TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia

Por:   •  7/10/2015  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

    A importância da necropsia em medicina veterinária

No meio veterinário, há muito a necropsia vem sendo negligenciada, o que é lamentável já que a sua pratica é fundamental para confirmação ou correção do diagnostico, a necropsia é a única forma de chegar ao diagnostico correto. Quando não se é realizado a necropsia em ocorrências de surtos ou mortes isoladas em animais de fazenda, gera uma situação sobre as possíveis causas das doenças, sem certeza. A necropsia pode confirmar, esclarecer, modificar ou estabelecer o diagnostico, numerosos erros de diagnósticos podem ser evitados ou corrigidos se a necropsia for realizada. O exame post-mortem constitui o melhor meio de comparação dos sinais clínicos do animal enfermo, com lesões que não eram visíveis ou aparentes durante a vida, a falta de conhecimento dos próprios erros leva, obviamente a sua repetição.

Clínicos que fazem ou acompanham necropsias de seus casos, melhoram significativamente sua capacidade profissional, pois essa pratica permite a verificação de eventuais erros, ou confirmação do diagnostico, além de uma melhor compreensão dos processos patológicos. A necropsia permite ainda uma abrangência na coleta de material para diagnostico, bacteriológico, virótico, parasitológico e toxicológico.

A principal causa de a necropsia ser negligenciada seja o medo de contaminação com relação a bovino tecidos, a carbúnculo hemático e raiva. No que se refere a raiva bovina, medidas simples como utilização de luvas e cuidado a manuseio de tecidos. O carbúnculo hemático rara no Brasil, os animais suspeitos não devem ser necropsiados. A conduta correta consiste em proceder a necropsia com cuidado, evitando contato direto com os tecidos do cadáver. Outra causa alegada é que “não sabe fazer necropsia”, sendo que é só o veterinário abrir a cavidade torácica e abdominal e examinar todos os órgãos e coletar dois ou três fragmentos de cada um, inclusive encéfalo. O veterinário deve praticar necropsia sempre na mesma sequencia para que se habitue com ele.

A autólise post-motem é um serio problema para o diagnostico por isso a necropsia deve ser feita o mais breve possível depois da morte do animal, esse fenômeno mascara lesões ou induz ao veterinário a interpretação errôneas. É frequentemente descrita como hemorragia generalizada. Devem ser coletados pelo menos fragmentos dos principais órgãos : fígado,,rins,baço,pulmões,coração,e além do sistema nervoso central e de diversas porções do tubo digestivo, outros órgãos tecidos como adrenal,pâncreas,ovários,útero,bexiga,próstata,paratireoide,hipófise, pele, linfonodo, músculos, olho e trato respiratório superior devem ser coletados na dependência do histórico dos sinais clínicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com