TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dia de Campo

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 9

Tema: Dia de Campo

O Dia de Campo é um método eficiente para divulgar tecnologias práticas agropecuárias sustentáveis voltadas para o meio rural. O serviço de extensão rural foi implantado no Brasil em 1948 (EMATER-RJ, 1996). O movimento faz com que haja uma comunicação grupal que permite a troca de conhecimento, desperta e motiva os participantes o interesse em adotar novas práticas.

Esse método tem como objetivo despertar o público a importância econômica, social e ambiental de adotar novas tecnologias e práticas sustentáveis

Para a escolha do agricultor ou agricultora que terá sua unidade  familiar como sede da realização do evento, devem-se observar os  seguintes requisitos:

  1. Aunidade familiar de preferência deve ser acompanhada pelo IPA.
  2.  A experiência se enquadra na categoria de trabalhos exitosos
  3. A tecnologia ou prática é adequada a agricultura familiar e inclui ações sustentáveis no âmbito social, econômico e ambiental.

O planejamento do Dia de Campo deve ser encarado com muita seriedade, pois é dele que depende todo o sucesso do evento. Na elaboração do planejamento, a equipe de coordenação deverá programar reuniões e envolver todos os que irão realizar o evento nas decisões quanto ao tema, à época de realização, aos conteúdos técnicos a serem priorizados, e à divulgação entre o público interessado.

Várias definições, escolhas e decisões deverão ser tomadas para culminar na realização do Dia de Campo, tais como:

  1. Local do evento, onde a comissão organizadora deve visitar o local do evento,

observando as condições da estrada,  o acesso e a viabilidade.

  1. Escolha da data para a realização do Dia de Campo , onde o agricultor e sua família deverão ser consultados, sendo  consideradas algumas variáveis, como a época do ano relacionada às estações de seca ou chuva, dia de feira no município, além de outros.
  2. O plano do Dia de Campo que  é um documento que visa o acompanhamento e liberação de recursos para essa atividade pelo Departamento de Assistência Técnica – DEAT
  3. Definição das datas de reuniões e treinamentos com os guias e os instrutores, preparando assim cada um para a sua função, deverão ser incluídos treinamentos

com todos os envolvidos, para que todos estejam cientes das suas responsabilidades no Dia de Campo

  1. Eleger uma comissão organizadora do evento, composta por agricultores e agricultoras, extensionistas, parceiros e colaboradores A comissão organizadora

poderá ser distribuída entre os cargos de coordenação geral, instrutores e apoios administrativos

  1. Os  coordenador(es) do Dia de Campo devem participar ativamente de todas as ações do evento, desde seu planejamento até sua completa execução. Todos os detalhes técnicos e administrativos devem  ser do seu conhecimento, para que possa(m), de fato, direcionar e coordenar a execução das ações planejadas.
  2. Os instrutores são os principais atores para o êxito do Dia de Campo. As ações que os instrutores desenvolvem, antes e durante, são da maior importância para a execução do evento. Tem que ter fácil comunicação, firmeza nas informações e capacidade de controlar os imprevistos.
  3.  O guia tem um papel todo especial, que é o de conduzir e coordenar cada grupo de participantes, durante o trajeto entre as estações e em todas elas.
  4. Uma, duas ou mais pessoas deve(m) atuar como recepcionistas e em local estratégico, receber e orientar os participantes sobre como será a sequência das estações, a começar pela inscrição
  5. O pessoal de apoio administrativo pode ser dividido em grupos que fiquem responsáveis:

- Pelo abastecimento de água/café, em local próximo à cada estação,

- Limpeza e organização dos banheiros.

- Manutenção dos serviços de apoio didático, em cada estação, se for o caso, para auxiliar o(a) instrutor(a) em alguma atividade prática.

- Auxiliares técnicos que ajudem na confecção e no preparo de material técnico e de divulgação. Tais como folhas soltas, folhetos, apostilas, placas informativas (recepção,  banheiros, água )

           11.  Em local agradável e de fácil acesso, uma ou mais recepcionistas deverá se dedicar, exclusivamente, a inscrever os participantes e dar informações sobre a execução do evento e dos serviços de apoio – água, lanche, refeições etc.

As inscrições pode ser feita antes do dia do evento, utilizando-se diversos meios de comunicação (correios, telefone, “fax”, “e-mail” ) para facilitar a organização dos grupos no evento,  pode-se seguir o exemplo a baixo:

Ex¹ - Cada grupo de participantes deve ter um número (“1”, “2”, “3”, “4”...) ou letra (“a”, “b”, “c”, “d”...), para facilitar o reconhecimento do seu grupo pelo guia e vice-versa. Neste caso, o guia deverá estar com o número ou letra numa placa ou em um crachá que corresponda ao seu grupo.

Ex:² Poderá ser providenciada uma camisa de cor diferente para cada guia ou até mesmo um detalhe e utilizar estas cores para a confecção do crachá dos participantes, visando à formação dos grupos por cores.

Esses exemplos pode facilitar a identificação do guia e dos componentes de cada grupo e a funcionalidade do Dia de Campo.

Á medida que os primeiros participantes começarem a chegar ao local do evento (os) as recepcionistas deverão iniciar as inscrições, coletando dados como nome completo, CPF/RG, nome da comunidade e do município do participante.

Quando se planeja um Dia de Campo, deve ter-se muita atenção sobre os seguintes aspectos:

- Quantas pessoas (em média) participarão do evento?

- Quais as características sociais, culturais e econômicas do público?

- Que organizações/instituições serão convidadas?

Estas e outras indagações e observações devem ser  feitas e analisadas, cuidadosamente, para que a Comissão Organizadora tome decisões certas sobre o planejamento da metodologia a ser adotada.

Ter Deslocamento para todos os envolvidos e participantes  do evento,  a agua, comida, lanches, maquinas, equipamentos, também tem necessidade de transporte, com antecedência no evento.

  1. As estações são espaços distribuídos de forma sequenciada e organizada na unidade familiar. O número de estações varia em função do volume e especificidades das informações. No entanto, não deve programar-se mais que seis estações. O tempo necessário de cada estação deverá ser entre 20 a 30 minutos para cada uma delas. As estações devem ser organizadas e instaladas em uma sequencia lógica, abordando os principais aspectos ou etapas do tema proposto. Tem que haver uma distancia para que um não interfira na outra.
  2. Conteúdo técnico a ser abordado por estação deve estar em consonância com o tema central do Dia de Campo. Para a escolha do que será abordado em cada estação, deve-se levar em consideração os aspectos mais relevantes do tema escolhido que poderá ser apresentado de forma teórica e prática.
  3. Todo material didático disponibilizado aos participantes como apostilas, folhetos, folders, entre outros, deverão ter a melhor qualidade possível, em termos técnico-científicos e de impressão.
  4. Os Recursos financeiros deverão ser realizados cálculos detalhados de todas despesas, como por exemplo: deslocamento, combustível, materiais técnicos/didáticos, alimentação, divulgação etc.
  5. A alimentação é um item tão importante quanto às outras ações  do Dia de Campo e deve ser planejada desde o fornecimento de água,  café, lanche, até almoço e jantar, dependendo do horário de realização do evento. É importante considerar a dimensão do trabalho com o preparo e ou distribuição da alimentação.
  6. Deve ter  muito cuidado na escolha, preparo e instalação dos recursos audiovisuais a utilizar em cada estação. Geralmente, no campo. Outros recursos poderão ser usados, (dependendo, sobretudo, do ambiente da estação)

SUGESTÃO:

Deverão ser colocadas quantas placas forem necessárias para que os condutores dos veículos visualizem o caminho, até chegar à unidade familiar/estação experimental.

  1. Algumas parcerias podem ser formadas para a realização do evento. Neste caso, devem-se considerar possíveis parcerias em capital, materiais e ou serviços, junto a diferentes entidades interessadas na realização do Dia de Campo.
  2. O Dia de Campo deverá ser realizado entre duas e quatro horas, condicionado ao número de participantes e de estações. Para decidir corretamente, deve-se considerar: horário do início da chegada dos participantes; tempo necessário em cada estação entre outros.

Como forma de avaliar o Dia de Campo “Alternativas para Agricultura Familiar” como ferramenta de comunicação e extensão rural para pequenos agricultores foi sistematizado o interesse de adoção das alternativas apresentadas pelos grupos presentes no evento, através da demanda por serviços de ATER destes grupos à equipe organizadora, sobre as alternativas apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (303.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com