TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ritual do Corpo Entre os Sonacirema

Por:   •  29/5/2017  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 4

O ritual do corpo entre os Sonacirema

        Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano por fazer parte de uma sociedade. A maioria das culturas possui uma configuração particular, por ser o que, em grande parte, distingue os povos, sendo assim infinita a quantidade de costumes encontrados entre os diversos povos espalhados pelo mundo, dessa forma, povos distintos podem reagir de diversos modos diante de situações similares. O impacto da cultura na vida social é tão grande que seu valor central deixa sua marca em todas as instituições da sociedade.

        A exemplo de diferentes culturas é possível observar os Sonacirema, um grupo norte-americano que embora maior parte do tempo as pessoas, nesta sociedade, sejam devotadas à ocupação econômica, parte do tempo são despendidas em atividades rituais. O foco desses rituais é o corpo humano, cuja aparência é a preocupação dominante desse povo.

        A crença fundamental de o todo sistema é a que o corpo humano é feio e a única esperança do homem é evitar estas características, através do uso de poderosas influências e substâncias nos rituais. Todos eles têm santuários em suas casas, e a composição deles variam de acordo com o nível econômico da família – podendo ser recobertos de pedras para os ricos e de cerâmica para os mais pobres. Nos arcos embutidos nas paredes são guardados vários feitiços e poções mágicas fundamentais para eles, mas acabam tendo seu objetivo esquecido, devido à grande quantidade de feitiços diferentes. Embora os santuários sejam da família, os rituais a ele associados não são cerimônias familiares, mas sim privadas e secretas. Os ritos, normalmente, só são discutidos com as crianças, e isto apenas durante a fase em que elas estão sendo iniciadas nestes mistérios.

        Os Sonacirema têm uma fascinação pela boca e para essa área esse grupo tem o “homem-da-boca-sagrada”, que é um dos profissionais da magia. Para eles, se não fosse pelos rituais da boca, seus dentes cairiam, gengivas sangrariam e seus amantes e amigos os abandonariam. O rito bucal é a inserção de cerdas de porco na boca, junto com gestos formalizados e uma ou duas vezes por ano eles procuram um profissional da área que fazem um exorcismo dos perigos que podem existir na boca, em que alargam buracos dos dentes e depositam materiais mágicos e embora seus dentes continuem deteriorados, eles continuam a retornar ao homem-da-boca-sagrada.

        Grande parte da população demostra tendências masoquistas bem definidas e isso desenvolve especialistas sádicos que ajudam nos rituais violentos que acontecem com mais frequência nos homens, mas ainda sim acontecem com as mulheres, mas com a mesma ou pior barbaridade que os homens. Nos homens um dos rituais envolve a arranhadura e laceração do rosto por meio de instrumentos cortantes e nas mulheres, elas assam suas cabeças em pequenos fornos durante mais ou menos uma hora.

        Os curandeiros possuem um templo em que ocorrem as cerimônias latipsoh que são violentas e servem para o tratamento de pacientes muito doentes. As crianças, por ainda estarem começando a entender a cultura do povo, têm medo desses templos, mas os adultos ficam ansiosos para serem submetidos a esse ritual. Mesmo estando muito doentes, eles precisam dar presentes para conseguir entrar e para sair também. Para os Sonacirema, a privacidade do corpo é um fato importante, por isso a maioria dos rituais são privados, entretanto, nos casos mais sérios, eles precisam ficar despidos e isso costuma causar um choque psicológico neles. Suas excreções são usadas para diagnosticar as doenças e também fazem parte do ritual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com