TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminações Nervosas-Fisiologia

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

Terminações Nervosas e Sensitivas

O sistema nervoso é o conjunto formado por ligações de nervos e órgãos do corpo, com a função de captar informações, e demais estímulos externos, assim como também responde-los, além de ser o responsável por comandar a execução de todos os movimentos do corpo, sejam eles voluntários ou involuntários. Esse sistema possui origem ectodérmica e é responsável por manter a zona de homeostase do animal, onde as funções metabólicas e celulares do animal ocorrem em sua máxima eficiência.

Todas as funções exercidas por esse sistema são realizadas por dois tipos de células, os neurônios e as células da glia. Os neurônios são responsáveis por conduzir, receber e transmitir os impulsos nervosos através do corpo, fazendo com que o corpo responda aos estímulos. As células da glia proporcionam suporte e nutrição aos neurônios.

O SN pode ser dividido em SNC e SNP. O SNC é dividido em encéfalo e medula espinhal, o encéfalo é composto pelo cérebro, que consiste de telencéfalo e diencéfalo, tronco encefálico que é composto pelo mesencéfalo, a ponte e o bulbo, e o cerebelo. Já o SNP é dividido em nervos, gânglios que são aglomerados de corpos de neurônios do SNP, e terminações nervosas. Os nervos são feixes de neurônios do SNP e eles podem ser cranianos ou espinhais. Os nervos cranianos podem ser sensitivos, motores ou viscerais.

O SNC se divide funcionalmente em córtex motor, córtex sensitivo e sistema límbico. O córtex motor é responsável por controlar, executar e planejar o movimento. O córtex sensitivo é responsável pelo controle das sensações, já o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos socias. O SNP é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo, sendo o SN somático responsável por conduzir o impulso nervoso do SNC aos músculos esqueléticos, sendo assim responsável pelos movimentos voluntários. O SN autônomo é responsável pelo controle dos órgãos, ele conduz os impulsos nervosos do SNC às células musculares lisas e a musculatura estriada cardíaca. Esse sistema é dividido em SN simpático, SN parassimpático e sistema entérico.

Ambas as subdivisões são estimuladas através das suas terminações sensitivas que são partes do SN encontradas por todo o corpo do animal e são responsáveis por fornecer informações sobre as sensações corporais, detectar e interpretar os estados dos ambientes internos e externos. Essas interpretações são detectadas pelos receptores espalhados pelo corpo, esses receptores são classificados de acordo com o tipo de estimulo que os ativam.

Esses receptores possuem suas propriedades gerais:

A maioria dos receptores respondem preferencial ou exclusivamente a certos estímulos, por exemplo um receptor pode responder a dor, mas não a temperatura. No entanto, alguns receptores são multimodais e podem responder a mais de um tipo de estimulo. Ex: toque e pressão forte. Os receptores multimodais geralmente têm um limiar baixo para um estimulo (toque) e um limiar mais alto para outro estímulo (pressão forte).

Os receptores possuem um campo receptivo definido ao qual respondem. O campo receptivo é a aérea do corpo servida pelo receptor, receptores com campo receptivos pequenos são encontrados tipicamente nas áreas mais sensíveis do corpo do animal, como a boca ou as orelhas, essas áreas são mais densamente inervadas. A combinação de campos receptivos pequenos e inervação densa permite ao animal localizar e discriminar melhor o estimulo.

Outra propriedade comum a maioria dos receptores é que a resposta do receptor esta relacionada com a força ou intensidade do estimulo. Parar desencadear uma resposta é preciso que um estimulo tenha intensidade suficiente para exceder o limiar absoluto do receptor, ou seja o ponto que ocorre a resposta. Em geral, o numero de potenciais de ação gerados aumenta proporcionalmente a intensidade do estimulo, até que seja alcançado um limite superior. Exemplo: quanto mais calor é aplicado a pele, maior é o número de impulsos gerados no termorreceptor e mais calor do estimulo é percebido.

Outra propriedade é a capacidade de adaptação do receptor. A maioria dos receptores respondem com maior vigor aos estímulos que mudam ou são introduzidos subitamente. De maneira semelhante,  uma tendência para a maioria dos receptores diminuir sua velocidade de produção do impulso, quando um estímulo persiste, o que é conhecido como adaptação do receptor, alguns receptores adaptam-se com rapidez, outros adaptam-se lentamente a estímulos persistentes. Ex: os receptores externos de pressão adaptam-se com rapidez e permitem que o animal permaneça confortavelmente em decúbito por períodos prolongados. Em contrapartida, muitos receptores de dor adaptam-se lentamente e dão informação contínua (ainda que desagradável) sobre o estado do tecido danificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (490 Kb)   docx (613 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com