TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cultura do projeto didático

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.319 Palavras (14 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 14

A CULTURA DE PROJETOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR

É importante destacar que por outo lado, temos populações desfavorecidas que mal tem acesso a essas novas formas de aprendizagem, revelando a face de uma sociedade complexa e contraditória, ou seja, a humanidade desenvolveu uma brilhante capacidade de produzir conhecimentos científicos e tecnológicos que proporcionam infinitas possibilidades ao homem; contudo, esses avanços, bem como o processo de globalização econômico e social, geram a exclusão de dois terços da humanidade.

Construção e expressão do conhecimento

A organização do Projeto

O projeto foi  proposto pelo professor: Como ponto de partida, ele pediu aos alunos para assistir a uma reportagem sobre ”Crianças que trabalham”. Que iria passar em programa de televisão, para depois debaterem o tema na sala de aula.

Com esse debate, todos se interessam por fazer um estudo mais aprofundado da vida das crianças trabalhadoras.

Momentos de trabalho

Para organização e o desenvolvimento de projetos, são fundamentais três momentos:

Problematização: É um ponto de partida, o momento detonador do projeto, a partir do qual o grupo levanta questões significativas. Sem essas questões, não há como falar em projeto.

Desenvolvimento: Nessa fase são criadas as estratégias para buscar respostas às questões formuladas pelo grupo. Como se observa no relato, os alunos foram se defrontando com vários pontos de vista, desenvolvendo habilidades e atitudes e aprendendo a aprender.

Síntese: Durante a execução de um projeto, as convicções iniciais vão sendo ampliadas e novas aprendizagens vão sendo construídas.

OS PROJETOS DIDÁTICOS E A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Há muitas formas de organizar a pratica pedagógica e garantir a aprendizagem; os projetos é apenas uma delas. É importante e necessário que os alunos vivenciem diferentes situações e realizarem uma série de ações e interações: tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupo e individualmente, redijam trabalhos, façam pesquisas, participem de debates, discursões etc.

Atividades sequenciadas

As atividades sequenciadas didáticas articuladas que possuem um objetivo educativo comum relativo a um ou mais conteúdos de aprendizagem que sempre possuem uma sequencia de atividades, em que é possível verificar os seguintes aspectos:

  • Nível de dificuldade, principal critério de organização;
  • Atividades voltadas ao ensino de um conteúdo pré-selecionado;
  • Tempo de duração, que varia de acordo com os conteúdos e com os objetivos.

As atividades permanentes ou habituais

As atividades ou habituais são situações didáticas propostas com regularidade diária, semanal, quinzenal ou mensal.

O uso é justificado quando a intenção é o desenvolvimento de hábitos e a construção de atitudes.

As situações independentes

As situações independentes normalmente ocorrem mediante necessidades que emergem no decorrer do processo de ensino e aprendizagem.

Os projetos didáticos

Os projetos didáticos, como forma organizativa do ensino, têm inicio numa situação-problema ou em um desafio e sempre estar articulados em função de um proposito, um produto final que pode ser um objeto, uma ação ou  os dois.

PROJETOS DIDATICOS: ORIGEM E PRESSUPOSTOS

Princípios que subsidiam essa proposta:

  • Criar as condições que permitem que o aluno seja capaz de compreender  e aplicar os conhecimentos adquiridos;
  • Dotar as aprendizagens de significância, fomentando a atitude favorável e o interesse;
  • Estabelecer vínculos substantivos e não arbitrários entre os conhecimentos prévios e os esquemas de conhecimento já existentes;
  • Aprender a partir de experiências que façam sentido e tenham importância para o aluno;
  • Romper a estrutura parcializada do ensino em disciplinas, propondo uma organização dos conteúdos de caráter “global”.

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para vida, é a própria vida.”

É possível ensinar tudo por meio de projetos?

Não é possível ensinar tudo por meio de projetos porque há muitas maneiras de aprender. Projeto é uma concepção de como se trabalha a partir de pesquisa. É bom e necessário que os estudantes se encontrem com diferentes situações para aprender. Todas as coisas que se podem ensinar por meio de projetos começam de uma duvida inicial. Nem tudo pode ser ensinado mediante projetos, mas tudo pode se ensinar como um projeto.

O QUE PODE SER UM PROJETO?

O projeto envolve um processo de pesquisa ou investigação sobre um tema ou tópico que se acredita interessante conhecer representante um esforço investigativo, deliberadamente  voltado a encontrar a encontrar  respostas convincentes para questões sobre o tema levantadas pelos alunos com a mediação do professor.

Quando concebemos a função da aprendizagem relacionada ao desenvolvimento da compreensão, estamos compreendendo que os projetos podem favorecer  a aquisição de capacidades relacionadas com:

  • A auto direção
  • A inventiva
  • A formulação
  • A integração
  • A tomada de decisões
  • A comunicação interpessoal

PROJETO DE TRABALHO: O QUE FAZER? COMO FAZER?

Defina o momento de problematização:

É o ponto de partida, o momento detonador do projeto, os alunos irão expressar suas ideias, crenças, conhecimentos sobre o problema em questão. Esse passo é fundamental, pois dele depende todo o desenvolvimento do projeto. Os alunos não entram na escola como uma folha em branco; já trazem, em sua bagagem, hipóteses que  a intervenção pedagógica precisa partir; pois, dependendo do nível de compreensão inicial dos alunos, o processo toma um ou outro caminho. Nessa fase de problematização, o professor detecta o que os alunos já sabem sobre o tema em questão.  É também, a partir das questões levantadas nesta etapa que o projeto é organizado pelo grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com