TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sustentabilidade

Por:   •  12/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Este presente portfólio trata de uma pesquisa e entrevista feita na cidade de Conceição Da Aparecida, no estado de Minas Gerais, cujo tema foi tratado da sustentabilidade e o lixo.

A idéia de sustentabilidade é aplicada às condições de reprodução da legitimidade das políticas urbanas, segundo Godarg (1996):

[...] Fala-se da viabilidade política do crescimento urbano, ou seja, das condições de construção política da base material das cidades. Ainsustentabilidade exprime, assim, a incapacidade das políticas urbanas adaptarem a oferta de serviços urbanos à quantidade e qualidade das demandas sociais, provocando um “desequilíbrio entre necessidades quotidianas da população e os meios de as satisfazer, entre a demanda por serviços urbanos e os investimentos em redes e infra-estrutura” (Godard,1996, p.31).

A Sustentabilidade popularizou-se mundialmente a partir de 1987, quando foi utilizado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas e é importantíssima e possui um significado essencial, pois passou a fazer parte da linguagem comum, variando no tempo, entre os indivíduos e as diferentes interpretações podem revelar tendências cruciais para a análise da sustentabilidade (ALMEIDA, 2002).

2. TEXTO JORNALÍSTICO

Na semana do dia 11 á 15 de Julho de 2016, foi analisada pelas alunas Janaína, Magali e Valéria em alguns pontos da cidade o recolhimento do lixo da população Aparecidense.

Neste percurso observado vimos muitas irregularidades e também descaso com o patrimônio publico, com os funcionários da prefeitura (lixeiros) e com a própria população, pois, querendo ou não quem sai prejudicado somos nos cidadãos que moram na cidade.

Um dos problemas mais agravantes que verificamos foi o descaso com os funcionários que fazem a coleta do lixo. Em um dos episódios presenciados foi um morador jogar o lixo no chão de qualquer jeito para o lixeiro pegar e o bate boca que tiveram, pois, o servidor se sentiu desmerecido se recusou pegar o lixo e com toda razão.

Infelizmente existem pessoas ignorantes e que vêem como é bonito e digno o trabalho do lixeiro para com a população. Sem sua função a cidade jamais ficaria limpa e acumularíamos lixo e conseguintemente bichos e doenças derivada dos mesmos.

Alguns dados colhidos pelas informações dos funcionários da coleta do lixo fora concretizados e obtivemos que na cidade por semana arrecadamos aproximadamente uma tonelada de lixo.

O lixão é um local onde o lixo é depositado, porem, perto dele residem casas e até um abrigo de crianças e adolescentes é localizado próximo ao mesmo. O odor é algo que atrapalha muito a vizinhança mesmo sendo na zona rural e afastado da cidade é algo de bastante criticas e a população culpa a prefeitura por descaso e falta de manutenção do local.

No local onde fomos visitar o lixão propriamente dito, encontramos restos de alimentos, pneus, garrafas de vidro e pets, cobertores, roupas, sapatos e utensílios domésticos. Na cidade não acontece a coleta seletiva, apenas alguns catadores de latinhas e garrafas pets recolhem do lixo e vendem barato aos caminhões que passam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com