TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Sustentabilidade

Por:   •  18/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo

Conscientizar a população local e alunos da universidade sobre os riscos que o descarte incorreto de resíduos sólidos pode ocasionar, assim trabalhando na diminuição dos mesmos, além de tornar a Anhembi Morumbi uma Universidade mais sustentável.

Justificativa

A quantidade de resíduos sólidos recicláveis e não recicláveis que vemos ao entorno do campus é exorbitante. Dentro da universidade também conseguimos notar o descarte incorreto, porém em escala menor.

O descarte não conscientizado desses resíduos acarreta diversos problemas, não só ambientais, como também à imagem da universidade, principalmente por se tratar do campus que atua nas ciências da saúde, onde faz parte do mesmo o hospital veterinário, que proporciona atendimento ao publico.

O engajamento da universidade com esse projeto ajudará na minimização dos problemas ambientais que ocorrem no campus, como por exemplo, enchentes pelo excesso de lixos espalhados no solo, que consequentemente entopem os bueiros.

A imagem da Anhembi Morumbi frente à sociedade será muito positiva, pois esse projeto mostrará que a universidade se preocupa com o meio ambiente e com a população local – moradores, alunos, e até mesmo catadores de resíduos sólidos recicláveis, que poderão fazer uso da coleta seletiva que implantaremos aos redores do campus, principalmente nos bares da região (uma de nossas estratégias de execução) -, trazendo assim, muita visibilidade para a faculdade, aumentando o numero de alunos interessados em matricular-se (por ser uma universidade conceituada e socialmente e ambientalmente correta também).

Além do aumento de alunos, o aumento de pacientes no hospital também irá aumentar pela visibilidade que esse programa trará a universidade.

Público Alvo

Trabalharemos com alunos e funcionários da Anhembi, proprietários dos pacientes do hospital e todos que transitam pela região.

Como o foco não está somente centralizado dentro do campus, a gama de pessoas a serem conscientizadas não pode se restringir a quem estuda na Anhembi Morumbi.

Para um resultado mais efetivo, quanto mais pessoas envolvidas, melhor.

Metas

No Brasil, apenas cerca de 2% de 240 toneladas de resíduos produzidos diariamente são reciclados. Pretendemos aumentar essa porcentagem a fim de diminuir os impactos ambientais. Uma lata de alumínio, por exemplo, leva em média de 100 a 500 anos para se decompor. Pensando nisso, a melhor forma seria a reciclagem desses objetos.

Na Universidade Anhembi do campus Mooca, estudam aproximadamente 9.000 alunos.

Suponhamos que no mínimo 20% dessa população frequente os bares locais e cada um deles consumam em média 5 cervejas por semana.

Cada lata de alumínio vazia pesa 13,5 gramas.

Fazendo essa conta, teríamos um total de 486 kgs de latas de alumínio por mês que a partir da instalação dos projetos serão recicladas. Essa quantidade aumenta a porcentagem de resíduos reciclados diariamente em 0,00000675%. Levando em consideração que apenas o campus Mooca contribuirá com esse aumento da porcentagem para todo o lixo produzido no país, esse é um número bastante significativo. Isso contando apenas as latas de alumínio.

Além do aumento da porcentagem de resíduos reciclados, essa quantidade de latas recicladas poderá trazer um retorno de aproximadamente R$ 1.701,00 mensalmente á associações de catadores de resíduos sólidos que ajudaremos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com