TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extensão Rural

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

Milho

Os principais estados produtores no país são Paraná e Mato Grosso, sendo que o Centro-Oeste é a região com maiores índices de produção. No estado de Mato grosso o plantio de milho vem em seqüência do plantio de soja, e ocorre no máximo em fevereiro, pois, assim diminui o risco de perdas devido à seca.

Para os próximos dez anos a Conab considera baixa a projeção de produtividade que ficou entre 5 e 6,4 toneladas por hectare. As áreas de plantio de milho não devem aumentar, pois geralmente as áreas de soja liberam espaço para o plantio do milho. Já o consumo interno de milho também não aumenta muito, diferentemente da exportação que cresce cerca de 24,74 milhões de tonelada. Até 2023 serão produzidos cerca de 93 milhões de toneladas de milho.

Soja

Os estados de Mato Grosso e Paraná lideram a produção de soja no Brasil. Outra região conhecida como Matopiba que corresponde cidades localizadas nos estados do (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) vem apresentando grande potencial para a produção de grãos, e já em 2013 corresponde a 9,2% da produção brasileira.

O Conab acredita que nos próximos dez anos o Brasil supere a projeção de 3,3 toneladas por hectare. O crescimento esperado é de 21,8%. Número este que ainda fica atrás dos 66% de crescimento nos últimos dez anos.

Junto com o crescimento da produção vem a demanda do mercado interno e externo, além de também o biodiesel e rações de animais. A área para plantio deve aumentar cerca de 24,3% até 2023 chegando aos 34,4 milhões de hectares.

Leite

O leite é um produto que tem grandes possibilidades de crescimento. Porém, a Embrapa Gado de Leite considera baixa a projeção de crescimento de 1,9% ao ano para os próximos anos, já que, nos últimos anos o país tem crescido 4% ao ano.

O crescimento da produção aumenta, mas junto com ele vem o consumo. Este deve aumentar os mesmos 1,9%, mas que ficaria um pouco acima da produção. Isto exige que em 2023 o país importe cerca de um bilhão de litros de leite.

Carne

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram os estados que mais abateram animais em 2012. Segundo a projeção, a carne de frango é que tem maiores índices de crescimento com 3,9% ao ano. Em seguida vem a bovina com 2% e a suína com 1,9%. A produção total de carne no país deve crescer 34,9% até 2023.

A preferência dos brasileiros é pela carne bovina, e o consumo deve aumentar 3,6% ao ano.

Os três tipos de carne têm bons números nas projeções de exportação, porém destaca-se a carne suína com crescimento 2,6% ao ano. Em seguida vem a bovina com 2,5% ao ano. A Rússia se destaca como destino para as carnes bovinas e suínas, e a Arábia Saudita como destino da carne de frango.

Agronegócio

No Brasil o agronegócio tende a crescer bem nos próximos anos. Algumas das projeções são bem animadoras. Talvez algumas coisas devam ser observadas com um pouco mais de atenção, como por exemplo, o leite. Pois um país com tanto potencial para a produção ter que importar leite não seria aceitável.

As projeções podem ser melhoradas, pois o país tem potencial. As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com