TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ovinos e Caprinos

Por:   •  19/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

CONDICIONANTES DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

As condicionantes atuam sobre todos os indivíduos, mas a reação de cada um deles são diferentes.

A difusão de tecnologia não é um processo uniforme. Não ocorre com a mesma rapidez e intensidade entre os diferentes produtores e regiões. As pessoas vão aderindo ao novo com intensidade e velocidade diferentes. Por isso, devemos olhar caso a caso, uma vez que são pessoas com ideologias e pensamentos diferentes.

Dentre as categorias de condicionantes gerais da adoção de inovações, podemos citar:

  • Ignorância;
  • Impotência;
  • Não disposição;

Um produtor toma uma decisão favorável ou não a uma mudança impactado por um certo grau de ignorância, por uma certa percepção da impotência e pela presença de um contexto qualquer que leve à uma não disposição. Quando categorizamos, devemos pensar que os indivíduos estão subordinados a situações em que essas três condicionantes acontecem ao mesmo tempo, porém, vão ter mais ou menos importância para um ou para outro.

Quando apresentamos uma inovação á alguém, precisamos ter alguma informação sobre qual o nível de conhecimento do indivíduo sobre o assunto, isso é importante para estarmos preparados para levar justificativas, sanar dúvidas e adequar a apresentação. Quando o indivíduo demostra interesse e curiosidades, significa que ele carece de novas informações para ajudar no seu processo de tomada de decisão. Em outras palavras, quando o indivíduo possui um nível de ignorância muito alto sobre uma determinada inovação e não consegue sanar as dúvidas, sua decisão será contrária no processo de decisão.

O nível de impotência vai sendo percebido ao longo do processo, mas pode ocorrer no momento da percepção. A não disposição, por sua vez, já aparece logo no momento da percepção, seja por motivos de frustação, falta de confiança ou por se acreditar que não necessita da inovação.

Alguns fatores que estão relacionados com as decisões para adotar inovações incluem:

1) Condições socioeconômicas e características de produtores – os fatores socioeconômicos incidem sobre a realidade objetiva do indivíduo, isso irá nos permitir adequar a inovação à realidade em que nos encontramos. Além disso, o produtor teme correr riscos, nesse caso, o nosso discurso deve assumir a existência do risco. Não dá para o indivíduo superar a ignorância, a impotência e a não disposição se ele sente que está arriscando o que tem. Precisa haver um processo de diálogo sobre o risco, para que seja avaliado se o mesmo é possível ou não. Dessa forma, podemos dizer que todo processo de decisão é marcado pela percepção do risco. Ademais, a condição fundiária deve ser conhecida para que possamos dar alternativas e saber as reais condições de risco. É muito difícil propor inovação que implica investimento na propriedade se o indivíduo não é dono dela, uma vez que o indivíduo pode se acanhar em correr riscos. O grau de organização social, ou seja, se o indivíduo faz parte de uma cooperativa, associação, etc. também ajuda na hora da tomada de decisões, uma vez que o indivíduo se sente mais corajoso à correr riscos.

2) Características da produção e da propriedade rural: nesse caso, levamos em conta os fatores da produção e dos sistemas produtivos, ou seja, como a atividade está organizada, que tipo de manejo é utilizado, muita ou pouca mão de obra, resultado final, capital disponível, etc. Nesse sentido, podemos visualizar se a inovação fará mais ou menos sentido, ou seja, estará mais ou menos articulada com o resultado final que esperamos. Outra coisa muito importante é a localização e o tamanho da propriedade, evidentemente, uma inovação deve estar adequada ao tamanho do negócio. Por exemplo, não podemos investir em uma sala de ordenha com um número de equipamentos se o proprietário não possui tantos animais. A localização, por sua vez, é importante para definirmos acessos, estradas, rotas de comercialização, tipo de energia e internet, etc. além disso, as características físico-ambientais da propriedade é de suma importância para definirmos as decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com