TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Aves de Produção

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CESUMAR

Helena Arriagada Cunha- RA: 1916454-2

Gabriele Viana dos Santos- RA: 1900282-2

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

AVES DE PRODUÇÂO

Professora: Maria Christine

Curitiba/2019

  1. Introdução

A avinocultura no Brasil apresentou uma grande evolução, ficando em primeiro lugar entre carne bovina e suína a serem exportadas. Devidos aos cuidados e a implementação do bem-estar dentro de fabricas nacionais, os consumidores e produtores estão se preocupando com a qualidade da carne e o bem estar que o animal esta tendo ao ser selecionado para  ser uma carne de corte, visam também o lucro de não terem a perda de animais em más condições.

.

  1. Desenvolvimento

A importância da produção de aves no mundo é indiscutível, a linhagem genética vem crescendo em alta velocidade, juntamente com o crescimento tecnológico na área da nutrição, manejo e sanidade, a condução da criação de aves em nível industrial.

Muitos problemas estão sendo solucionados para uma melhor produção juntamente ao bem estar das aves, como práticas de manejo e criação. Em parceria pesquisadores e avicultores trabalham para assegurar que os sistemas não prejudiquem a qualidade de vida e a produção das aves.

O conceito de Broon refere-se ao estado em que dentro de uma escala, o animal deve estar em um estado mensurável. Ao considerar a avaliação do bem estar, é necessário ter um bom conhecimento sobre os parâmetros biológicos do animal a ser avaliado, e devem ser feitas tentativas para medir os sentimentos e interesses do individuo.

No Brasil a preocupação com bem-estar animal não é recente, o Ministério Agricultura de Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em 1934 foi instituído o Decreto nº 24.645, que estabeleceu medidas de proteção animal. O Art. 9º estabelece que: “No caso do animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor” (Brasil, 1934).

As aves precisam ser criadas e processadas em condições adequadas de conforto. Não devem ser submetidas ao estresse, descarregamento de forma errada e estresse na transferência. Os avicultores precisam ter um conhecimento e treinamento para conhecer a fisiologia e o comportamento da espécie.

O trabalho em conjunto com profissionais e produtores com observações contínuas de instalações, equipamentos, manejo e principalmente dos animais, irá garantir o bem-estar das aves e consequentemente uma produção eficiente. Feito isso, o caminho estará certo para a produção de produtos de origem animal cada vez melhor, tanto para o animal, produtor e consumidor final.

  1. Conclusão

Dessa forma, pode se observar que o bem estar animal é um dos assuntos mais discutidos na cadeia produtiva animal no momento atual. Com isso, tem impulsionado diversas medidas para atender as questões relacionadas ao bem estar animal na avicultura.

A tendência no cenário avícola atual é o uso de sistemas de criação, destinados e manejos pré-abate e abate que eleve o bem estar animal no Brasil e no mundo.

O sistema alternativo vem substituindo o sistema convencional por oferecer uma maior qualidade de vida às aves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com