TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultivo Do Sorgo

Exames: Cultivo Do Sorgo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Vírus de Sorgo

O sorgo é suscetível a várias doenças, muitas das quais podem ser limitantes à sua produção, dependendo das condições ambientais e da suscetibilidade do cultivar. As doenças do sorgo causadas pela ação de agentes, tais como: fungos, bactérias e vírus, interferem nas funções fisiológicas normais da planta, com alterações na divisão, diferenciação e desenvolvimento celular, na utilização da água e nutrientes, na fotossíntese e na translocação, utilização e armazenamento de produtos fotossintetizados pela planta.

O virus conhecido como mosaico é uma doença comum da cana-de-açucar,por possuir registros ja no começo do século XX, que causa, em cultivar susceptivel,mosqueado ou necroses nas folhas,raquitismo e esterilidade parcial ou total da planta,resultando redução na produção de grãos e de forragem. A doença é causada pelo vírus do mosaico da cana-de-açúcar (SCMV - "Sugar canemosaic virus"), o qual pertence ao grupo dos Potyvirus. Várias espécies são hospedeiras do SCMV, incluindo, além da cana-de-açúcar e do sorgo, outras gramíneas como cevada, milheto, trigo, milho, arroz, centeio e capim sudão.

Epidemiologia: O vírus é transmitido de maneira estiletar não persistente por, pelo menos, sete espécies de afídeos. O pulgão do milho ( Rhopalosiphum maidis ) é o principal vetor do SCMV. Os afídeos, geralmente, adquirem o vírus a partir da cana-de-açúcar ou de gramíneas perenes infectadas e depois o transmitem para outras plantas.

Sintomas: O vírus provoca o aparecimento de dois sintomas: o de mosaico típico e o necrótico. No primeiro, aparecem, nas folhas, áreas verde-claras entremeadas com áreas verde-escuras. Normalmente, esse sintoma é mais evidente em folhas mais novas, podendo desaparecer com o envelhecimento da planta. No necrótico, aparecem, nas folhas, áreas necrosadas de cor avermelhada ou amarelada, dependendo da cultivar atacada. Esses tipos de sintomas, na maioria das vezes, levam a planta do sorgo à morte, principalmente quando a infecção ocorre prematuramente.

Controle: A utilização de cultivares resistentes ou tolerantes é a maneira mais eficiente de controlar a doença. O controle da doença por meio do controle de vetores não tem sido satisfatório tanto do ponto de vista econômico quanto da eficiência de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com