TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Video POR QUE AS EMPRESAS VÃO PARA A BOLSA

Ensaios: Resenha Do Video POR QUE AS EMPRESAS VÃO PARA A BOLSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE SÃO SALVADOR

Curso Administração

Maria das Graças Pinto dos Santos

POR QUE AS EMPRESAS VÃO PARA A BOLSA

Salvador

2012

Maria das Graças Pinto dos Santos

Resenha apresentada como requisito parcial para obtenção de nota, para a disciplina Administração Financeira e Orçamentária I, no Curso de Administração, na Faculdade São Salvador.

Orientação: Profº Rubens Pacheco

Salvador

2012

POR QUE AS EMPRESAS VÃO PARA A BOLSA? Marcelo Smarrito, Ativa Corretores de Títulos, Câmbio e Valores S/A, 4 fev. 2010 - 10 min - Vídeo explicativo feito para o programa Investir Hoje, sobre os investimentos feitos por empresas.

Smarrito Marcelo, Diretor na ICAP Brasil São Paulo e Região, Brasil. Serviços financeiros e, anteriormente, Sócio na InvestPartner Investimentos at XP Corretora, Professor na FGV, Diretor na Gradual Investimentos, Diretor na Synapsys, Diretor na AGORA Corretora, CEO na Teleperformance Brasil, CMO na U.NEAR - Grupo Quatro / A, VP de Novos Negócios e Planejamento na Datamidia,FCBi - Grupo Quatro / A, CMO na Investidor Profissional, Diretor na Quatro / A, Gerente na Banco Nacional / Unibanco Formação acadêmica: CIM - The Chartered Institute of Marketing, Liverpool John Moores University, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio Franco Brasileiro.

O vídeo fala sobre o mercado de compra e venda de ações. Explica algumas vantagens que a empresa tem ao abrir seu capital e, ao mesmo tempo, busca convencer poupadores iniciantes a investirem na bolsa. Observe que com a afirmativa “o admirável mundo do mercado financeiro” Marcelo Smarrito tem o propósito de mostrar que não existe mistério no mundo financeiro da bolsa de valores. Que a bolsa está ao alcance de todos.

Para falar do mercado de ações no Brasil, é preciso conhecer a Bovespa - Bolsa de Valores de São Paulo, uma associação civil, sem fins lucrativos, de capital aberto. Tem como função fiscalizar as empresas que tem ações no mercado, os negócios feitos entre os compradores e os vendedores e as próprias corretoras membros. Quem toca a bolsa é o Conselho de Administração, com representantes das corretoras, das companhias e dos investidores.

Até o dia 30 de setembro de 2005, as operações da Bovespa era um pregão viva voz. As negociações eram feitas à base do grito, literalmente falando. A partir daí, a forma de negociação assumiu o sistema eletrônico, chamado mega bolsa. Com o pregão eletrônico ocorreu a Bovespa evoluiu,; além do mais, tem criado mecanismos para incentivar as empresas a se tornarem mais transparentes, a terem mais respeito pelo acionista minoritário e, assim, estão atraindo mais investidores.

Agora, vamos falar das principais vantagens que uma empresa tem ao abrir seu capital, e lançar suas ações na bolsa pela primeira vez (IPOs - Oferta pública inicial): acesso a recursos para financiar projetos de investimento, redução de riscos, uma vez que empresa de capital aberto é menos afetada pela volatilidade econômica. Tem liquidez imediata, ou seja, os empreendedores ou sócios podem transformar parte das ações, negociando na bolsa, vendendo algumas delas ao abrir capital ou no futuro. A empresa pode, ainda, fazer aquisições, utilizando como alternativa de pagamento suas ações, sem precisar descapitalizar sua empresa.

Como consequência da abertura de capital, as organizações são constantemente avaliadas pelos seus investidores, devido à cotação de suas ações. A projeção e reconhecimento de todos os púbicos, em relação às demais empresas, tendo em vista a visibilidade adquirida no mercado, graças à sua exposição na mídia e ao acompanhamento em relação ao seu futuro. Em contrapartida, a esse financiamento, a empresa tem a obrigação de prestar contas, constantemente, ao mercado informações do que estão fazendo.

O vídeo fala, muito superficialmente, sobre ações ordinárias e preferenciais. Por exemplo, quando fala das ações ordinárias (ON), apenas define como aquelas que concedem ao seu titular o direito de voto nas assembleias da empresa, o que não significa que ele terá direito a voto, vai depender do estatuto social da companhia, pois algumas exigem uma quantidade mínima de ações ON para que esse direito possa ser exercido.

No momento que fala das ações preferenciais (PN), aquelas que oferecem preferência no recebimento de resultados, como dividendos, por exemplo, ou no reembolso de capital em caso de liquidação da companhia, esqueceu que o não direito ao voto, para muitos especialistas, pode ser um fator de risco, nesse tipo de aplicação.

Smarrito destaca que o Brasil está vivendo um boom, ou seja, um crescimento acelerado de abertura de capital, onde cada vez mais as empresas estão se financiando na bolsa pela primeira vez. Faz um comparativo da evolução do número de empresas participantes da BOVESPA, onde em 2004

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com