TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisologia das Aves

Por:   •  2/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.002 Palavras (9 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 9

E[pic 1]

CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA VETÉRINARIA

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA

PROF. ESP. NEIRIGELSON FERREIRA DE BARROS LEITE

ANNY KELLY SILVA NOBRE

CARLOS VICTOR DA SILVA SOUSA

FRANCISCO DAS CHAGAS DAMASCENO SOUZA

GUILHERME LEMOS DA SILVA LOPES

JAQUELINE PAIXÃO DA SILVA

JONIEL DE MENESES COSTA

MIRELE SUELEN MARTINS GREGÓRIO

RONEY HERON DE SOUSA

SAMARA GALVÃO UCHOA DOS SANTOS

ANÁLISE ORGÂNICA QUALITATIVA: Teste de Tollens

PIRIPIRI

2022

ANNY KELLY SILVA NOBRE

CARLOS VICTOR DA SILVA SOUSA

FRANCISCO DAS CHAGAS DAMASCENO SOUZA

GUILHERME LEMOS DA SILVA LOPES

JAQUELINE PAIXÃO DA SILVA

JONIEL DE MENESES COSTA

MIRELE SUELEN MARTINS GREGÓRIO

RONEY HERON DE SOUSA

SAMARA GALVÃO UCHOA DOS SANTOS

ANÁLISE ORGÂNICA QUALITATIVA: Teste de Tollens

Relatório técnico apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de química orgânica do curso de Bacharelado em veterinária da CHRISFAPI sob a orientação do prof. Esp. Neirigelson Ferreira de Barros Leite.

PIRIPIRI

                                                                2022

RESUMO[pic 2]

O estudo realizado apresenta contribuições observadas no ensino das funções orgânicas. Explanado em aula de forma pratica a denominação e experiência do Teste de Tollens. Permitindo este aos alunos refletir sobre os conceitos químicos nele envolvido. Sendo de primordial relevância no ensino da química as abordagens da inter-relação entre a teória e a prática do  conhecimento empírico e o científico. A observação visual dos fenômenos envolvidos na prática estimulou o aprendizado e consequentemente o maior interesse dos alunos pelo conteúdo abordado.

Palavras chaves: Teste de Tollens; Espelho de Prata; Química.

SUMÁRIO

[pic 3]

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................        04

2 OBJETIVOS.......................................................................................................        05

3 MATERIAIS UTILIZADOS..................................................................................        05

4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS..............................................................        06

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO.........................................................................        06

6 CONCLUSÃO.....................................................................................................        08

REFERÊNCIAS.....................................................................................................        09

ANEXOS................................................................................................................        10

1 INTRODUÇÃO

              A Química Orgânica é o ramo da Química que estuda a composição e as propriedades dos compostos. A origem da Química Orgânica data o final do século XVIII, quando os químicos começaram a se dedicar ao estudo das substâncias presentes em nosso meio. Dentre estas, discorreremos as principais que compõem o teste de tollens. (HALFEN; 2020).

Os aldeídos e cetonas contêm o que é, provavelmente, um dos mais importantes grupos funcionais em química orgânica, o grupo carbonila. O grupo carbonila é encontrado em inúmeras substâncias de interesse biológico, desde aromatizantes em frutas até hormônios sexuais. Os aldeídos e cetonas são muito utilizados como materiais de partida na preparação de outras classes de compostos orgânicos (MUNIZ; 2018).

Os aldeídos têm pelo menos um hidrogênio ligado ao carbono carbonílico, enquanto as cetonas têm dois grupos alquila ou arila, ligados ao carbono carbonílico. Os aldeídos podem ser oxidados facilmente, ou seja, podem ser considerados bons agentes redutores. A capacidade de um aldeído de reduzir outras substâncias, ficando ele próprio oxidado no processo, é a base para muitos testes de laboratório para esta classe de moléculas. O teste de Tollens, por exemplo, distingue a maioria dos aldeídos e cetonas. Os aldeídos são facilmente oxidados pelo íon  de prata em solução básica. (PAIVA; 2012).

Por esse motivo, esse também é conhecido como o teste do “espelho de prata”, pois se as paredes do tubo de ensaio estiverem devidamente limpas, a prata metálica aderirá ao vidro formando um fino espelho de prata. As cetonas, porém, usualmente não reagem, não ocorrendo, portanto, a formação de nenhum precipitado. (BARBOSA; SILVA; SILVA, 2018).

              O reagente de Tollens é um composto químico muito usado para determinar se um determinado composto com grupos carbonilo é um aldeído ou uma cetona. Normalmente, uma solução amoniacal de nitrato de prata, mas também pode ser uma de muitas outras misturas, desde que se encontre presente em solução aquosa o complexo catiónico diaminoprata. (ARAUJO; 2020).

A adição do reagente de Tollens a aldeídos leva a um teste positivo, consequência da reação de oxidação e redução que ocorre, na qual os ions de prata são reduzidos a prata elementar, originando a superfície espelhada no recipiente. (MUNIZ; 2018).

2 OBJETIVO

  • Demonstrar as reações características de grupos funcionais, e como as mesmas podem ser utilizadas na identificação de amostras desconhecidas.

3 MATERIAIS UTILIZADOS  E REAGENTES

  • Béquer
  • Estante de tubos de ensaio
  • Pipetas
  • Pipetador
  • Pipeta Pasteur
  • Banho Maria
  • Nitrato de prata
  • NaOH 10%
  • NH4OH 10%
  • Formol
  • Acetona
  • Glicose
  • Etanol
  • Amido
  • Frutose
  • Sacarose

4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

 

             Ao iniciar a pratica teste de tollens, encontrou-se os tubos de ensaio devidamente enumerados com a numeração do 1 ao 7 sob a bancada. Realizada explicação pelo professor sobre a pratica a ser realizada passo a passo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (415.9 Kb)   docx (709.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com