TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoramento Genético Aves

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 6

                   FACULDADE DA AMAZÔNIA

   GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

EDER MONTEIRO

JHONATAN SECUNDO

REMERSON GOMES

WAGNER ROBERTO

MELHORAMENTO GENÉTICO DE FRANGO DE CORTE

VILHENA/RO

2015

EDER MONTEIRO

JHONATAN SECUNDO

REMERSON GOMES

WAGNER ROBERTO

MELHORAMENTO GENÉTICO DE FRANGO DE CORTE

Trabalho apresentado a Faculdade da Amazônia, como requisito obrigatório ao curso de agronomia para obtenção de nota parcial, na disciplina de Melhoramento Genético, do 5º período, ministrada pelo professor Marcos Mitsuo Sonohata.

        

VILHENA/RO

2015

INTRODUÇÃO

          Os métodos de produção de proteína animais dos dias atuais tendem á uma corrida produtiva para atender a demanda do consumo. Hoje é necessário produzir mais com o mínimo de tempo e gastos. Para que isto ocorra é de suma importância ter animais de boa conversão alimentar, com padrões de carcaças, percentagem de gorduras e carnes que atendam os mais variados gostos. Isto só acontece com o melhoramento genético, boa alimentação, mão de obra qualificada, manejos corretos e controle sanitário.    

          Na prática para se melhorar geneticamente as aves é feito o processo seletivo e o direcionamento dos acasalamentos. Esta prática tenta aumentar as combinações genéticas para alcançar a produtividade.  Isto se faz com interesse econômico, visando lucro para o avicultor, num plantel ou numa criação de aves.

           A seleção e os métodos de acasalamentos são as principais ferramentas para o melhoramento genético das aves. O melhoramento genético só pode ser alcançado se existir variabilidade genética nas características esperadas. Para se ter um melhoramento tem que ter dados do plantel e confiar nos dados genéticos. Tem que confiar nos efeitos genéticos, efeitos ambientais que determinam a variabilidade total observada nas aves e nos dados coletados.

         Para a seleção das aves que serão pais das próximas gerações, são sempre escolhidas as aves com melhores características a serem esperadas. No melhoramento não se recomenda seleção natural das aves, é sempre recomendado o manejo para uma seleção artificial controlada.

        O presente trabalho será sobre melhoramento genético de frango de corte. Este trabalho tende a relatar um pouco dos melhoramentos que são aplicados no Brasil. Detalharemos raças e linhagens para a criação de frangos de corte.

          O mercado nacional é determinado pelas restrições orçamentárias, em tempo de crises o consumo é maior de carnes mais baratas. Por isto o frango por ser de preços mais acessíveis tem maior consumo que as carnes mais caras.

           As técnicas de aprimoramentos, o uso de novos insumos e o melhoramento genético das aves tem um papel significante no custo da carne de frango. Isto fez com que o preço do frango caísse de R$ 4,50/kg para R$ 1,25/kg no período de duas décadas. Por isto o alto consumo da carne de frango no Brasil.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é mostrar através de analise literária a importância do melhoramento genético para frangos de cortes. Para se criar frango têm que produzir frangos com maiores ganhos de pesos, maior conversão alimentar e maior rendimento da carcaça no ambiente em que são criados. As empresas de reprodução e os criadores autônomos em geral separaram geneticamente as linhagens genéticas de animais para atender as características do consumidor final. Cada mercado consumidor tem suas exigências, uns gostam da carne macias, outros carnes mais firmes, outros carnes rústicas. O consumidor em geral quer suas vontades atendidas, o melhoramento genético esta ai para selecionar linhagens para atender os gostos deste consumidor.

Linhagens de frangos e galinhas caipiras.

           De acordo com Possamai as aves oriundas da Europa e da Ásia que chegaram ao Brasil nas caravelas durante o descobrimento do Brasil, foram se cruzando nos terreiros das propriedades e resultaram nos frangos e galinhas caipiras ou coloniais. Estas raças têm uma riqueza de alelos, resistência às agressões ambientais, resistências às doenças maiores que as aves comerciais especializadas.

           Segundo Zechinatto as principais raças caipiras são:

Carijó: Esta raça é americana que tem dupla aptidão, tem ótima produção de ovos e carnes;

Rhode: outra raça americana que tem excelente produtividade na postura e baixa aceitação de carne faz a postura de até 260 ovos por ano;

Label Rouge: raça francesa que tem característica relevante o pescoço pelado, apresenta poucas penas. Tem pouco tempo para abate por volta de 80 a 90 dias pós-eclosão do ovo e pesa aproximadamente 2200 gramas;

Índio: principal característica desta raça é a  rusticidade,  considerada excelente para  corte. Muito usado para rinha por ter comportamento agressivo;

Índio Gigante: característica principal comportamento manco, excelente para o corte e também como poedeira. Chega a medir 1 metro e pesar 4 kg.

CARACTERÍSTICAS DAS LINHAGENS CAIPIRAS

          São com alta variabilidade genética, rusticas devido às resistências a várias doenças, por sobrevivem a pasto não precisam estar em galpões nem de implementos especiais parara sobreviver.

         

LINHAGENS COMERCIAIS

            Segundo Figueiredo no mundo há mais de 300 raças puras. No entanto poucas têm expressões comerciais. A maioria serve apenas de banco genético para manter de diversidade genética aos cruzamentos híbridos modernos. As principais raças de frangos de corte são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (320.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com