TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RITUAL DO CORPO ENTRE OS SONACIREMA

Por:   •  11/9/2018  •  Resenha  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS

CURSO DE DIREITO

Claise Cristina Moura

"RITUAL DO CORPO ENTRE OS SONACIREMA”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OURINHOS, SP

2018

Claise Cristina Moura

 "RITUAL DO CORPO ENTRE OS SONACIREMA”

Trabalho apresentado à Faculdade Estácio de Sá, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito

Professor Pedro Henrique Marangoni.

 

OURINHOS, SP

2018

"Ritual do Corpo entre os Sonacirema"

Numa primeira leitura, somos surpreendidos e levados a julgar os Sonaciremas como um povo ignorante ou até mesmo grotesco, mesmo sendo alertados de que esse grupo “se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que se beneficiou de um ‘habitat’ natural muito rico”. Embora sua origem seja desconhecida, eles ocupam o território que se estende entre os Cree, do Canadá, aos Yaqui e Tarahumara, do México, e aos Caribe e Aruque, das Antilhas. De acordo com a mitologia dos Sonaciremas, um herói cultural, Notgnihsaw, deu origem à sua nação; sendo conhecido por duas façanhas de força: ter atirado um colar de conchas, usado pelos Sonacirema como dinheiro, através do rio Po-To-Mac e ter derrubado uma cerejeira na qual residiria o Espírito da Verdade.

Mesmo sendo um grupo engajado à ocupação econômica, esta sociedade direciona boa parte do dia a atividades rituais. O leitor tende a olhar com estranheza os rituais e crenças desta sociedade, mas se traçarmos um paralelo entre a cultura deles e a atual sociedade que vivemos, podemos dizer que os meios são diferentes, mas a finalidade é a mesma.

Quando o autor menciona que os Sonaricemas consideram o corpo humano feio, tendendo a debilidade e a doença, onde os indivíduos desta sociedade buscam sanar este aspecto natural do corpo humano através do uso de porções e rituais pouco convencionais para nossa sociedade, e destaca que os grupos mais poderosos possuem maior acesso a estes meios, nos possibilita  traçar um paralelo com nossa sociedade.

 Quando olhamos o crescente número de academias, espaços direcionados ao cuidado com o corpo e outros , não seria o mesmo que afirmar que nós também temos a mesma percepção ou crença? Ainda ressaltando que também em nosso meio os “mais poderosos” possuem um acesso maior a estes meios.

Os Sonaciremas possuem um santuário onde uma arca embutida na parede guarda os inúmeros feitiços e porções mágicas, as quais eles acreditam que garantirão suas vidas. Estas porções e feitiços são escritas em linguagem antiga e secreta pelos curandeiros e os herbanários as decifra e fornece o feitiço desejado, desde que os fiéis presenteie a ambos. O que simplesmente nos remete a uma consulta com um médico e posterior compra do medicamento na farmácia.

Até o hábito de não descartar os medicamentos que usamos após termos melhorado é semelhante entre os Sonaciremas, pois eles não descartam os feitiços, guardando-os nas arcas. Diferem apenas na reverência prestada a arca, visto que embaixo da caixa de mágica existe uma pequena fonte, onde todo dia, cada membro da família, em sucessão, entra no santuário, curva a cabeça diante da caixa de mágica, mistura diferentes tipos de água sagrada na fonte e realiza um breve rito de ablução.

Assim como igualmente em nosso meio temos médicos e dentistas, abaixo dos curandeiros estão os ‘homens-da-boca-sagrada’. A preocupação com a boca também é grande. Acreditam que a condição da boca possui uma influência sobrenatural nas relações sociais. Possuindo também um ritual específico para a boca. Sendo a busca por este ‘homem-da-boca-sagrada’, uma ou duas vezes por ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com