TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cunicultura

Trabalho Escolar: Cunicultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA

CURSO: SUPERIOR EM AGROECOLOGIA

PESQUISA REALIZADA NA UEP

CUNICULTURA

Planaltina-DF

2014

INTRODUÇÃO

A pesquisa realizada na UEP Cunicultura teve como principal objetivo, avaliar as condições básicas necessárias, para garantir o bem-estar dos animais. Para a realização deste trabalho observamos e analisamos os seguintes quesitos:

Animais- raça, sexo e quantidade de animais por gaiola

Instalações- como surgiu, material utilizado na construção do galpão, capacidade para quantas gaiolas, com que finalidade criou essa UEP, formato de construção;

Alimentação- qual tipo de alimento os animais consomem e qual o objetivo (engorda, manutenção), quantidade de alimento por dia para cada animal e alimentos complementares;

Saúde, medicamentos e limpeza- se os animais recebem vacina, se são medicados quando doentes, se tem remédio disponível no caso de emergência, onde são guardados os medicamentos, o que é feito com animais que apresentam problemas genéticos, como, quando e com que é feita a limpeza no local.

Por fim, será apresentada uma tabela com o resultado da avaliação correspondente a pesquisa e a conclusão que responde a seguinte pergunta: O que é melhor para os coelhos, viverem em cativeiro ou soltos na natureza?

Animais

Os animais presentes na cunicultura vivem confinados em gaiolas de ferro, disponível a eles água em bebedouros e alimento, na UEP há um total de dezenove coelhos, onde quinze são fêmeas e quatro são machos de diferentes raças, como mostra a tabela abaixo:

RAÇA FÊMEA MACHO TOTAL

N.Z branco 9 1 10

Gigante de Flandres 1 0 1

Borboleta 1 1 2

Mini Lop 2 1 3

Califórnia 1 0 1

Len Head 1 0 1

Lion Head 0 1 1

Por viverem em cativeiro, os animais não tem espaço para expressar seu comportamento natural, que é cavar o chão, correr, pular, e isso acarreta no nível alto de estresse, além disso, eles são praticamente esquecidos no quesito cuidado, pois alguns coelhos apresentaram unhas bastante grandes, que por não terem sido aparadas, ocasionaram em machucados nos dedos.

Instalações

A cunicultura foi construída com a finalidade de atender aos estagiários de agropecuária e aos funcionários que trabalham na ala das UEPs. Há dois anos era somente um galpão de guardar ferramentas, e os coelhos que existem hoje por lá, viviam soltos em outro galpão atrás do atual. Uma vez que os coelhos eram criados soltos e o chão era de piso, acumulava muita sujeira, como fezes e urina dos animais, provocando mau cheiro, dificultando a limpeza do local e incomodo para os animais. Com isso foram criadas gaiolas suspensas, que ajudam a separar os coelhos de seus estercos, onde estes caem dentro de um buraco forrado com areia e pedra brita, assim evitando o odor. Além disso, o cativeiro foi construído de alvenaria e coberto com telhas de amianto e de maneira que o sol não chegue diretamente aos animais durante todo o dia, pois foram colocada telas de arames dos lados para manter temperatura e iluminação agradável. Apesar da construção do galpão ser considerada em alguns pontos adequada aos coelhos, ainda falta muito que fazer para que esses animais tenham o bem-estar.

Alimentação

Os coelhos recebem cerca de 50 a 80g de ração por dia, ou seja, só para a manutenção destes, é colocada pela manhã e a sobra é descartada durante a noite, para não atrair outros tipos de roedores (ratos). O alimento costuma ser peneirado e guardado dentro de uma balde grande com tampa, para evitar contaminações e a perda de seus nutrientes. Além da ração os animais recebem uma alimentação complementar que são alface, cenoura, capim, rami, entre outros.

Saúde, medicamentos e limpeza

Os coelhos não são vacinados com freqüência, como ocorre com os outros animais (bovinos, eqüinos), a não ser com o aparecimento de alguma epidemia. Enquanto aos animais que apresentarem algum sintoma anormal, como diarréia, estes não são isolados dos demais, porém são tratados com medicamentos ou a base de plantas medicinais (confrei, capim santo). E no caso de animais que nascem com problemas genéticos é realizada a prática de eutanásia, já as matrizes quando tem seus láparos acomodam-nos, dentro de caixas de madeiras que são colocadas dentro das gaiolas para ajudar no conforto térmico dos mesmos. São disponibilizados medicamentos para tratamento dos animais, porém são armazenados de forma incorreta, dentro de caixas de papelão que são guardadas dentro de um pequeno quartinho, que também serve de armazenamento de materiais de limpeza e até veneno para ratos. Já a limpeza é realizada quinzenalmente, onde se lava o chão com desinfetante e limpa as gaiolas com fogo, que serve para retirar os pelos e queimar algum parasita no local.

Tabela de avaliação do bem-estar animal

LIBERDADE RUIM BOM

NUTRIÇÃO X

DOR/LESÃO/ENFERM. X

MEDO X

ESTRESSE X

FOME/SEDE X

COMPORT. NATURAL X

CONFORTTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com