TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sustentabilidade

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem com a finalidade de conhecer e entender sobre o meio ambiente, sustentabilidade e o Direito Ambiental. Será analisada a cooperativa “Seleta” da cidade de Goiânia, com o objetivo de saber na prática se a mesma tem eficiência e o que é feito para aumentar a participação da população para a conscientização da redução dos resíduos sólidos no meio ambiente. Problema que vem cada dia mais crescente em nossa população.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. DIREITO AMBIENTAL / DIREITO DO MEIO AMBIENTE

É fundamental, para todos aqueles que se preocupam com a proteção jurídica do meio ambiente, que se consigna estabelecer uma adequada definição do Direito Ambiental, caracterizando-se os métodos, o objetivo jurídico tutelado, a extensão e os limites de seu campo de incidência. Estes elementos constituirão a Teoria Geral do Direito Ambiental que, é imperioso que se diga, está incluída na Teoria Geral do Direito e da qual é uma parcela importante.

2.2. CONSUMO SUSTENTÁVEL

Quase todos os grandes problemas ambientais estão relacionados, direta ou indiretamente, com a apropriação e uso de bens, produtos e serviços, suportes da vida e das atividades da nossa sociedade moderna.

A Poluição do ar, especialmente a poluição urbana por monóxido de carbono, por exemplo, é, em grande parte, causada por emissões decorrentes da utilização de 500 milhões de automóveis que foram licenciados no mundo entre 1950 e 2000; ou seja, consumidores, os consumidores desses bens duráveis e são diretamente responsáveis pelos impactos causados na atmosfera. (ÉDIS MILARÉ 2000).

3. DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Da crise em busca de uma saída

Em verdade, a agressão aos bens da natureza, pondo em risco o destino do homem, é um dos tremendos males que estão gerando o “pânico universal” que assombra a humanidade neste início de milênio.

Por isso, nos últimos anos, a sociedade vem acordando para a problemática ambiental, repensando o mero crescimento econômico, buscando fórmulas alternativas como o eco desenvolvimento ou o desenvolvimento sustentável, cuja característica principal consiste na possível e desejável conciliação entre o desenvolvimento, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida-três metas indispensáveis.

3.1. SUSTENTABILIDADE: TIPOS E DEFINIÇÕES

A preocupação com a natureza e a sobrevivência do planeta virou meta de várias estruturas sociais. Devido a essa preocupação surgiu o termo sustentabilidade, o qual busca meios de adotar atitudes no cotidiano que sejam menos agressivas ao planeta. Hoje, a definição de sustentabilidade ganhou uma proporção bem mais ampla, e o termo é empregado em diversas ocasiões, expressando o intuito de ser mais ambientalmente correto.

A sustentabilidade social, por exemplo, conceitua uma vida mais equilibrada que envolva de forma harmônica todas as camadas sociais existentes, proporcionando acesso à cultura, à educação e à renda a todos os cidadãos. Com igualdade social e equilibro entre os envolvidos, a sustentabilidade social diz que se cria uma corrente que influenciará as futuras gerações. A participação e a organização popular são imprescindíveis para a construção da sustentabilidade social.

O outro tipo de sustentabilidade, a ambiental, como já foi informado, foi que deu origem ao termo. Ela afirma que todos devem ter condutas mais equilibradas no dia a dia, como degradar menos o ambiente, fazer o uso de pouco ou nenhum recurso que agrida diretamente a natureza, optar por transportes coletivos ou bicicletas, entre outras atitudes.

A sustentabilidade empresarial prevê um maior equilíbrio das atitudes da empresa com o meio ambiente. Com a profunda crise financeira, certos setores empresariais implantaram esse conceito em suas empresas, visando uma melhora financeira e estima no mercado. As empresas que adotam a sustentabilidade devem realizar práticas que sejam positivas para três fatores: o ambiental, o social e o econômico.

Há ainda a sustentabilidade cultural, que visa preservar o respeito dos valores e tradições de cada povo, a sustentabilidade espacial, que conceitua o equilíbrio entre o rural e o urbano e as migrações, a adoção de práticas mais ecologicamente corretas no meio agrícola e a desconcentração das metrópoles, entre outros tipos.

4. COLETA SELETIVA DE GOIÂNIA

Atualmente várias cidades estão fazendo coleta seletiva, pois há uma grande quantidade de lixo que são produzidos diariamente. Como o lixo domiciliar, comercial, industrial e de serviços de saúde entre outros. Mas falaremos especificamente do município de Goiânia, localizado no estado de Goiás.

Com o crescimento populacional econômico, industrial e tecnológico, a quantidade de resíduos sólidos gerados e grande, e se faz necessário medidas de planos de gerenciamento, coleta e disposição final desses resíduos para que o destino deles não seja apenas o aterro sanitário diminuindo a vida útil deste, que por sua vez traz grandes problemas para o lençol freático, considerando que este, está apenas 4(quatro) metros do lençol de água subterrâneo.

A cooperativa de Goiânia faz um acompanhamento rigoroso durante a separação para que o lixo orgânico não se misture com materiais recicláveis.

No caso, pontos de coletas de entrega voluntária, ou seja, que a população deposita num recipiente apropriado é muito importante, o que facilita o processo de coleta Seletiva de resíduos sólidos este tipo de serviços é gratuito para a população e diminuir a distância dos locais para o descarte final dos resíduos. A População pode ajudar separando os lixos nos seus recipientes adequados.

Para melhor compreensão como são compostos tais materiais que servem para a reciclagem o papel é composto basicamente de fibras celulósicas. Plásticos

São artefatos fabricados a partir de resinas (polímeros) sintática, derivadas do petróleo sendo assim, o plástico tem sido um grande problema na disposição final dos resíduos sólido devido suas propriedades e características que o torna residente à biodegradação e dificulta a compactação dos materiais biodegradáveis pois ele cria camadas impermeáveis, que isola a matéria orgânica.

O sistema de coleta seletiva de Goiânia não é eficiente o que compromete a vida útil do aterro sanitário e a sustentabilidade quanto à coleta que, poderia ser revertido para a diminuição desse material espalhados pelas ruas e bueiros de maneira incorreta, sendo que poderiam ser reciclados.

Atualmente o sistema de coleta seletiva e realizado pelo munícipio e também e feito por catadores de papel que ajuda parcialmente e se torna fonte de renda as famílias de baixa renda, sendo assim a vida útil do aterro sanitário está estimado há 15 anos, porém implantados esse sistema com mais eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com