TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Choque patologia

Por:   •  8/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 3

Choque

Falha circulatória generalizada, o débito cardíaco cai drasticamente e consequentemente a pressão arterial também.

Base: partir do principio que nosso sistema circulatório é fechado e completo.

Tipos de choque

- Choque hipovolêmico

- Choque cardiogênico

- Choque neurogênico

- Choque séptico

- Choque anafilático

Pressão: é o que garante que todas as células do corpo estão recebendo oxigênio, nosso sistema é pressurizado. A pressão deve ser ideal: 120mmHg na diástole e 80mmHg na sístole.

Choque cardiogênico: gênese do coração, diminui o débito cardíaco, diminui a pressão arterial, hipóxia/ anóxia.

Choque neurogênico: gênese do choque esta no sistema nervoso, os vasos ficam sem controle. Os vasos da periferia vão dilatar muito e o sangue vai ficar nos tecidos e não vai chegar no coração, paciente hiperêmico.

Choque séptico: sepsemia (bactéria no sangue = bacteremia) na sepsemia essa bactéria se prolifera e adentra o organismo, ocorre uma grande vasodilatação por causa da resposta inflamatória, problema distributivo de sangue.

Choque anafilático: o sistema imune vai combater os antígenos, resposta alérgica exagerada, gerando vasodilatação generalizada.

Choque hipovolêmico: pouco volume de sangue circulante. Possíveis causas: hemorragia e desidratação (vômito e diarreia).

1. Primeiro estágio, fase não progressiva

São ativados mecanismos de reflexos de compensação para manter a irrigação sanguínea nos órgãos vitais. Esses mecanismos inclui a ativação de barorreceptores para a manutenção da pressão sanguínea e a liberação de hormônio antidiurético e liberação de adrenalina e noradrenalina. Os efeitos são: taquicardia, vasoconstrição periférica e manutenção do liquido nos rins. Nesse caso o choque pode ser reversível.

- barorreceptores: avaliar se a pressão esta correta ou não. Se localizam no coração na aorta e nas carótidas. As carótidas são para o sistema nervoso, especificamente para o Bulbo que tem o Núcleo trato solitário que entende as variações de pressão que chegam até lá pelos nervos aferentes.

- resposta neuro endócrina: elevar a pressão arterial. O bulbo manda estimulo para o coração ou vasos pelos nervos simpáticos para aumentar o débito e a pressão. O estimulo é na parede vascular para fazer vasoconstrição, assim libera noradrenalina ou adrenalina pelo nervo simpático (no sistema nervoso, resposta rápida), já a adrenal libera noradrenalina ou adrenalina pela medula adrenal (sistema endócrino, resposta lenta).

- sistema renina angiotensina aldosterona: o rim não suporta pressão arterial baixa: Aparelho justa glomerular  renina  angiotensinogênio  angiotensina I  angiotensina II

Aldosterona (volemia): formada na córtex da adrenal ela reabsorve sal e água, ou seja, mantém o liquido dentro da circulação, causa anúria. E tem também o ADH vasopressina que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com