TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  17/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE PIO DÉCIMO
 CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA I
 
PROFESSOR (A): EDNA QUITÉRIA DO AMORIM COSTA
[pic 1][pic 2]

Luiz Henrique

Romualdo de Abreu


CLÍNICA VETERIÁRIA MÓVEL
SANTA TEREZINHA

ARACAJU

2017

Luiz Henrique

Romualdo de Abreu


CLÍNICA VETERIÁRIA MÓVEL
SANTA TEREZINHA

Projeto apresentado à Faculdade Pio Décimo, como requisito parcial para obtenção da nota, na disciplina Metodologia Científica I.

Orientador: Prof.ª. Edna Quitéria do Amorim Costa.

ARACAJU

2017

INTRODUÇÃO

O projeto consiste em adaptar um veiculo rodoviário tipo furgão transformando o mesmo em uma clínica veterinária móvel, equipada suficientemente para diagnosticar e realizar pequenas cirurgias a fim de melhorar e facilitar o acesso aos serviços Médico Veterinário a pacientes de diversas classes socioeconômicas, inclusive as classes mais carentes a qual tem uma maior dificuldade de acessar tais serviços, principalmente por não possuírem transporte adequado para levar seus animais até uma Clínica ou Hospital Veterinário. Na nossa clínica móvel diagnosticamos e tratamos as mais variadas doenças que o animal venha sofrer e, com o apoio de uma pequena ala cirúrgica, dispomos ainda de alguns procedimentos para garantir o bem estar dos nossos pacientes. Com a expansão do “mercado pet” e o número crescente de animais de rua, a clínica decidiu focar-se em procedimentos cirúrgicos como Ovariohisterectomia e Orquiectomia (castração de fêmeas e machos, respctivamente), com a finalidade de diminuir tal população, e outra função que pode ser agregada é a de tosa e banho, ficando o veiculo dependente somente de uma fonte de água tratada e por conveniência de uma fonte de energia externa.

1 OBJETIVOS

1.1 OBJETIVOS GERAIS

        Possibilitar o atendimento as necessidades e exigências dos tutores e seus animais, relacionado com a facilidade do acesso ao profissional da Medicina Veterinária. Aos serviços de atendimento veterinário em domicílio com praticidade, e economizando assim o tempo do tutor, evitando dificuldades de transporte, e atendendendo as necessidades da sua vida atual, tão corrida.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

            Deixar acessível à população os atendimentos emergenciais e programados; divulgar o serviço de clínica veterinária móvel.

2 JUSTIFICATIVA

Após várias pesquisas referentes à clínica móvel, resolvemos desenvolver o projeto para montagem de uma clinica veterinária móvel, verificamos a existência da a empresa Eco X, que já vende as unidades móveis com a estrutura toda montada e aparelhada, nos dando a opção de escolher o tipo de veículo. A existência de maior facilidade em adquirir o veículo com a estrutura montada possibilita para nós acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária a concretização do projeto.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

A Eco X irá transformar um veículo tipo furgão em Unidade Móvel Veterinária, com as seguintes características: Teto e portas em compensado e acabamento em placas de fibra na cor branca; alça de acesso próximo a porta lateral (pega mão) para auxiliar a entrada no veículo; assoalho em compensado Naval de 15mm de espessura; revestido com passadeira antiderrapante na cor cinza; balcão de trabalho fixo na traseira do veículo com profundidade de 600mm; mobília possuindo gavetas, armário com duas portas subdividido em seu interior e espaço de trabalho (próximo a lateral esquerda do veículo) para encaixar uma cadeira modelo secretária, ar condicionado, Estufa, Microscópio, Reservatório de agua, Gerador de energia.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo a ECO-X as principais vantagens desse projeto são mobilidade, custo acessível e praticidade. A clínica veterinária móvel é um grande passo para quem quer se destacar e principalmente se diferenciar no mercado, pois alem de praticidade tem a questão da credibilidade que o profissional passa para o cliente.

5 DESENVOLVIMENTO

Segue-se abaixo uma lista com informações tanto de documentos como legislação necessários para dar início as atividades da clínica móvel.

5.1 TERMOS DE ASSENTIMENTO SANITÁRIO (TAS) – licença sanitária destinada aos consultórios veterinários. É concedida à pessoa física, ou seja, expedida em nome do médico veterinário responsável técnico pelo local. É pessoal e intransferível e não importa em revalidação anual;

5.2 UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO MÉDICO VETERINÁRIO – veículo utilitário vinculado a um estabelecimento prestador de serviços veterinários, adaptado e equipado para a realização de atendimentos de urgência e emergência, sendo vedada à realização de procedimentos cirúrgicos no seu interior;

5.3 CERTIFICADOS DE VISTORIA DE VEÍCULO – autorização expedida pela vigilância sanitária após a inspeção do veículo e o cumprimento das normas sanitárias pertinentes. Este documento pode ser solicitado para apresentação pela equipe VISA por ocasião da inspeção sanitária;

5.4 HOMOLOGAÇÃO/LICENCIAMENTO

De acordo RESOLUÇÃO Nº 291, DE 29 DE AGOSTO DE 2008 (CONTRAN), usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro- CTB, e conforme Decreto n°4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, permite a transformação do veículo em unidade móvel ESPECIAL/EMERGÊNCIA.

5.5 RESOLUÇÕES CFMV Nº 1015 DE 09/01/2013

O Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFMV -, no uso das atribuições que lhe confere a alínea "f" do art. 16 da Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968, regulamentada pelo Decreto nº 64.704, de 17 de junho de 1969.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (558.4 Kb)   docx (581.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com