TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Instauração de Cultura Zootécnica Avicultura de Passeriformes

Por:   •  25/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.970 Palavras (16 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 16

 

Projeto Instauração de Cultura      

 Zootécnica

Aline Carvalho, Bruna Luders, Gabriele Zanetelli e Julia Zanatta.

 Aves de Canto – Passeriformes

Sao Paulo

2017


INTRODUÇÃO

PERFIL DO CLIENTE

 Nosso cliente se chama José Paulo, um senhor de 60 anos de idade, juiz aposentado que possui paixão e admiração por pássaros de canto, especialmente Curiós.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA E COMO ENTROU EM CONTATO

4  A empresa EnCantos de Aves LTDA (ECA) foi fundada em 1997. No ano seguinte teve um índice de crescimento muito grande e passou a ser a empresa mais procurada de Curitiba para prestar assessoria e consultoria a criadores de Passeriformes. Nossos serviços englobam manejo, nutrição, enriquecimento ambiental, sexagem, reprodução, identificação, análises clínicas e emissão de atestado de sanidade animal.

José Paulo entrou em contato conosco por telefone após entrar no nosso site: www.encantosdeaves.com.br 

HISTÓRIA  

   A paixão de José Paulo por Curiós, começou quando tinha 7 anos de idade devido a um acidente na sua infância.

  Naquela época era de costume que as crianças brincassem nas ruas. Uma das principais brincadeiras era atirar pedras com estilingue na intenção de acertar os pássaros. José nunca gostou dessa brincadeira, e um dia, ao ver um Curió atingido resolveu ajuda-lo. Levou-o para casa e cuidou da ave como seu pai leigo o orientou. Desde então José Paulo deu início a precoce criação de Curió.

O interesse por esses pássaros foi tão grande que, quando adulto, tornou-se um hobby em sua vida. José Paulo sempre foi muito cuidadoso e atencioso com seus animais. Quando não estava trabalhando, dedicava todo o seu tempo aos seus pássaros, passando a tarde admirando a beleza de seus cantos e suas diversas pelagens.

Quando aposentado, possuía uma grande quantidade de pássaros e começou a apresentar dificuldades em cria-los sozinho. Em uma conversa com o veterinário, foi recomendado que José procurasse por nossa empresa, devido a sua inexperiência, ausência de técnicas e instrução de manejo.

José seguiu as instruções do veterinário e entrou em contato com a empresa de consultoria para passeriformes EnCantos de Aves LTDA (ECA).

OBJETIVO

 O objetivo da nossa empresa é fazer a consultoria do novo negócio de nosso cliente, isto é, dar suporte e orientação para que ele consiga gerir e administrar seu futuro sistema de produção.

 O senhor José Paulo irá trabalhar com aves passeriformes, aves de canto, especificamente com a espécie Curió, sua paixão desde criança.

  Ele irá transformar seu hobby de criar pássaros em algo muito maior, com o auxílio da nossa empresa, ele será um produtor e criador de aves de canto.

  Faremos isso visando o maior aproveitamento e desempenho dos animais, com o menor gasto possível, gerando consequentemente a maximização de lucro e o bem estar dos pássaros.

MERCADO

  A comercialização legal de animais, especialmente as aves, é o terceiro mercado mais lucrativo do mundo. Segundo a Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros (Cobrap), o setor movimenta em torno de R$ 1,7 bilhão por ano no país, gera cerca de 120 mil empregos diretos e ainda supre uma enorme demanda no mercado.

  Baseado em todo o histórico de nossos clientes passados, a média do faturamento é de R$ 500 mil ao ano com a venda das aves.

  Nos últimos seis anos, estima-se que o mercado de aves de canto vem crescendo muito, uma média de 10% a 15% ao ano.

  Isso vem ocorrendo principalmente pelo aumento do interesse das pessoas nesse tipo de ave, especialmente falando do Curió, espécie popular devido ao seu belo canto. Outro motivo é o crescente interesse dos amantes de pássaros nos torneios de aves de canto, em razão da grande lucratividade que esta espécie traz para os competidores.

  Como já dito anteriormente, o mercado de Curitiba, região do futuro criadouro do nosso cliente José Paulo, é muito vantajoso para essa atividade, pois seu mercado tem uma grande movimentação e um alto valor atribuído aos animais dessa espécie.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

NOME POPULAR:

O Curió,  também é conhecido no Brasil como avinhado e papa-arroz.

 Ele é nativo do país, mas também pode ser encontrados na Bolívia, no Paraguai e em outros países da América do Sul.

CLASSIFICAÇÃO:

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Thraupidae

Nome científico: Sporophila angolensis

DESCRIÇÃO:

Os Curiós possuem o bico preto, bem robusto, curto e poderoso, próprio para triturar as duras sementes. Os olhos, as canelas e os pés são enegrecidos; possuem três dedos muito flexíveis para frente e um para trás.

É um pássaro inquieto e que vive a pular de um poleiro para outro, quando estão em gaiolas. Com relação à sua cor, ele é marrom quando jovem e, depois de completar 420 dias, suas penas ficam pretas com apenas uma pequena mancha branca na asa. Já a barriga e o peito ficam na cor vinho. A fêmea apresenta cor marrom com um tom mais claro no peito, mesmo depois de adulta.

Admirados por seus recursos canoros, os curiós se distinguem pelo chamado “canto corrido”, escala descendente de assobios que compõem uma vocalização única entre os pássaros conhecidos no Brasil. Despertam admiração ainda maior quando não “racham o canto”, ou seja, quando não interrompem com chilreios a fluência de suas melodias.

DESENVOLVIMENTO

LOCAL

A propriedade de nosso cliente será em Curitiba. O melhor local para se construir um criadouro é numa área com suave declividade, em terreno de boas características de drenagem (solos arenosos), evitando assim, construções em terrenos úmidos (já que ambientes desse tipo facilitam a proliferação de fungos e bactérias). O local deve também estar próximo dos fornecedores de insumos e do mercado consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com