TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido zoologia

Por:   •  26/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Mato Grosso/CUR

Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas

Curso: Zootecnia

Disciplina: Zoologia

Professora:

2º Estudo dirigido - Filo Arthropoda

1) Quais são as características gerais de um artrópode? R: São triblásticos, celomados, protostômicos, simetria bilateral, com o corpo segmentado, dividido: cabeça, tórax e abdome, possuem apêndices articulados e exoesqueleto cuticular: proteínas, lipídios, quitina e carbonato de cálcio, a cabeça com olhos e ocelos (perdidos em vários grupos), a principal cavidade do corpo é a hemocele, celoma reduzido a porções do sistema reprodutor e excretor, o crescimento é através de muda (ecdises).

2) Como é dividido o corpo dos aracnídeos? R: Cefalotórax e abdome.

3) Explique os prejuízos e benefícios que os aracnídeos podem apresentar para o homem. R: Os aracnídeos destacam-se para os seres humanos como animais perigosos e de importância médica/veterinária pela capacidade de transmitir doenças ou causar danos a plantações agrícolas (ácaros), e/ou pela ação do veneno de algumas espécies (aranhas e escorpiões).

4) Qual a principal diferença entre quilópodes (lacraia) e diplópodes (piolho-de-cobra). R: Quilópodes (lacraia) possuem pernas longas que saem lateral do corpo: corridas longas e rápidas, são predadores, alimentam-se de invertebrados menores e alguns pequenos vertebrados (Scolopendra), utilizam suas presas e injetam veneno produzido por glândulas. Diplópodes (piolho-de-cobra) possuem pernas curtas que se originam da região ventral do corpo: corridas lentas, mas movimentos são mais fortes, o que ajuda na escavação, movem sincronicamente os dois pares de pernas de cada diplosegmento, são detritívos, alimentam-se de material vegetas morto em decomposição, reciclam material vegetal, algumas poucas espécies são herbívoras, micófagos e carnívoras.

5) Diferencie morfologicamente um crustáceo de um inseto. R: Crustáceos são divididos por cefalotórax e abdome, possui respiração por brânquias, pseudotraquéias (isópodes) ou superfície corporal (área de cutícula fina) e excreção por glândulas antenais. Insetos são divididos por cabeça, tórax e abdome, possui respiração por traquéias e excreção por túbulos de malpighi: túbulos de fundo cego que se estendem para o centro da hemocele a partir da parede do trato digestivo.

6) Explique qual a relação entre o exoesqueleto e o processo de muda/ecdise que os artrópodes passam. R: A troca do exoesqueleto se denomina de muda/ecdise, ou seja, é o crescimento dos artrópodes.

7) Cite quais são os órgãos respiratórios e excretores dos aracnídeos, miriápodes, crustáceos e insetos. R: Os órgãos respiratórios dos aracnídeos: pulmões foliáceos e traquéias, miriápodes e insetos: traquéias, crustáceos: brânquias, pseudotraquéias (isópodes) ou superfície corporal (área de cutícula fina) e excretores dos aracnídeos, miriápodes e insetos: túbulos de malpighi: túbulos de fundo cego que se estendem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com