TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cunicultura

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

TRABALHO DE MONOGÁSTRICOS

CUNICULTURA

                                       Palmas – TO, Agosto de 2017

[pic 2]

TRABALHO DE MONOGÁSTRICOS

CUNICULTURA

Trabalho realizado por Deylaine Jackeline Ribeiro Alves, como requisito avaliativo da disciplina de Monogástricos. Do curso de Agronegócio.

                                    Palmas – TO, Agosto de 2017

Sumário

 

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        ANATOMIA E FISIOLOGIA DIGESTIVA        4

3.        PRINCIPAIS ALIMENTOS        4

3.1        Proteína        5

3.2        Minerais        5

3.3        Vitaminas        6

3.4        Água        6

4        ALIMENTAÇÃO DE ACORDO COM SUAS FASES        6

5        COMPORTAMENTO DOS EQUINOS SOB PASTEJO        7

6        PRINCIPAIS DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS EM EQUINOS        9

7. CONCLUSÃO        10

BIBLIOGRAFIA        11



  1. INTRODUÇÃO

     O trabalho baseia-se no estudo da cunicultura, ramo da zootecnia que trata da criação racional e econômica do coelho doméstico. De acordo com os objetivos da criação, a cunicultura pode ser direcionada para a produção de carne, pele ou pelos.

A produção canícula também pode destinar-se à comercialização de coelhos como animais de companhia/de estimação. Tendo em conta a sua boa capacidade de socialização, os coelhos podem integrar-se à família e interagir com cães e gatos.

No mesmo será pontuado sobre a anatomia origem e domesticação do coelho, a cunicultura no Brasil, manejo da produção, instalações e equipamentos, manjo alimentar e manejo sanitário.

Os coelhos são animais dóceis, porém podem morder ou arranhar em razão da contenção incorreta. São susceptíveis ao estresse e assustam facilmente. Também são animais sensíveis ao calor preferindo temperaturas mais frias. É um animal fundamentalmente herbívoro e come a maioria dos tipos de grãos, verduras e pastos.

  1. ORIGEM E DOMESTICAÇÃO DOS COELHOS

Existem varias versões quanto a origem dos coelhos domésticos, sendo que alguns autores afirmam ser o sul da Espanha, outros retratam ser da Europa, Inglaterra e alguns diz ser da Austrália, porém torna-se muito controverso como pode-se observar na citação abaixo.

Segundo Couto (p. 93), O coelho é proveniente da Península Ibérica e do norte da África. O coelho caseiro tem sua origem a partir da domesticação e criação de coelhos silvestres na Idade Média, principalmente em mosteiros franceses. Constitui uma das mais importantes fontes de proteína animal para alimentação humana nos EUA e no continente europeu.

Quanto a sua domesticação alguns autores afirmam ter sido os Romanos os primeiros a descobrir que podiam manter os coelhos em gaiolas para o consumo da carne pelo exercito Romano.

Mas foi a partir da ciência que  fizeram novas combinações de genes onde criaram novas raças e fizeram alterações no comportamentos desses animais, tornando os mais dóceis (animais de estimação).

As modificações induzidas nesses animais estão baseadas em um complexo trabalho de acasalamentos direcionados, que visa a manter nos filhotes algumas características dos pais, eliminando comportamento ou alterações indesejáveis. COUTO (p. 93),

  1. A CUNICULTURA NO BRASIL

No Brasil, a cunicultura em 1957. O sucesso da cunicultura se traduz, não só pela sua rápida expansão em termos de volume e número de criadores, mas também pela melhoria do seu padrão zootécnico, com plantéis de alta seleção e rentabilidade. 

O Brasil é conhecido por seu grande potencial agrícola, devido às grandes extensões de terra favorecendo os vários tipos de culturas da atividade zootécnica, incluindo a cunicultura.

O Brasil tem grandes fatores positivos para a criação de coelhos, tendo um mercado potencial muito maior do que o atendido pela produção atual, tanto para peles quanto para seus subprodutos, eles tiveram uma boa aceitação ao clima e se reproduzem o ano inteiro diferente de outros países, entre outras vantagens.

Porém o consumo da carne do coelho no Brasil não e comum, sabendo que e uma boa alternativa de carne em relação à bovina, pois a mesma e considerada carne branca, macia e bem saborosa quando preparada.

No Brasil as criações de coelhos vêm aumentando de maneira rápida, dados indicam que o Brasil é responsável pela produção de aproximadamente 242 mil animais/ano. Um dos fatores que aqueceram esse setor do mercado é a boa remuneração paga pelo kg do animal (em frigorífico o preço praticado é de R$4,80/kg – cotação em abril de 2011), devido ao aumento na demanda e baixa na oferta do produto, quadro que eleva o lucro da atividade.

O Brasil esta tendo um grande avanço na produção de cunicultura PET, tendo como maiores produtores o estado de São Paulo e Rio Grande do Sul como podem observar as porcentagens no gráfico abaixo:

[pic 3]

  1. MANEJO DA PRODUÇÃO

 A chave para o sucesso de uma criação de coelhos é um bom manejo. Os coelhos são animais muito sensíveis, portanto e necessário alguns cuidados e técnicas que devem ser tomados no manuseio desses animais.

Nesse sentido, a seleção dos animais é de extrema importância para o sucesso da criação e deverão ter em mente a que ela se destina, já que o futuro criador terá como opções: produção de carne, venda de reprodutores, produção de pele, cobaias para laboratório, animais de estimação e, ainda, de maneira muito restrita no Brasil, produção de pelos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (191 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com