TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Mercado de Codornas

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Introdução

A criação de codornas é um ramo de atividades em avicultura que vem despertado interesse devido ao rápido retorno econômico, além de possuir um grande mercado de ovos, ainda lucra com carne e venda de penas. (1)

Por possuírem rápido crescimento, baixo consumo alimentar e alta produtividade são altamente lucrativos. Se maneja de maneira correta geram até 300 ovos por ano, em baixas necessidades de espaço.

A carne apresenta sabor caracterista e alta aceitação pelo consumidor que é a considera uma fina iguaria. (1)

As codornas (Cotumix coturnix sp) são originárias da Europa e Ásia, sua criação para fins econômicos iniciou-se em 1910 no Japão, China e Coréia, onde iniciariam se pesquisas de melhoramento genético a fim de aumentar a produtividade, gerando novas espécies capazes de produzir grandes quantidades de um produto específico. (1)

Para cada fim lucrativo existe uma espécie específica. Os cuidados na implementação da cotonicultura devem ser rigorosamente seguidas, para garantir a produtividade. Hoje é uma importante alternativa para pequenos produtores rurais já que necessitam de poucos cuidados específicos.(2)

Em 2002, segundo o IBGE a população brasileira de codornas para fim produtivo era de 2.464.000, porém acredita-se que atualmente este número tenha crescido potencialmente devido a alta demanda por estes produtos. (2)

Portanto, a justificativa para a implementação de uma cutunicultura em uma propriedade está no mercado ascendente de seus produtos, no rápido desenvolvimento destas aves, fácil manejo alimentar e reprodutivo e alta capacidade produtiva.

  1. Mercado

Apesar de existirem variações no preço devido a praticas de consumo em diferentes estados, o rendimento lucrativo de venda de ovos de codorna gera cerca de 300% de lucro para os produtores. (3)

O mercado de cotonicultura ainda tem maior procura do que demanda produtiva . O retorno do investimento para venda exclusiva de ovos vem em 18,5 meses para venda de carcaça em 52,5 meses . (3)

  1. PETROLLI T.G; MATEUS K; RODRIGUES M. Criação de codornas: pequenas e lucrativas. SB Rural. N 65. 2011        
  2. MATOS E.H.S: Dossiê técnica: Criação de codorna Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas 2007.        
  3. BROGNONI E; FURLAN C; TURCO P.H.Netal. Análise de Investimento na produção de ovos de codorna: uma visão econômica da atividade Arisite – Ciência e Tecnologia 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com