TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE NÃO RUMINANTES

Por:   •  21/4/2022  •  Resenha  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS ITAPINA.

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS

BRENO SANTOS SOARES

        

PRODUÇÃO DE NÃO RUMINANTES

Colatina

2015

BRENO SANTOS SOARES[pic 1]

PRODUÇÃO DE NÃO RUMINANTES

Trabalho apresentado às exigências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, como parte das atividades do Curso Superior em Licenciatura em Ciências Agrícolas para obtenção da aprovação na disciplina de Produção de não ruminantes.

Orientador: Prof°. Asdubral

Colatina

2015

AVICULTURA DE POSTURA

PRODUÇÃO AUTOMATIZADA REDUZ MÃO-DE-OBRA E AUMENTA QUALIDADE EM SANTA MARIA DE JETIBÁ

Breno Santos Soares

   Na parte inicial do texto o autor busca esclarecer a modernidade eficaz da avicultura de postura com equipamentos de última geração, em Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado. Com essa nova tecnologia trouxe para a granja uma redução na mão de obra e o aumento da qualidade dos ovos.

   Segundo pesquisas realizadas pela Cooperativa Agrícola Centro Serrana- Coopeavi, cerca de 90% das granjas são automatizadas no município, tendo máquinas que recolhem ovos e esterco ou abastecem as gaiolas com água e ração, sem a necessidade de mão de obra humana.

   O uso dos equipamentos de última geração tem um investimento alto, porém os avicultores estão cada vez mais dispostos, considerando sempre o custo x benefício, e sendo o Espírito Santo um dos estados que mais produzem ovos da forma automatizada. Então, conclui-se que apesar do alto investimento, a tecnologia traz uma grande redução da mão de obra, diminuindo cerca de 50% da mesma, sendo assim eficaz para o desempenho da granja.

CACHOEIRO DE ITAPIMIRIM: O MAIOR POLO DE SUINOCULTURA DO ESPÍRITO SANTO

   Com o grande crescimento das granjas suinícolas, o autor destaca o município de Cachoeiro de Itapemirim como o maior polo de suinocultura do ES. Sendo em todo estado 38 suinocultores e oito abatedouros, seis dos quais estão localizados no Sul.

   No início dos anos 50 no Sul do ES, a maior concentração era e ainda continua sendo, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Venda Nova do Imigrante.

   Segundo o autor a atividade de suinocultura gera cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos, oferecendo ainda condições de acesso à renda para muitas famílias rurais. Porém, de acordo com o diretor, nos últimos anos houve uma queda no número de produtores devido ao alto custo da atividade, sendo que este fator trouxe preocupações para os produtores pois reduziu o número de produtores, mas o órgão responsável pelo setor já está trabalhando para oferecer maior possibilidade de consolidação do setor, com menos riscos de intempéries do mercado.

   Para garantir um melhor desempenho e com menos mão-de-obra humana, os produtores tiveram que investir em automatização e atender a critérios ambientais, sanitários e visar o bem estar animal. Apesar dos investimentos serem autos, mas trazem um melhor aperfeiçoamento para a granja, atendendo maior parte dos setores e com mais eficiência.

   Contudo, o escritor da revista trouxe informações importantes sobre as granjas, detalhando cada acontecimento no decorrer dos anos, apontado os pontos positivos e negativos. Embora o autor tenha repetido vários aspectos dentro do texto tornando-o repetitivo, mas trouxe o que é de mais importância que são os resultados da produção de toda à granja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com