TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIDRO-OZONIOTERAPIA COMO FERRAMENTA DE CICATRIZAÇÃO EM ATROPELAMENTO

Por:   •  23/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

A HIDRO-OZONIOTERAPIA COMO FERRAMENTA DE CICATRIZAÇÃO EM ATROPELAMENTO

Daniela F L Frediani 1, Sílvia Gouvea Calian2

1-Profissional autônomo, Pós-Graduação em Homeopatia, Acupuntura, Mestre em Engenharia Biomédica e Especialista em Medicina e Saúde Quântica, São Paulo/Sp/Brasil.

danielavethomeopata@hotmail.com

2-Graduanda em Medicina Veterinária, Universidade Presidente Antônio Carlos(UNIPAC), Juiz de Fora/MG/Brasil.

silviagcalian@yahoo.com.br

Hidro-Ozonioterapia, Cicatrização de ferida, Canis familiaris, Medicina Complementar

Relato de caso

Histórico: Foi trazido a clínica Veterinária Homeopatas de Juiz de Fora-MG para ser atendido um paciente Canis familiaris, SRD, macho, 7 anos, que em 31 de Maio de 2014 fora atropelado, sendo atendido em caráter emergencial em outra clínica e recebeu sutura, antibióticos a analgésicos. Após 2 semanas, retornou ao clínico que o atendeu apresentando uma necrose disseminada na pata esquerda. Com um prognóstico ruim, foi indicada a amputação.

Exame físico: paciente apresentava dor

crônica no MAE, necrose, desvitalização

do membro, frieza com deficiência circulató-

ria, hiperestesia, encurtamento do membro,

prostração, apetite reduzido, temperatura normal e trauma psíquico muito forte, fazendo se esconder de todos.

Diagnóstico: através do exame clínico

 e Anamnese com Proprietários.

Tratamento: início em 11/06/14 à Hidro-Ozonioterapia, onde o animal foi colocado em banheira de fibra com água morna a temperatura de 28o C e o equipamento ligado por 15 minutos, totalizando 14 sessões, com intervalo médio de 2 a 3 dias e associado a Essências Vibracionais Florais Fisioquantic, via oral, como complemento auxiliar ao trauma físico e emocional promovido pelo atropelamento. Datas das sessões: 11, 14, 16, 18, 21, 25 e 28 de junho, 02, 09, 16, 23 e 30 de julho, 06 e 13 de agosto de 2014.

Evolução: Houve início do processo de cicatrização com 3 dias, quando o tecido necrosado foi removido e a hiperestesia foi sendo reduzida, atuando positivamente para recuperação da ferida.

   Conclusão

A Hidro-Ozonioterapia foi utilizada para remover o tecido necrosado e a fibrina, ativando a cicatrização, além de hidratar e melhorar a circulação periférica e a isquemia ocasionado pelo trauma. A combinação da Hidro-Ozonioterapia com as Essências Vibracionais Fisioquantic demonstrou ser muito benéfico não somente pela ausência de efeitos colaterais, mas promovendo o reequilíbrio emocional e físico do paciente e acelerando o processo de recuperação o que gerou uma satisfação e felicidade dos proprietários, principalmente porque foi evitada a amputação do membro e a evolução da infecção evitando o uso de antibióticos e cicatrizantes por tempo longo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (574.6 Kb)   docx (479.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com