TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Orientado Histologia

Por:   •  26/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.283 Palavras (14 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 14

Estudo Orientado 2

Tecido Epitelial de Revestimento

  1. Explique os seguintes termos em epitélios: polarização, nutrição, regeneração, especializações e cristas epiteliais

        

A polarização ocorre devido a diferença na composição da membrana plasmática e na disposição das organelas presentes na célula, criando domínios de distinção entre elas que podem ser classificadas como:

  • Domínio apical: encontra-se voltada para a supercie da célula, onde há a presença de cílios, microvilosidades e estereocílios.
  • Domínio basal: região que está voltada para o tecido conjuntivo e exibe na sua composição hemidesmossomo (faz a ligação entre o epitélio e o conjuntivo) e as pregas basais (especialização da membrana plasmática que transporta íons).
  • Domínio lateral: superfície que se encontra nas bordas laterais da célula, exibindo estruturas como a zona de oclusão, a zona de adesão, o desmossomos, o gap e as interdigitações.

No que se refere a nutrição do epitélio, pode-se dizer que ela é realizada pelo tecido conjuntivo, onde a lâmina basal e o tecido epitelial se encontram apoiadas.

Quanto a regeneração, é possível afirmar que o tecido epitelial se recompõe rapidamente. Quando há apenas uma camada de célula, ele se regenera através do processo de mitose, enquanto que em situações onde há mais de uma camada de célula, as mitoses acontecem na camada basal ou germinativa, mais próxima ao tecido conjuntivo, sendo que a descamação se inicia na parte mais externa, fazendo com que a camada adjacente ocupe o lugar daquela obstruída.

As especializações do tecido epitelial podem ser divididas em duas grandes classificações que se diferenciam quanto a superfície celular. Na supercie apical está presente: as microvilosidades (projeções da região apical que aumentam a superfície de absorção; os estereocilios (microvilos longos, ramificados e imóveis); e os cílios (invaginações da membrana sustentadas por uma organização de microtúbulos que promovem sua movimentação. Já na superfície basolateral, a única especialização encontrada são as interdigitações (invaginações das superfícies basal e laterais de duas células adjacentes).

As cristas epiteliais são projeções do epitélio voltadas para o tecido conjuntivo. Essas projeções só ocorrem em epitélios com várias camadas de células e em epitélios sujeitos a atritos. Sua principal função é fixar o epitélio ao conjuntivo, isto é, quanto mais o epitélio estiver sujeito a atrito, mais cristas ele terá, e mais profundas elas serão, para que haja uma melhor fixação desse tecido.

2. De que maneiras podem-se classificar epitélios de revestimento? Dê exemplos

Os epiteliais de revestimento podem ser classificados quanto a forma das células e o número de camadas dispostas. Quando a largura e o comprimento da célula são maiores que a altura ela é definida como pavimentosa; já quando a altura é igual a largura e o comprimento, ela é nomeada de cúbica; e quando a altura é maior que a largura e o comprimento, está é classificada como prismática. Do mesmo modo, se a célula analisada tiver somente uma camada de células o epitélio é tido como simples, e caso haja mais de uma, ela será estratificada. Existem também casos especiais como as pseudoestratificadas, que se refere as situações nas quais todas as células apoiam-se na lâmina basal, mas possuem diferentes tamanhos, estando os núcleos alocados em alturas distintas, dando, assim, a impressão de um epitélio estratificado. Além das classificações supracitadas, o tecido epitelial pode também ser nomeado como epitélio de transição quando q forma das células e o número de camadas visíveis variam conforme a contração ou relaxamento do órgão onde o epitélio está localizado, um exemplo disso é a bexiga, que, ao ser distendida, apresenta células mais achatadas e quando está relaxado o mesmo se transforma, obtendo um formato mais cuboide.

3. Faça a distinção entre vilosidade, microvilosidade e borda estriada

Vilosidade é uma sinuosidade epitelial que amplifica a área de contato na superfície da célula, presente apenas no intestino delgado, e desempenha a função de aumentar a absorção de nutrientes. Pode ser entendido como a junção entre o tecido conjuntivo e o epitélio.

Microvilosidades são projeções da superfície apical da célula vistas através do microscópio eletrônico, que tem como finalidade aumentar a superfície de contato, no intuito de facilitar a absorção.

Borda estriada corresponde a mesma região das microvilosidades, porém vista do microscópio optico seu formato fica mais retilíneo, sendo identificado apenas como uma faixa mais corada.

4. Faça a distinção entre cílios e esteriocílios

Esteriocílios são projeções imóveis da membrana para fora da célula. Podem ser entendidas como microvilosidades longas e estratificadas que ficam fixas na superfície apical da estrutura celular. Elas possuem filamentos de actina no seu interior e podem apresentar uma forma ramificada. Suas principais funções são aumentar a superfície de absorção ou atuar como receptores sensoriais, como é o caso das células da orelha interna.

Enquanto os cílios são compreendidos como saliências que surgem da superfície apical da célula. Estes possuem um citoesqueleto e várias caudas formadas por microtúbulos, que permitem a execução de movimentos, o deslocamento e o transporte de materiais na superfície das células, como por exemplo na traqueia.

5. Defina lâmina basal e membrana basal

Lâmina basal é uma camada de glicoproteína e proteoglicana secretada pelas células epiteliais, que se encontra localizada na base do tecido. Em associação com a lâmina é encontrado fibras reticulares secretadas pelo tecido conjuntivo. A junção entre a lâmina basal e a lâmina reticular forma a superfície nomeada de membrana basal.

A lâmina e a membrana basal são de grande relevância para a arquitetura do tecido, uma vez que servem como estrutura de adesão entre o tecido epitelial e o conjuntivo, funcionando como uma espécie de filtro que intercepta e controla a passagem de substancias.

Glândulas Exócrinas, Endócrinas e Sistema Endócrino

1. De que maneiras podem-se classificar as glândulas exócrinas quanto:

a) ducto: pode ser classificado como simples (Ex.: glândula do esôfago) , quando não há ramificação, e composto, quando o ducto é ramificado (Ex.:glândula parótida)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com