TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIZAÇÃO DA CUNICULTURA

Trabalho Escolar: CONTABILIZAÇÃO DA CUNICULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 9

Cunicultura é a parte da zootecnia especial que trata da criação de coelhos. Como atividade pecuária é o conjunto de procedimentos técnicos e práticos necessários à produção de carne, pele e pelos de coelhos ou criação do animal. Existem os coelhos selvagens ou do mato, e o coelho do mato, que é hoje encontrado em todas as granjas, e criações apresentam uma grande variedade de raças de coloração variada. A criação de coelhos é um bom negócio, pois há mercado consumidor tanto de carne como de peles e seus subprodutos.

A procura por carne de coelho aumentou significativamente nos últimos anos, devido ao seu valor nutricional, fornecendo quantidade maior de proteínas que carne bovina e aves, sabendo que todo coelho é produtor de carne, apenas a criação é feita de acordo com as modalidades necessárias para a sua exploração.

A carne de coelho representa um grande papel na economia agropecuária, a pele vem alcançando um preço compensador na confecção de casacos, estolas, golas, cobertas de cama, brinquedos, chinelos e muitos outros. Outra grande vantagem é o pequeno período de gestação, trinta dias e a sua precocidade, sendo possível obter vários partos por ano, o que permite um rápido giro de capital. Os coelhos também são utilizados em laboratórios, como cobaia para determinar a eficácia e efeitos colaterais de medicamentos, assim como na produção de vacinas, soros e estudos imunológicos.

O objetivo principal deste trabalho é demonstrar como a Contabilidade é importante nas atividades rurais.

O objetivo especifico, de relevância importante, é demonstrar como é contabilizado os custos na contabilidade rural especificamente na atividade de cunicultura.

O presente trabalho procurou responder a seguinte pergunta: Como a contabilidade de custos é aplicada na atividade zootécnica – cunicultura?

Como procedimento metodológico, foram adotados a pesquisa bibliográfica, consistindo numa revisão da literatura existente em livros, dissertações, artigos científicos e material sobre o assunto em sites na Internet.

2. EMPRESAS RURAIS

Segundo Marion (2012), empresas rurais são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas.

O campo de atividades das empresas rurais pode ser dividido em três grupos distintos:

• Produção vegetal – atividade agrícola;

• Produção animal – atividade zootécnica;

• Indústrias rurais – atividade agroindustrial.

2.1. Atividade Agrícola

Pode ser dividida em dois grandes grupos:

• Culturas hortílica e forrageira:

- cereais (feijão, soja, arroz, milho, trigo, aveia...);

- hortaliças (verduras, tomate, pimentão,...);

- tubérculos (batata, mandioca, cenoura,...)

- plantas oleaginosas (mamona, amendoim, menta,...);

- especiarias (cravo, canela,...);

- fibras (algodão, pinho,...);

- floricultura, forragens, plantas industriais...

• Arboricultura:

- florestamento (eucalipto, pinho...);

- pomares (manga, laranja, maçã...);

- vinhedos, olivais, seringais etc.

2.1. Atividade Zootécnica

• Apicultura (criação de abelhas);

• Avicultura (criação de aves);

• Cunicultura (criação de coelhos);

• Pecuária (criação de gado);

• Piscicultura (criação de peixes);

• Ranicultura (criação de rãs);

• Sericicultura (criação do bicho-da-seda);

• Outros pequenos animais.

Pecuária é a arte de criar e tratar gado.

Gados “são animais geralmente criados no campo, para serviços de lavoura, para consumo doméstico ou para fins industriais e comerciais”. Como exemplos de gado podem-se citar: bovinos, suínos, caprinos, equinos, ovinos, muares etc.

Entre os tipos de gado prevalece o bovino, também chamado gado vacum.

2.2. Atividade agroindustrial

• Beneficiamento do produto agrícola (arroz, café, milho);

• Transformação de produtos zootécnicos (mel, laticínios, casulos de seda);

• Transformação de produtos agrícolas (cana-de-açúcar em álcool e aguardente; soja em óleo; uvas em vinho e vinagre; moagem de trigo e milho).

3. CUNICULTURA

3.1. Conceito

A cunicultura é o ramo da zootecnia que trata da criação racional e econômica do coelho doméstico, ela pode ser direcionada para a produção de carne, pelos ou peles.

3.2. Origem do Coelho

Segundo a maioria dos autores a península ibérica é assinalada como o lugar de origem dos coelhos, mas são poucas as informações do coelho na pré-história. Na Ásia apareceram os primeiros vestígios, então se acredita que partindo daí tenha emigrado para a Europa, onde foram encontrados fósseis dessa espécie nas escavações geológicas da bacia do Mediterrâneo.

3.3. Cunicultura no cenário Mundial

O coelho passou a fazer parte da dieta humana há mais de 2.000 anos. A França atualmente é o país que mais consome coelho no mundo.

Conta a História que os monges espanhóis foram os pioneiros a domesticar coelhos, durante a Idade Média. Eles retiravam os animais dos túneis cavados na terra e os abrigavam nos mosteiros. Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com