TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimorfismo Sexual

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 3

DIMORFISMO SEXUAL

        O dimorfismo sexual, que pode ser observado em várias espécies animais, é quando pode-se diferenciar o macho da fêmea pela aparência externa. Conseguimos ver essas diferenças no tamanho, coloração de pelagem ou penas, odor, vocalização entre outras características.

        Estas características são determinadas pela intensidade da competição por fêmeas ou território, e pela qualidade ou quantidade de alimento consumido pelos indivíduos durante o desenvolvimento. Assim, pode-se dizer que vemos a maior ocorrência de Dimorfismo sexual em populações que vivem em clima mais quente por ter uma boa distribuição de alimentos.

Na maioria das espécies o sucesso reprodutivo das fêmeas e dos machos é determinado de diferentes maneiras, as fêmeas precisam produzir o máximo de filhotes sobreviventes, enquanto os machos, precisam atrair as fêmeas e ter sucesso nos acasalamentos. Estas diferenças são base para a emergência da várias formas de Dimorfismo Sexual.

DIMORFISMO SEXUAL – AVES

Quando se trata de aves, é observado que a maior ocorrência de dimorfismo sexual está presente na plumagem. E geralmente o macho tem mais ‘’enfeites’’ que a fêmea, um exemplo disso é o pavão (Pavo cristatus).

Observa-se também em aves que apresentam dimorfismo sexual, que as fêmeas são mais pardas(marrom, bege) e em alguns casos são verdes como a fêmea do Volatina jacarina(mais conhecida como tiziu). E quando acontece de a fêmea ser colorida, ela é mais clara e desbotada para não atrair a atenção de predadores.

O dimorfismo sexual pode ser altamente perceptível ou menos evidente, em alguns casos é preciso um olhar mais atento e profissional para perceber diferenças, como pode-se ver no pássaro Molothrus bonariensis (chopim), onde a fêmea é marrom-escuro e o macho é preto-azulado. Em outras aves o que diferencia o macho da femea podem ser apenas listras quase imperceptíveis, cor do bico, tamanho da cauda, manchas nas asas entre outras.

Nas aves, uma plumagem com cores mais nítidas, brilhantes e fortes é indicativo de saúde, característica que as fêmeas buscam em seus parceiros. Assim como machos que tem caudas mais longas que outro da mesma espécie chamam mais atenção da fêmea. Estes são exemplo da seleção sexual.

O tamanho corpóreo talvez seja uma das diferenças mais perceptíveis entre machos e fêmeas, podendo acontecer devido à genética e/ou interferência externa. E esta característica pode aparecer em diferentes idades dependendo da ave.

EXEMPLOS:

Gallus gallus domesticus : o galo e a galinha tem algumas diferenças perceptíveis. O galo possui uma crista maior, os esporoes acima dos pés que servem para a defesa do animal durante briga e ataque de outros animais, penas brilhantes no pescoço, asa e costas, o galo também possui penas do rabo mais compridas. Além disso, observa-se diferença na vocalização.

Pato-real (Anas platyrhynchos) : o macho desta espécie tem o bico amarelo, cauda esverdeada, dorso acinzentado e peito marrom-escuro. A femea além de ser menor que o macho tem a coloração mais discreta e mais clara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (295.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com