que o cercam. Dessa forma, a disciplina estuda a composição do organismo nas reações metabólicas para a gerência da homeostase e os as variações químicas que ocorrem nos processos patológicos e fisiológicos. Já a farmacologia diz a respeito dos efeitos que os fármacos produzem no organismo e no funcionamento dos seres vivos.

A partir da base exposta, partimos ao entendimento da composição do organismo que será estudado. O ser humano tem seu corpo constituído por, cerca de, 70% da molécula de água – a depender dos autores, podendo variar até 85% –, indispensável para a conservação e manutenção da vida. Um importante ponto a ser destacado é o papel desta molécula como solvente polar, podendo gerar polos positivos e negativos. A água dissolve grande parte das biomoléculas polares, que são recebidas como hidrofílicas. Seu oposto seria, por exemplo, o lipídeo, não se misturando com a água, sendo hidrofóbico por classificação.

Outro conceito estruturante tratado sobre a disciplina foi o PH (potencial hidrogeniônico) e Tampões. Aquele mede, por escala, a acidez e basicidade de uma substância. Substâncias que possuem menor PH, consequentemente possuem maior concentração de íons H+ e vice-versa. A escala apresentada pelo PH sai de 0 (zero) a 14 (quatorze), sendo o PH 7 (sete) neutro. Acima de 7 o PH é básico e abaixo é ácido. Este, por sua vez, age para reduzir as alterações bruscas do PH emana do Princípio de Le Chatelier. O princípio em questão, postulado pelo químico francês Henri Louis Le Chatelier, disserta que:

"Se for imposta uma alteração, de concentrações ou de temperatura, a um sistema químico em equilíbrio, a composição do sistema deslocar-se-á no sentido de contrariar a alteração a que foi sujeita."

Dessa forma, quando um agente externo causa um distúrbio homeostático, o organismo reage quimicamente de forma a reprimir o impacto externo.

Além desses conceitos que estruturam a disciplina, foi discorrido a respeito dos variados tipos de moléculas. Dentre elas, podemos citar a proteína. São macromoléculas abundantes no organismo, presentes em todas as células e possuindo diversas funções. São polímeros, ou seja, macromoléculas compostas por unidades monoméricas, mais conhecidas como aminoácidos, estes, unidos por peptídeos. Os aminoácidos tem a composição feita por um carbono-α ligado ao grupo amino, carboxila, átomo de hidrogênio e o grupo R (ou cadeia lateral). Os 20 aminoácidos que compõem a biossíntese da proteína possuem diferentes classificações a depender de seus grupos R, podendo ser cinco: hidrofóbicos (solvente apolar), aromáticos, polares não carregados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com