TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO “VIRUNGA”, 2014

Por:   •  13/10/2015  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  2.156 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL

PROFESSOR REUBER ALBUQUERQUE BRANDÃO

[pic 2]

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO “VIRUNGA”, 2014

BRASÍLIA-DF

SETEMBRO DE 2015

O Parque Nacional Virunga, que fica localizado na floresta equatorial do Congo, na fronteira com a Uganda e Ruanda, é o mais da antigo da África, sendo estabelecido em 1925. É uma das áreas que contém a maior reserva de biodiversidade do planeta Terra. Além disso, o parque é o lar de quase um quarto dos gorilas de montanha do mundo - uma espécie ameaçada de extinção. O parque contem cerca de 800 gorilas. A luta pela preservação deste ambiente é o objeto principal do documentário “Virunga”.

        O documentário mostra que em meio a uma guerra civil e recém descoberta de petróleo, o parque vive numa tensão muito grande. O parque é mantido graças aos guardas florestais que se arriscam para proteger o parque, que também é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Comandados por Emmanuel de Mérode, um príncipe belga, são esses guardas florestais os verdadeiros heróis pela resistência do Parque Nacional Virunga aos interesses de multinacionais, aos grupos de rebeldes armados que são típicos do continente africano, às instabilidades políticas da própria República Democrática do Congo e aos caçadores particulares que tentam dizimar, sempre que possível, a população de gorilas que abriga o local.

É mostrado um sequência de atentados, como por exemplo a chacina de sete gorilas em 2007 por uma guerrilha local, que segundo eles, sem os gorilas o parque não tem motivos para existir. Os próprios cidadãos de Congo que cometem vários desses atentados, pois são subornados pela empresa petrolífera, e tudo é denunciado por uma jovem jornalista inglesa.

A correspondente inglesa no Congo relata em suas matérias sobre casos de tentativas de interferência no parque, ela afirma que mesmo com todos os abusos e absurdos que ali existem, as pessoas vivem suas vidas normalmente como sem nada estivesse acontecendo.

O documentário serve de alerta para todo o mundo sobre o que está acontecendo em Virunga, os gorilas ainda correm perigo e os guardas florestais também. Somente com ajuda de seres humanos os gorilas e guardas estarão a salvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (484.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com