TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ritual do corpo entre os sonaciremas

Por:   •  14/9/2016  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  2.381 Visualizações

Página 1 de 2

MINNER, Horace B. Body Ritual the Nacirema. American Anthropologyst, v.58, 1956.  Tradução de Eduardo B. Viveiros de Castro.

Resenha: O Ritual do Corpo entre os Sonaciremas.

Os Sonacirema são um grupo norte-americano que vive desde os Cree do Canadá até os Yaqui e Tarahuma do México e aos Carib e Aruaque das Antilhas. Sua cultura se destaca por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que proporcionou um habitat muito rico.

As atividades humanas tem grande presença, cujo o foco é o corpo humano. Sua grande preocupação com a aparência e saúde constitui a preocupação dominante ethos deste povo. Todo grupo doméstico possui um ou mais santuários dedicados a tal propósito.  E embora cada família possua ao menos um destes santuários, os rituais a eles associados não são cerimônias familiares, mas sim privadas e secretas.  Apenas são discutidos com as crianças da família, quando estão aprendendo tais mistérios.

O ponto fixo do santuário é uma caixa ou arca embutida na parede. Lá são guardados os feitiços e poções, que são obtidos de vários profissionais especializados.  Depois de feito o feitiço não é descartado, mas sim guardado na caixa do santuário. Embaixo desta caixa, existe uma pequena fonte, se molha com a água sagrada para realizar o breve ritual de ablução.

Estes povos tem um horror pela boca assim como uma fascinação por ela. Inúmeros rituais, e os mais importantes são feitos para a boca, cotidianamente é feito o ritual para ela. E além desses rituais, as pessoas procuram algumas vezes por ano, por profissionais que possuem boca sagrada. Estes profissionais usam muitos artefatos que chegam a ser torturantes. Fazem rituais para deter o apodrecimento do dente e atrair amigos.

Existem também na cultura do Sonaciremas, as cerimônias de latipsoh, que chegam a ser violentas e causam medo nas pessoas. Lá não existe privacidade, os corpos ficam nús, e são feitas suas necessidades fisiológicas na frente de outras pessoas. Tal cerimônia é feita para que um adivinho utilize as excreções humanas para diagnosticar o curso e a natureza do doente.

Há por ultimo neste grupo, um especialista em exorcizar demônios, conhecido como “escutador”. Os Sonaciremas acreditam que os pais fazem feitiçaria para seus próprios filhos, e o escutador, é responsável por fazer a contra-magia.

O grupo Sonacirema tem uma cultura muito exótica para nós, que fomos criados de outras maneiras. Para nós seria uma loucura tais ritual para o corpo. O texto é enriquecedor e nos traz conhecimento sobre esse povoado de cultura diferente e rica em sentidos. Cabe a nós respeitarmos os Sonacirema com essa diferença cultural enorme, mas que para eles, é um estilo de vida normal, como o nosso.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com