TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mastocitoma de Bolsa Escrotal

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 7

Mastocitoma de bolsa escrotal

O mastocitoma é um dos tumores cutâneos mais diagnosticados em cães, com incidência de de aproximadamente 20%.

Os mastocitomas podem ocorrer em animais de qualquer faixa etária, mas acometem principalmente animais adultos com aproximadamente 9 anos de idade. Algumas raças como, Boxer, Labrador, Golden Retriever e Shar-Pei Chinês, são mais acometidos.

A etiologia dos mastocitomas não está comprovadamente definida, as hipóteses incluem inflamação crônica, aplicação de substâncias irritantes na pele, infecção viral, alterações genéticas, porém, a verdadeira razão de sua elevada incidência ainda é desconhecida. No entanto, o envolvimento com o receptor de tirosina-quinase c-KIT na patogenia desta neoplasia já foi comprovado.

Em machos está muito presente na região escrotal, no entanto pode ocorrer em outros locais do corpo da mesma forma.

Sinais Clínicos

A aparência pode variar e ser muito semelhante a outros tipos de lesões cutâneas. Os mastocitomas apresentam nodulações avermelhadas na derme, não encapsuladas e de tamanho que varia de um a 30 cm de diâmetro. O tumor e percebido como uma massa saliente devido a liberação de histamina pelas células neoplásicas, são comuns: prurido, eritema e úlceras.

Diagnóstico

Os mastocitomas são frequentemente diagnosticados pela citologia aspirativa com agulha fina, pois seus grânulos são de fácil visualização ao microscópio. No entanto ainda se faz a avaliação histológica, uma vez que o comportamento e prognóstico do tumor estão relacionados ao nível de graduação histológica. Dessa forma pode se ter uma diferenciação no grau de malignidade do tumor.

Tratamento

Sempre que possível, a ressecção cirúrgica do mastocitoma é a modalidade de tratamento mais efetiva desde que realizada com margens de segurança. A cirurgia pode ser curativa, no entanto em alguns casos de tumores bem diferenciados pode se exigir o uso de tratamento medicamentoso. Nesse caso, a quimioterapia antineoplásica pode ser empregada com o objetivo de cito-redução. Fármacos comumente usados para o tratamento de mastocitomas são a vimblastina, prednisona, ciclofosfamida e lomustina.

Bibliografia

http://www.conhecer.org.br/enciclop/2012a/agrarias/mastocitoma.pdf

Hidrocele

Acumulo de líquido claro e seroso na cavidade vaginal do testículo.

Tipos de distinção da doença: Escrotal e do cordão espermático.

É uma doença relativamente rara nos animais, porém mais comum nos homens. A mais significativa é a do garanhão, portador de hérnia inguinal, onde o exsudato seroso provém da própria alça intestinal herniada.

Sintomas

Testículo: inchado em um ou ambos os lados; na palpação é possível sentir como se estivesse pegando uma bexiga cheia de água.

Sinais e Exames

Massa sensível, muito móvel e instável no interior do escroto que contém o testículo. Um diferencial no diagnóstico é o líquido da patologia.

Para confirmar o diagnóstico fazer uma ultrassom. É facilmente diferenciado de uma neoplasia testicular.

Tratamento

Utilizado somente quando causa algum desconforto ou embaraço para o animal, e também quando se tornam muito grandes.

São duas opções mais comuns para o tratamento:

Aspiração: remove o líquido com ajuda de uma agulha. Cuidados para que o líquido não volte a acumular e infecções.

Cirúrgico (hidrocelectomia): quando acompanhada de hérnia inguinal.

Bibliografia: https://books.google.com.br/books?id=K8gOAQAAIAAJ&pg=PA119&lpg=PA119&dq=hidrocele+testiculo+garanhao&source=bl&ots=5tj_e5Hn9U&sig=kyn2cU5RiZIvGn0k_n9MyKCFgT8&ei=iJKxSuDnNpaCtge145GuCA&sa=X&oi=book_result&ct=result&hl=en#v=onepage&q&f=false

http://www.biologico.sp.gov.br/docs/bio/v69_2/p43-48.pdf

Neoplasias Testiculares

Comum em cães e garanhões; acometem 

normalmente os testículos criptórquios. Acomete os túbulos seminíferos, não produzem hormônios, pois as células que produzem tem neoplasias específicas.

Sinais Clínicos e Exames

Coloração esbranquiçada ou acinzentada, consistência firme e protrui ao corte. Normalmente são benignos e causam dor por pressão.

Microscopicamente: células grandes, agrupadas ou 

difusas; são poliédricas, núcleo que preenche quase 

todo o interior da célula; uni ou multinucleadas.

Tratamento

O tratamento para qualquer neoplasia testicular é a castração. Os testículos devem então ser enviados para a análise histopatológica para um diagnóstico definitivo

Sertoliomas

Os sertoliomas surgem a partir das células de sustentação e tanto as células normais quanto neoplásicas produzem hormônios estrogênicos. São geralmente solitários, mas podem ser múltiplos e bilaterais. São mais comuns em testículos criptorquídicos. Apresentam crescimento expansivo que comprime e destrói o tecido testicular circundante. São firmes, multilobulados, branco-acinzentado, com áreas de necrose, hemorragia ou cistos.

Sinais Clínicos e Exames

Este tipo de neoplasia assume especial interesse face às manifestações clínico-patológicas de feminização decorrente do hiperestrogenismo, peculiarmente caracterizado por atrofia do testículo oposto ao neoplásico, alopecia ventral simétrica, com tendência a hiperpigmentação, pele delgada, depressão ou ausência de libido e ginecomastia.

Tratamento

O tratamento é realizar a retirada do tumor junto com a castração.

Tumor das células de Leydig

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com