TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Julgamento canino

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]   UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA  [pic 2]

ESCOLA DE MEDICINA VERETINÁRIA E ZOOTECNIA

Julgamento Canino

Disciplina: Exterior e Julgamento dos Animais Domésticos

Docente: Robson Oliveira

Discente: Vinicius Monteiro de Carvalho

                          

        Em um julgamento canino deve-se ficar atendo ao regulamento de exposições e de campeonatos.

  • Art. 30 - Para fins de julgamento, os cães inscritos devem ser apresentados, separados em classes, a saber:

                   a) FILHOTE - para cães de 4 meses completos a 6 meses incompletos;
                  b) INICIANTE - para cães de 6 meses completos a 9 meses incompletos;

                   c) JOVEM - para cães de 9 meses completos a 12 meses incompletos;
                 d) JUNIOR - para cães de 12 meses completos a 24 meses incompletos, que ainda não
sejam Campeões.
                 e) ABERTA - para cães com mais de 09 meses que ainda não tenham título de 
Campeão devidamente homologado pela ACB.

  • Parágrafo 1º - Em cada classe os cães são julgados separadamente por sexo, devendo o Árbitro, terminado seu julgamento, indicar claramente a 1ª, a 2ª e a 3ª fêmea da classe e o 1º, o 2º e o 3º macho da classe.
  • Parágrafo 2º - O Árbitro poderá conceder tantos CAC quantos julgar necessário para machos e fêmeas, independente do número de cães em pista, ficando claro que não há a obrigatoriedade dessa concessão, uma vez que isso é critério do próprio Árbitro.
  • Art. 31 - Disputarão o MELHOR DA RAÇA E SEU RESERVA, todas as fêmeas e todos o machos que tenham sido escolhidos os primeiros de cada classe e todos os cães com títulos de Campeão, e superiores, já conquistados e homologados pela ACB.
  • Parágrafo 1º - No julgamento específico da Raça DACHSHUND o Árbitro reunirá todos os exemplares de Pelo Curto dos tamanhos anão, miniatura e standard e entre estes escolherá o MELHOR PELO CURTO, adotando procedimento idêntico para as variedades Pelo Longo e Pelo Duro, de modo que, para a disputa de MELHOR DO GRUPO, darão entrada em pista um exemplar de Pelo Curto, um exemplar de Pelo Longo e um exemplar de Pelo Duro.
  • Parágrafo 2º - Nas exposições especializadas de raça, o clube promotor poderá escolher e premiar o MELHOR DA RAÇA, após a disputa entre a Melhor Fêmea da Raça e o Melhor Macho da Raça.
  • Art. 32 – Após terem sido indicados os Melhores de Raça e os respectivos Reservas de Raça, os cães serão concentrados na pré-pista e chamados para apresentação e disputa do Melhor do Grupo.Tendo sido indicado o Melhor do Grupo, entrará de imediato o seu Reserva de Raça, para indicação do 2º. lugar de Grupo, cessando a partir daí a participação daquela raça na disputa do 3º e 4o. lugar do Grupo. É obrigatória a presença dos reservas na pré-pista, pois caso não estejam a postos, não mais será permitida sua entrada em pista.
  • Parágrafo 1º - Em caso de ausência por qualquer motivo do Melhor da Raça no momento do julgamento, o Reserva da Raça estará apto a substituí-lo sem restrições podendo assim participar da escolha do Melhor do Grupo e se for o caso do Melhor da Exposição.
  • Parágrafo 2º - As raças reconhecidas são reunidas nos seguintes grupos conforme anexo que passa a integrar este regulamento.

-1º GRUPO - CÃES DE CAÇA E TIRO
-2º GRUPO - CÃES "HOUNDS"
-3º GRUPO - CÃES DE GUARDA
-4º GRUPO - CÃES TERRIERS
-5º GRUPO - CÃES DE LUXO
-6º GRUPO - CÃES DE COMPANHIA
-7º GRUPO - CÃES DE TRABALHO

  • Parágrafo 1º - Os cães entrarão em pista para disputa do Grupo na ordem sequencial prevista neste artigo, podendo o Árbitro, para facilitar e agilizar sua atuação, alterar a ordem de seu julgamento.
  • Parágrafo 2º - Conhecidos os quatro colocados do Grupo, estes devem se postar junto às respectivas placas indicadoras, para serem premiados pelo Árbitro.
  • Art. 33 - Para a escolha dos FINALISTAS DA EXPOSIÇÃO, os Melhores de cada Grupo entrarão em pista de julgamento e os Reservas de Grupo devem permanecer na pré-Pista para uma eventual chamada.
  • Parágrafo único - Terminado o seu julgamento, o Árbitro indicará o MELHOR DA EXPOSIÇÃO (o Best-in-Show), entrando em seu lugar o Reserva do respectivo Grupo para a escolha do 2º LUGAR DA EXPOSIÇÃO (o Reserva de Best-in-Show). Assim, e sucessivamente, os demais classificados no Grupo sempre substituirão o seu antecessor na escolha dos quatro Melhores da Exposição.
  • Art. 34 - Nas exposições em que for programada a escolha do MINI BEST-IN-SHOW, esta deverá ocorrer antes da escolha de Melhores de Grupos.
  • Parágrafo 1º - Para a disputa de MINI BEST-IN-SHOW deverão entrar em pista todos os machos e fêmeas ganhadores das classes FILHOTE e INICIANTE de cada Raça, sendo, então, indicados pelo Árbitro, primeiramente, o escolhido como 4º lugar, seguindo-se as indicações dos 3º, do 2º e, finalmente, o Mini Best-In-Show.
  • Parágrafo 2º - Os clubes promotores ficam desde já autorizados a promover outras premiações especiais como, por exemplo, o Melhor da Cidade, o Melhor da Região, o Melhor Cão Visitante, o Handler Mirim, etc., mantida a obrigatoriedade de momento prevista no "caput" deste artigo.

O Árbitro julga por meio de um roteiro.  Os padrões oficiais das raças são elaborados pelas associações  de criadores e, também, seguem este roteiro.

  • Exame Preliminar

-1. Faltas Desqualificantes - neste quesito, o árbitro deverá verificar se o exemplar é ou não portador de faltas desqualificatórias comuns a todas as raças, tais como, cegueira, surdez, mutilações ou qualquer tipo de invalidez; atipicidade; machos que não apresentem um ou os dois testículos perfeitamente visíveis na bolsa escrotal; faltas desqualificantes textualmente descritas pelo padrão específico de cada raça, tais como: faltas dentárias, mordedura incorreta, altura, temperamento agressivo etc. e, finalmente, a utilização de artifícios químicos, físicos ou cirúrgicos com a intenção de alterar a aparência natural, em favor das características rácicas exigidas pelo padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (125.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com