TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Por:   •  23/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 5

                                                  [pic 1]

UNITPAC – Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos

                     

                                                 agronomia

                                                     Estudo Dirigido

                                                                         André Rodrigues Puentes

                                                                         Amanda Ribeiro Campos

                                                                         Maria das Dores Alves Marinho

                                                   Araguaína-TO

                                                         Março/2023

QUESTÃO 1 – REDAÇÃO

O setor do agronegócio corresponde a cerca de 21% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, de acordo com o site de notícias G1. Esse é um setor que destaca o país mundialmente como um grande “player” na produção e exportação de alimentos. No contexto hodierno, de maior conscientização dos consumidores quanto a adoção de práticas sustentáveis para a produção de alimentos, o Brasil necessita continuar investindo em pesquisa e em tecnologia para manter-se competitivo no mercado, além de mitigar os impactos que causa sobre o meio ambiente relacionados, sobretudo, ao desmatamento e a degradação do solo.

 O desmatamento é uma prática em tese deletéria, mas que foi conveniente desde a colonização portuguesa quando era extraído a vegetação nativa para abrir pastos e áreas de cultivo. Ao longo desses anos o Brasil expandiu suas áreas produtivas e se tornou potência mundial na produção de alimentos, contudo, a exploração excessiva, com fins imediatistas não é sustentável a longo prazo. Em vista disso, torna-se imperioso que tenha maior aproveitamento das áreas já ocupadas e que florestas importantes como a Amazônia tenha seus limites respeitados, uma vez que a mesma possui grande importância para o regime de chuvas do país.

 Quanto a degradação do solo, a mesma ocorre, principalmente, quando a agricultura é extrativa, assim, os recursos naturais são tirados sem haver reposição. Sem o manejo adequado da área, com o controle de plantas daninhas, da erosão e lixiviação do solo, entre outros cuidados, a mesma poderá deixar de ser produtiva e acabar sendo abandonada por não compensar os gastos que representa. Logo, é necessário o investimento em agricultura tecnificada, que apresente boas práticas de manejo do solo e tecnologias para maior aproveitamento de área e produtividade. Outrossim, é necessário o setor da pecuária atuar de maneira mais sustentável, por exemplo, aderindo a produção de Carne Baixo Carbono.

 Enfim, vários podem ser os impactos sobre os recursos naturais gerados com o avanço do agronegócio, contudo, o setor vem se modernizando, e se tornando mais sustentável no Brasil. A exploração predatória e egoísta dos recursos naturais, sem responsabilidade pode manchar a reputação de um país mundialmente, chegando até ao boicote de seus produtos. Logo, mudanças positivas vêm ocorrendo devido à pressão do consumidor, da legislação e também devido a conscientização do pecuarista e agricultor. Nota-se, por fim, que as leis são necessárias para estabelecer limites e regras, no entanto, a “consciência é muito mais impositiva que as leis, e pode transformar uma sociedade” (Afonso, 2014). Assim sendo, a Ciência da Agroecologia se torna fundamental para essa conscientização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com