TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Nutrição de Ruminantes

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DIRIGIDO

Nutrir o animal é diferente de alimentar, e através disso também é observado que o importante não é somente a quantidade de alimento ofertada. Comente sobre:

Nutrir trata-se de fornecer qualquer constituinte alimentar que entra no metabolismo celular para manutenção e produção do animal. Já alimentar, trata-se do processo de fornecimento racional do alimento ao animal, na forma mais adaptada às suas preferências e condições fisiológicas. O importante não é somente a quantidade de alimento ofertada, mas sim a proporção, a quantidade de cada ingrediente e a forma de oferecimento.

Explique o conceito de Nutrição.

Ciência que engloba o conjunto de processos que vão desde a ingestão, digestão do alimento e assimilação dos nutrientes pelas células. Está atrelada aos alimentos, nutrientes, exigências nutricionais e técnicas de alimentação.

Diferencie ingestão de digestão.

Ingestão é o ato ou efeito de ingerir; deglutir alimentos ou outras substâncias através da boca, para o interior do tubo digestivo. digestão compreende os processos químicos e físicos que são responsáveis pela transformação do alimento em seus nutrientes, e os mecanismos de transporte até as células do intestino.

Diferencie nutriente essencial de nutriente não essencial. 

Nutriente essencial não necessita de transformações catabólicas ou anabólicas para serem metabolizados, não são sintetizados pelo organismo animal, portanto, devem ser fornecidos via alimentação. Nutriente não essencial são sintetizados pelo organismo animal ou que podem ser produzidos por outras vias por meio de outros nutrientes.

Comente sobre metabolismo de manutenção e metabolismo de produção.

Metabolismo de manutenção corresponde às necessidades do organismo animal durante um período de 24 horas, em repouso, sem perda nem ganho de peso. Metabolismo de produção é a parcela adicional destinada a atender um trabalho útil qualquer: lactação, ganho de peso, produção de lã...

Diferencie dieta de ração.

Ração é todo alimento ingerido em um período de 24horas. Dieta são os componentes da ração, ingrediente alimentar ou mistura de ingredientes, incluindo a água, a qual é ingerida pelos animais.

Dentro das exigências nutricionais dos animais existe o conceito de deficiência nutritiva e carência. Explique a diferença existente entre eles.

Deficiência nutritiva: Inexistência ou insuficiência de um nutriente essencial sem acarretar em sintomas visíveis. Carência: Quadro sintomático apresentado pelo animal como consequência de deficiência nutritiva.

Explique a diferença entre conversão alimentar e eficiência alimentar.

Conversão alimentar: Capacidade de um alimento de se converter em uma unidade de produto animal.(Consumo de alimento/Ganho de peso); Quanto MENOR, melhor!!!  Eficiência alimentar: Quantidade de produto animal obtida por uma quantidade unitária de alimento.(Ganho de peso/Consumo de alimento) Quanto MAIOR, melhor!!!                                                                                                                            

Escreva as partes de fracionamento dos alimentos (constituintes dos alimentos).

Alimento > Água, Matéria seca > Matéria mineral, Matéria orgânica > Vitaminas, Gorduras, Proteínas, Carboidratos.

Cite 5 funções da água para os animais.

É pela água que são transportadas os nutrientes, moléculas e outras substâncias; Essencial em processos fisiológicos, desde a digestão até a absorção e excreção de substâncias; Atua como lubrificante nos processos de mastigação, deglutição, excreção e nas articulações; Auxilia na regulação da temperatura corporal; É necessária para o bom funcionamento dos rins, intestinos e sistema circulatório.

Como está distribuída a água no corpo dos animais? E qual a porcentagem de água IC e EC?

Distribuída de forma heterogênea no corpo animal, de maneira a manter o equilíbrio dinâmico entre os tecidos do organismo; A água intracelular (IC) representa ± 50% do PV, enquanto que a do conteúdo extracelular (EC) ± 15%.

Quais os 2 tipos de água que estão ligados ao metabolismo?

Diretamente do meio ambiente (água exógena); Produção de água a partir de moléculas orgânicas por ≠ reações bioquímicas (água endógena ou metabólica).

Quais são as fontes de água? Descreva.

Água de bebida: é a principal fonte de água para os animais, devendo ser limpa e livre de contaminações. Água coloidal: representa a água presa nos alimentos. Água metabólica: refere-se à água formada durante o processo de oxidação dos H2 contidos nas proteínas, CHOs e gorduras a nível de metabolismo orgânico.

Quais as características de qualidade de uma água?

Minerais (traços): a presença de elementos tóxicos como F, Se, Fe e Mo em excesso são extremamente tóxicos. Nitrogênio: presença na água indica decomposição de MO, contaminação fecal ou nitratos. Os animais têm baixa tolerância à presença de nitratos solúveis na água! Coloração: uma boa água deve ser incolor, inodora e insípida.

Explique o mecanismo de sede? Que hormônio atua? Qual sua função?

Em conjunto com o hormônio antidiurético (ADH), a sede exerce um papel muito importante na homeostase da água. Função: assegurar que a água seja reposta prontamente, quando ocorre uma deficiência. Outro aspecto de regulação de sede é o da saciedade.

Cite 6 fatores que afetam na quantidade de água consumida pelo animal.

Ambiente, PV, taxa de atividade metabólica, temperatura; Ingredientes da dieta, estado de saúde e nível de estresse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (149.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com