TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animais Como Sistemas Biológicos

Por:   •  24/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

O mais importante é o funcionamento do organismo.

UM animal atinge o seu bem-estar ao crescer e desenvolver-se, reproduzir-se, ter as funções fisiológicas e comportamentais normais, ter uma longa longevidade e elevado fitness.

Nesta perspectiva levantando questões de bem-estar as situações de doença, dor, mal nutrição alguns autores e especialistas acreditam que os animais sentem o sofrimento. Outros por outro lado atribuem pouca importância ao que um animal sente, pois são da opinião que questões de bem-estar so são preocupantes quando o sistema biológico são afetados em termos de sobrevivência ou de reprodução.

Natureza dos animais

Esta visão é obtido se os animais se encontrarem em locais naturais onde possam comporta-se de forma natural, onde possam realizar os comportamentos específicos da espécie.

- Para testes e estudos comparam o comportamento dos animais em estado selvagem e em cativeiro.

- Tais estudos convergem para um bem-estar em que o comportamento animal é natural, adaptativo ao ambiente e que permita um bom funcionamento biológico no nível de sobrevivência, saúde e sucesso reprodutivo.

Medidas de bem estar animal

O bem-estar animal pode ser medido através de metodologias que reflitam com exatidão este conceito em diferentes situações.

- Fisiológicos e comportamentais.

Fisiológicos, são comumente avaliados sinais de stress como as endorfinas, corticosteroides, batimento cardíaco, entre outros. Contudo fatores genéticos e/ou ambientais podem produzir diferentes estados físicos, mesmo que o estado mental do animal não esteja comprometido. Por exemplo, “O animal pode encontra-se de perfeita saúde, mais ansioso, apresentando parâmetros fisiológicos alterados por se estar pontualmente numa situação de stress.”

- Outra limitação reside na difícil interpretação desses fatores que podem ser aumentados tanto por experiências positivas (presença de semelhante) como por negativas(presença de predador).

O estudo de emoções e fatores comportamentais nos animais é limitado mais vem crescendo bastante. Uma das abordagens desta avaliação é o estudo da comunicação entre animais. Estudo de Poindron e Levy(19990) exemplificam que o nível comportamental, e as medições são muitas vezes feitas as situações e não ao próprio animal. As preferencias e o esforço feito pelo animal em determinada tarefa da indicação de quanto o animal necessita de determinado recurso e de como a sua ausência poderá afetar o seu bem-estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com