TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução de Caso Clínico – Projeto Integrador

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC

Curso de Medicina Veterinária

Resolução de caso clínico – Projeto Integrador III

GIOVANA DE JESUS DANTAS

Caso clínico 3

Gama-DF

2021

GIOVANA DE JESUS DANTAS

Caso clínico 3

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina Projeto Integrador III do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac.

Professora: Vanessa da Silva Mustafa

Gama-DF

2021

Caso clínico 3 

Giovana de Jesus Dantas

Transcrição do caso clínico: 

Você foi chamada para atender uma propriedade de bovinocultura de leite onde ocorreu morte de 11 animais de um total de 23. Os animais foram pulverizados com diazinon para controle de carrapatos. A pulverização ocorreu pela manhã e logo depois os animais foram soltos no pasto, apresentando os sinais clínicos a tarde. Ao chegar na propriedade seis animais apresentavam a seguinte sintomatologia: apatia, sialorreia, dispneia, miose, incapacidade de se manter em estação, tremor muscular e paresia flácida. Na necropsia de dois bovinos adultos e no exame histopatológico das amostras colhidas de diversos tecidos não foram observadas alterações macro ou microscópicas dignas de nota. Os animais eram criados em pasto de braquiária, sem plantas invasoras de significado, com água à vontade e sal mineral.

  1. GLOSSÁRIO
  1. Diazinon

É um ectoparasiticida organofosforado destinado nao controle de parasitas em bovinos.

  1. Miose

        É uma contração excessiva, prolongada ou permanenteda pupila.

  1. Paralisia flácida

        

        É uma fraqueza, paralisia e redução do tônus muscular.

  1. Sialorreia

        É uma produção excessiva de saliva.

  1. RESOLUÇÃO DO CASO CLÍNICO        

  1. Qual diagnóstico desses animais?  

        A partir dos dados fornecidos no caso clínico o diagnóstico final é intoxicação aguda por diazinon, um antiparasitário da classe dos organofosforados. Que ao ser usado em doses elevadas causam sinais muscarínicos e nicotínicos, consequentemente a morte.

  1. Explique o mecanismo de estabelecimento desse quadro clínico.

        Ao ser introduzido o diazinon nos bovinos por meio da pulverização e logo após liberados para o pasto ocorre um aumento da absorção cutânea pelo esforço físico e aumento da temperatura.

        Com essa absorção intensa o organofosforado inibe a acetilcolinesterase enzima que degrada a acetilcolina, com isso acontece o acúmulo de acetilcolina nas sinapses neuromusculares resultando em despolarização e hiperestimulação do sistema parassimpático.

         Isso gera sinais muscarínicos e nicotínicos, em seguida ocorre broncoconstrição e aumento do muco e paralisia dos músculos respiratórios e do diafragma resultando na insuficiência respiratória e morte em decúbito.

 

  1. Quais fatores podem favorecer a ocorrência desse quadro?

        Animais privados de água, jovens e zebu com seus cruzamentos são mais suscetíveis a essa intoxicação. Contaminação de fontes de água, pastejo em áreas pulverizadas.  

        Um fator importante também é a resistência do carrapato boophilus microplus que disseminou um mito que dosagem maior que a recomendada poderia disseminar esse parasita, mas que acaba intoxicando o animal.  

  1. Como tratar esses animais?

        O tratamento é à base de sulfato de atropina que é um anticolinérgico e atua bloqueando os efeitos da acetilcolina nos receptores muscarínicos e parassimpatolíticos. Dosagem recomendada é de 0,2 a 0,5 mg/kg dependendo da gravidade do caso. Administrar ¼ da dose via endovenosa e o restante intramuscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com